USE O TEMPO A SEU FAVOR!

FATOR TEMPO: LIMPE O SEU DIA!

 

Quanto mais tempo você dedicar pra sua preparação, mais estará aumentando suas chances de aprovação no concurso. Então, comece pensando no seu TEMPO DIÁRIO. Quanto tempo você possui para estudar?

 

Muita gente se preocupa com a pergunta: quanto tempo preciso estudar por dia para ser aprovado(a)? Quando, na verdade, a pergunta correta poderia ser: quanto tempo máximo do meu dia eu tenho condições de reservar para meu estudo?

 

Porque: É O SEU TEMPO MÁXIMO DIÁRIO QUE VOCÊ DEVE ESTUDAR! E ninguém além de você mesmo(a) pode ter essa resposta! Veja 5 dicas que usei:

 

1º – Comece a botar sua caixola pra funcionar e liste suas atividades diárias, semanais, habituais, esporádicas, eventuais, obrigatórias, previstas e imprevistas, enfim… Liste tudo o que vier à mente!

2º – Tente fazer uma separação para descobrir quais atividades realmente são importantes / obrigatórias / imprescindíveis mesmo! E quais são aquelas menos importantes, e por que não dizer: desnecessárias para seu período de estudos, ou seja, aquelas que você conseguirá sobreviver sem elas até ser aprovado(a)! Depois da aprovação, você terá todo tempo do mundo para voltar a fazê-las!

3º – Através dessa LIMPEZA NAS SUAS ATIVIDADES sobrará mais tempo para você se dedicar ao concurso. Algumas dessas atividades mais banais que você deve limpar poderiam, inclusive, atrapalhar sua preparação. Então, não perca tempo com elas: descarte-as! Passe a pensar em coisas práticas, evite se envolver com eventos que demandem muito do seu tempo.

4º – Agora, veja qual a média de horas que lhe restou para estudar e tenha essa média sempre como META de estudo. Tente fazer com que ela realmente seja cumprida e, quando possível, sempre com horas a mais, nunca a menos.

5º – Fazer o acompanhamento dessa meta também é muito importante. Ao fim do dia, você poderá ser seu próprio fiscal e dizer “beleza, cumpri meu tempo de estudo!” ou… Caso tenha ficado displicente com o tempo, deverá se policiar para que no dia seguinte não se permita falhar.

 

UM POUQUINHO SOBRE MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL:

 

Ainda sobre o FATOR TEMPO, compartilharei alguns exemplos pessoais de LIMPEZA DE ATIVIDADES que pratiquei.

– Caso tenha interesse, prossiga com a leitura.

– Caso não tenha o menor interesse, sem problemas: vá estudar! Rsrsrss

 

1 – Logo no 1° mês de estudo, uma das mudanças que tive de fazer foi: deixar de assistir novelas! É isso mesmo, é a maior perda de tempo, a maior besteira, mais eu gostava, ora!… E não tenho vergonha de dizer: assistia meesmo! Fazia um cursinho preparatório à noite 3x por semana e nas outras noites, ficava grudada na TV. Isso se chama “vício”! O fato é que era muuuito chato ouvir meu esposo dizer “seus concorrentes não assistem novelas!” ou, na noite seguinte, “enquanto vc tá assistindo, a galera tá estudando!”. Ai, isso me irritava! Mas dizem que a raiva muitas vezes desperta uma força interior que você pode utilizá-la de forma positiva. Então, uma bela noite, tirei a TV da tomada e escondi num armário que a gente não utiliza! Pronto, FIM DO DILEMA! Não existe mais TV nessa casa! No começo, até tive algumas crises de abstinência (queria ler o resumo na net), mas consegui superar!!! Na época foi: Adeus, Cordel Encantado! Rsrsrss

 

2 – Outra mudança foi: deixe a vaidade de lado! Sobreviva sem ela até ser aprovado(a) num concurso! Para os homens, isso é besteirol, mas para as mulheres, isso é fundamental! Fazer unha, depilação, escovinha, hidratação, limpeza facial, pintar cabelo… Seja lá o que for, a mulherada perde muito tempo com isso! Fora o tempo de espera para ser atendida! Aí alguém deve pensar: há, mais dá pra estudar enquanto vc não é atendida! Com aquele barulho todo de secador ao redor?! E aquele monte de revistas de fofocas olhando pra você?! Não tem concentração que te faça aprender nada! Então, você pensa: Caraca, quer dizer que terei de virar a mulher das cavernas ou então a Xena, a rainha das selvas?! Calma! Não precisa ser tão radical, dá pra manter “alguns” desses “itens de sobrevivência feminina”, mas não precisa ser com tanta periodicidade! Deixe pra fazer o menos possível, na verdade, deixe pra ir ao salão só se tiver um evento muito importante, e… Como a pessoa que estuda pra concurso deixa de ter vida social ativa, você não terá eventos pra ir! Logo, também não terá salão! Vá estudar!

 

Dica somente para as mulheres (homens, pulem p/ o próximo parágrafo!):

1 – Unhas: nada de cor da moda toda semana. Serra e deixa só com base: coisa básica! Assim, você não se preocupa se a cor tá saindo ou não e nem perde tempo! Cutículas? Esqueça isso! Você vai passar a roer as unhas e as benditas cutículas e, quando tiver perto da prova, você rói até os dedos!

2 – Cabelo: não dá pra ter tudo na vida! Você quer um cabelo bonito ou quer passar num concurso??? Então, faz um rabo-de-cavalo aí e esqueça que ele existe! Depois que você for uma mulher aprovada, você poderá ter até o cabelo da Grazi Massafera!

3 – Cuidar do corpinho, do rostinho, da maquiagem, atualizar o guarda-roupa, sonhar com sapato e sandália? Esqueça, delete! Isso não te pertence mais!!! Depois da prova, você faz a festa e compra tudo que tem direito!

 

Dica para todos:

4 – Festinhas, aniversários, passeios, saidinhas básicas: marque seu status como OFF pra tudo isso! Se a sua família e seus amigos (os amigos de verdade) gostam de você e querem vê-lo(a) realizando seu grande sonho, então, eles precisarão entender! Cumpra sua meta: foco no estudo! E explique pra eles que tudo na vida passa, depois da aprovação, sua vida voltará ao normal!

5 – Pai, Mãe, Marido, Esposa, Noivo(a), Namorado(a), Filhos(as): essas pessoinhas queridas NÃO precisam ficar de fora desse seu momento! Motivo: eles serão os pilares da sua força de estudo! E para que isso aconteça, trabalhe a cabeça deles para que eles compreendam e apóiem o momento de esforço da sua preparação.

 

Nota Importante:

Raízes… Mesmo estando longe da minha família, toda semana me permitia ligar pra minha mãe e falar horas com ela e meus irmãos… E esse era um tempo que eu não perdia, e sim ganhava: vontade de estudar mais e vê-los orgulhosos de mim!

Amor… Meu esposo foi minha base… Esteve sempre presente: saía pra comprar livros comigo, pesquisava sites pra me ajudar, ajudou até a memorizar os chatos “falsos amigos de espanhol”, fazia perguntas capciosas de geografia, me ouvia contar os capítulos de história horas a fio, entendia que a casa estava desarrumada e a louça suja porque eu tava estudando (kkk) e o principal: me dava ânimo nos dias de stress, quando eu pensava “pôxa, só 2 vagas”… Dizia: não pense em concorrência, pense no seu esforço! Nunca me deixou pensar que eu não era capaz! “Pra todas as coisas existem Mastercard, mas ter alguém que acredite no seu potencial: não tem preço!”.

 

Um abraço,

Kelly.

Uma opinião sobre “USE O TEMPO A SEU FAVOR!”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!