Tudo bom pessoal do Rumo à ESFCEX?
Estou de volta para mais um POST, devido a uma solicitação do Bruno Lopes, que não está entendendo como se faz uma das questões do ano de 2012.
O cálculo muito parecido com a questão 18 de 2007 que eu já postei aqui no site, veja lá também!
Bom vamos lá.
A questão é essa
Questão 65 de 2012
Com relação à biblioteca de boas práticas na oferta de serviços de tecnologia da informação denominada ITIL (Information Technology Infrastructure Library), suponha que um determinado serviço foi contratado e apresentou uma disponibilidade de funcionamento de 90%. Sabendo que o seu tempo de downtime foi de apenas 2 horas, o quantitativo de horas acordadas do serviço seria
(A) 1,8 horas. (B) 2,2 horas. (C) 10 horas. (D) 20 horas. (E) 45 horas.
Bom pessoal, vejo a resolução de duas fomas:
1ª → Juntando as variáveis, temos:
90 % de serviço em UPTIME (serviço funcionando) e sabemos que o tempo de DOWNTIME (serviço fora do ar) 2 horas
Bom se ele ficou fora do ar por 2 horas, esses são os 10% que estão faltando para completar os 100% de fornecimento de serviço, então é só fazer a seguinte regra de três:
10% – 2 horas
90% – x horas
10x = 180
x= 18 horas em UPTIME + 2 horas fora do ar = 20 horas
Pois, preste atenção que a pergunta é: O quantitativo de horas ACORDADAS DO SERVIÇO e na questão só foi dito que um tempo ele ficou funcionando e um tempo ele ficou parado.
2ª → Dá pra fazer com a fórmula da disponibilidade do ITIL também, veja:
DISPONIBILIDADE = TEMPO ACORDADO
(TEMPO ACORDADO + DOWNTIME)
Passar os 90% para decimal, com vistas a ir à fórmula e fica 0,90 daí é só fazer:
0,90 = TEMPO ACORDADO → 0,90 TEMPO ACORDADO + 1,80 = TEMPO ACORDADO
(TEMPO ACORDADO + 2)
0,10 TEMPO ACORDADO = 1,80 (X 10) = TEMPO ACORDADO =
18 HORAS + 2 DE DOWNTIME = 20 HORAS QUE FORAM ACORDADAS, LETRA D
ESPERO TER AJUDADO!
SE ALGUÉM PODER CONTRIBUI COM ALGUMA OUTRA FORMA, ESTEJA À DISPOSIÇÃO.
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