Fase: Compra do Fardamento

Olá a todos!!!

 

Essa nova postagem é para dividir com vocês, leitores, um pouquinho sobre uma fase muito gostosa pela qual o candidato aprovado passa: a compra do fardamento para ingressar no CFO!

 

 

De início, a EsFCEx exige 02 uniformes básicos, os quais são informados aos candidatos através da “carta ao candidato convocado”. Na data de início do CFO, todos os alunos deverão estar de posse desses uniformes iniciais, que são:

– Uniforme de treinamento físico militar (TFM), que é chamado de 5º A e 5º C.

– Uniforme de instrução, que é que é chamado de 4º A1 (popularmente conhecido como uniforme de combate, camuflado, gandola, etc).

 

 

A carta de orientação cita todas as peças que compõem os uniformes. Contudo, para não correr o risco do candidato CIVIL errar na compra dos fardamentos, é interessante conhecer o Regulamento de Uniforme do Exercito – RUE. Afinal, essa é uma fase que, apesar de muito agradável, exige bastante atenção por parte dos candidatos, pois estamos comprando os uniformes que irão nos acompanhar durante muito tempo!

 

 

Os uniformes militares são comercializados por lojas em todas as cidades. Porém, é responsabilidade do aluno observar a qualidade dos itens e a padronização prevista no RUE (guardem essa sigla), porque serão realizadas revistas desses uniformes por parte da Escola. Logo, para não errar na compra, tem que conhecer aquilo que se está comprando.

 

 

Além disso, durante a 1ª semana do CFO, que é chamada de “semana administrativa” e também conhecida como “semana zero”, o aluno precisará usar o seguinte traje: “calça jeans na cor azul escuro; camiseta manga curta de malha branca (sem inscrições); cinto preto; tênis adequado para corrida, na cor preta com cadarço (sem detalhes coloridos) e meias brancas”. É como se fosse a semana de traje “civil” para, após matriculado, poder começar a usar a farda militar.

 

 

Todo o fardamento é custeado pelo próprio aluno, então, é necessário desembolsar uma boa grana nessa fase… Os fardamentos custam caro (R$) e são compostos de inúmeros pequenos detalhes. Posteriormente, quando do recebimento do 1º salário (a hora feliz!), o aluno receberá o ressarcimento pelas fardas. Ah… Vale ressaltar que (como sempre) as mulheres gastam bem mais durante a compra do fardamento! rsrss Os detalhes femininos sempre falando mais alto: acessórios de cabelo, meia-calça, uniforme de TFM com mais peças que o masculino, etc.

 

 

Nas fotos estão as 2 lojinhas onde consegui fazer a compra dos meus uniformes: Casa do Militar (em Recife) e MK-2 (em Fortaleza). Como tenho familiares nessas 2 cidades, pude comparar melhor os preços em ambas. Inclusive, na MK-2 o vendedor entedia tudo sobre o RUE, adorei! A partir de agora, após iniciar o CFO, a compra dos próximos uniformes que nos serão exigidos será realizada no próprio bazar militar que funciona dentro da EsFCEx. E em Salvador, como o custo de vida é bem maior, consequentemente, os uniformes também serão mais caros.

 

 

Bem, para vocês que estão na caminhada em busca da aprovação, essa foi uma pequena atualização para deixá-los a par dos momentos vividos como candidato(a) aprovado(a). Afinal, em breve, serão vocês que estarão vivenciando essa fase!!!

 

“E por hoje é só, pessoal…”

Um abraço a todos e muita FÉ na caminhada!

Kelly

17 opiniões sobre “Fase: Compra do Fardamento”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!