A EsFCEx

EsFCEx, Escola de Formação Complementar do Exército, antiga EsAEx, é uma escola de formação de oficiais de carreira do Exército Brasileiro.

Criada em 1988, na cidade de Salvador-BA, tem como missão formar oficiais que realizarão atividades de apoio e acessória em diversas áreas do conhecimento como: direito, informática, contabilidade, administração, magistério, farmácia, enfermagem, dentre outros. Os aspirantes ao posto de 1º Ten Aluno da EsFCEx, já devem possuir formação de nível superior reconhecida pelo MEC e ter menos de 37 anos de idade.

A formação realizada nesta instituição é de enquadramento do tenente aluno a realidade militar, orientação essa que o auxiliará a desempenhar suas atividades.Ou seja, diferentemente da EsPCEx/AMAN e IME que formam militares combatentes(Infantes, intendentes, artilheiros, etc…) e Engenheiros com formação específica com duração de 5 anos, a EsFCex recebe profissionais já formados do mercado e os lapida para torná-los militares.

A formação tem duração de 9 meses e visa doutrinar o aluno à realidade do Exército, construindo uma base sólida para auxiliar o novo militar a desempenhar as atividades de suas especialidades nos quarteis.

O curso é dividido em duas vertentes, a primeira são as instruções militares(ordem unida, estudo de armamentos, tiros, regulamentos internos, etc…) , a outra vertente, são as disciplinas das áreas específicas de formação dos alunos, essa vertente visa dar oportunidade aos alunos de ampliar seus conhecimentos nas suas especialidades, bem como, oportunizar o aluno a entender em que contexto seu trabalho será aplicado dentro da força.

Da junção dessas duas vertentes resulta o oficial QCO(Quadro Complementar de Oficiais), que após o término do curso deixa de ser aluno e entra definitivamente para o quadro de oficiais de carreira do Exército.

Como durante o curso são produzidos diversos trabalhos acadêmicos/científicos pelos alunos, também é conferido ao concludente o título de pós-graduado em “Ciências Militares”.

O Exército, durante o curso, fornece ao aluno alimentação, alojamento e salário compatíveis com o posto de primeiro-tenente.

A carreira do oficial do Quadro Complementar está estruturada desde o posto inicial de 1º tenente até o posto de Coronel.

386 opiniões sobre “A EsFCEx”

  1. boa tarde!
    gostaria de saber quais são os cursos de graduação , que são compatíveis para cursar EsFCEx ?
    faço licenciatura em geografia posso fazer? outra cursos de licenciatura tmb pode ?

  2. olá Emmanuel…
    Lendo as experiencias de 2011 e 2012, entendi que os alunos de todas as áreas começam juntos, tendo as disciplinas comuns. Depois são separados para instruções de suas áreas específicas. É isso mesmo? Se for, em que momento do curso isso acontece?

  3. Boa tarde Emanuel ,
    Tenho dúvidas de como ingressar. Pois tenho um amigo que esta pra se formar em Administração porém é casado e meu irmão que já é formado em Matemática que esta noivo. Ambos tem idades inferiores a 37 anos.
    1ª) Tem problema o estado civil?
    2ª) Como eles devem proceder?
    3ª) Pelo o que entendi o curso tem duração de 9 meses? E depois?

    Grata pela atenção

    1. Olá, Fabrícia,
      1. Casado pode, sim.
      2. Ir para Salvador fazer o curso.
      3. Depois do curso, o militar começa a trabalhar na sua especialidade no quartel que escolheu.
      Recomendo explorar o Site e o Fórum, principalmente, a aba “EsFCEx”.

      Bons estudos!

  4. Olá Emanuel, participei este ano pela primeira vez do concurso para Esfcex, porém encontrei dificuldade para encontrar material de estudo para a prova de conhecimentos gerais. Quais livros e/ou apostilas vc mais indicaria dentro da bibliografia? Quanto aos resultados dos candidatos não serem divulgados, isso não compromete a credibilidade do concurso?? Obrigada! Parabéns pelo site! Aline

  5. Emanuel, se você tiver tempo, e achar interessante, cria uma página para falar um pouco sobre as medalhas oficias… Ao menos sobre essas que vários colegas seus do curso carregam…

  6. Bom dia Emanuel.
    Queria saber sobre a prova do concurso para farmacêuticos. Li no seu site um depoimento de uma farmacêutica que diz que na prova cai: conhecimentos gerais de farmácia e língua estrangeira, e na específica, conhecimentos específicos da área de interesse (bioquímica ou industrial). Vc pode me explicar melhor?
    Obrigada!

  7. Olá,
    A EsFCEx forma o Oficial de “Carreira” ou “Temporário”?
    No seu artigo consta sim oficial de “Carreira”, mas ouvi dizer que a formação do QCO é temporário, ou seja, 8 anos. Oque está correto?
    Aguardo,
    att. Willian

    1. Oi João,
      a data da cerimonia de encerramento do curso de 2013 só será conhecida pelos alunos no inicio do curso.
      Os portões da EsFCEx são abertos ao público nas cerimonias de entrada(março) e encerramento(fim de novembro ou início de dezembro).

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  8. Ouvi falar que nem todos os cursos são aptos as vagas… Por exemplo, eu sou formado em Eng. da Computação, e com isso tenho que verificar se no ano do concurso as vagas de informática são aptas ao meu curso… Isso existe de fato?

  9. Saudações! Bom, gostaria de saber se este concurso abre todo ano e, geralmente, o período, ainda que aproximado, da abertura das inscrições. Em 2013 terá concurso para ingresso na Esfcex? Muito obrigado!

  10. Bom dia.

    Gostaria de saber sobre estabilidade e movimentação dos oficiais oriundos da ESFCEX. voce pode me informar o interstício visto que também posso fazer o concurso interno aqui na MB e derrepente o interstício aqui seria melhor para minha condição.

    obrigado.

    1. Olá Adilson, o interstício é de 1 ano por interesse próprio, sem indenização e 2 anos por interesse da força, com indenização.
      Em ambos os casos, você aguarda o interstício e solicita, se atendido, você é movimentado.

  11. Olá Emanuel!!
    As vagas, que estarão a disposição dos novos oficiais no fim CFO, são comuns a todos os formandos ou são distribuídas por especialidade? A classificação no final do curso é feita num geral ou por áreas específicas?
    Um forte abraço e parabéns pelo site.

  12. Tenho algumas dúvidas…

    1 – Durante o período de alistamento (quando fiz 18 anos) não precisei servir. Isso me impossibilita de prestar o concurso? No edital diz que não poderia em algumas condições especificas, como rejeição por aptidão física ou comportamento, mas ainda assim fiquei com dúvida…

    2 – Quando formados seremos Primeiro Tenente, correto?

  13. Gostaria de saber se o ensino tecnologo que é um curso superior, é aceito?
    E até que idade para entrar no exército como QCO??

    Att;
    Leonardo

  14. Olá, parabéns pelo site!
    Li o as informações sobre o EsSA, e tenho uma pergunta:
    Tenho 23 anos completo 24 dia 26 de agosto de 2013, e quero saber se ainda tenho chance de entrar na infantaria, se da tempo, meu sonho servir o meu País, eu admiro muito vocês, é lindo esse trabalho! Parabéns!

    1. Oi Bruna,
      fico muito feliz em saber que existe uma mulher com muita vontade de fazer o curso de infantaria da ESCOLA DE SARGENTOS (EsSA).
      Porém, as mulheres só podem concorrer as vagas da área de saúde. No futuro breve, poderá ser combatente.

      Com relação a idade, infelizmente, segundo o edital, você deverá ter 24 anos no ano da matrícula no curso, ou seja, no ano posterior ao concurso, você não pode fazer 25 anos(até 31/12/[Ano matrícula]).

      Não desanime, existe a EsFCEx, que é até 36 anos. Procure informações aqui no site e boa sorte no seu projeto de estudos.

      1. Obrigada pelas informações, não vou desistir não, já estou pensando em me graduar enfermeira ou dentista, assim conseguirei realizar esse sonho.
        Muito obrigada!

    2. cara, aqui é ESFCEX, procura informações no site da EsSA, ou leia o edital ué… Você não pode mais! É até 24 anos (ex: Você faz a inscrição no ano em que completa 23, para entrar na escola no ano em que completa 24)
      EsSA não dá mais pra você.

  15. Emanuel, hoje dia 11/11/12. Sou farmacêutica e já estou estudando para o próximo concurso. sou casada com um professor concursado a nível federal e temos dois filhos (gêmeos). Ele foi transferido para Uberaba, estamos mudando no mês de Dezembro. Eu queria saber quais as cidades em Minas que possui Exército onde eu possa trabalhar como boquímica e quais as chances da gente ficar junto? É verdade que a primeira colocação vc pode escolher o lugar que quer ir?
    As vezes essas dúvidas me fazem pensar em desistir…
    Obrigada!

    1. Olá Taty,
      Boa sorte no seu projeto de estudo. Como seu marido é funcionário público federal, depois de 1 ano, você pode solicitar para ir para onde ele está ou ele pode solicitar para te acompanhar, ambas as situações tem amparo legal.

      Sobre quais quarteis seriam próximos, recomendo você fazer uma pesquisa no site do Exército.

    2. Olha, não é bem que pode escolher… Vai depender muito da necessidade do exército. Mas existem chances de ficarem juntos sim.
      É só o que sei, espero que possam responde-la mais claramente.

  16. desculpe a pergunta…alguem pode me dizer quais sao as disciplinas que caem no concurso e onde posso ver as materias que caem na prova especifica da formaçao no caso para Ciencias Contabeis?

    Desde ja grato…

  17. Olá pessoal, hoje, dia 04/11/2012, inicio meu projeto EsFCEx. Já sou militar da ativa da Aeronáutica, sirvo na Base Aérea de Campo Grande desde que e me formei Terceiro Sargento, em 2006. Curso o 4º semestre de Ciências Contábeis e pretendo ter sucesso no concurso no último ano de graduação, em 2014. Um abraço a todos.

    1. Com a licença do Emanuel, Seja bem vindo Carlos. Eu fico feliz em saber que assim como eu pessoas daqui de Campo Grande também estão participando deste site.
      Mesmo não sendo da mesma área, acho bacana a interação do pessoal aqui, pois desde que decidi estudar para a EsFCEx só tenho recebido críticas.

  18. gostaria de saber se o oficial formado na esfcex pod fazer cursos como PQD,CIGS e se o posto maximo sera ate tenente/coronel sem direito a subir d patente?
    obrigado

    1. Olá Junior, recomendo que o amigo explore o fórum do site, pois já existem esses temas em bastante debates.
      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  19. olá Emanuel,tudo bom?

    queria saber se quando eu passar no concurso e,cair na cidade que eu quero,eu posso ficar no quartel dessa cidade pra sempre?

    espero resposta!

    att,
    gerinaldo

    1. A princípio pode, mas é muito difícil disso ocorrer, pois, existem algumas situações onde você poderá ser convidado a se movimentar.
      No geral, o QCO só sai de onde está quando solicita, mas, aqui é o Exército, não espere passar a vida toda num só lugar.

    2. Emanuel! Não estou conseguindo postar a minha pontuação no concurso! Quando entro no local onde devo postar, já me aparece a tabela com as pontuações do pessoal!

    3. Amiga, provavelmente o militar de carreira tem que estar preparado para tudo, pois se o exercito precisar de vc em um outro estado por falta de profissionais eles irão te mandar p la… e se vc n quiser, vc pode pedir p sair do exercito … é osso … kkk espero ter ajudado bjus

  20. Oi Emanuel! Você sabe qual é o máximo de miopia aceito para aspirantes a oficial da ESFCX. Fiquei com esta pulga atrás da orelha. Tenho dois graus de miopia, mas vejo, sempre, nas fotos alguns usando óculos, então… Mas, não sei o limite!

  21. olá tenho 31 anos e sou formado em artes plásticas, com habilitação em educação artística, trabalho para o governo do estado de são paulo, mas estou insatisfeito com meu salário,pois professor é uma profissão muito desacreditada, pelos governos de nosso país, quero tentar carreira militar, tenho iniciativa, liderança,e gosto de novos desafios,o único problema é que sou um pouco excêntrico para os padrões militares, tenho os braços com tatuagens até o pulso, a 10 anos atras tentei ingressar na carreira militar,mas não pude por causa das minhas tatuagens, mas agora os tempos são outros, e a tatuagem esta enraizada em nossa sociedade como nunca antes, ainda existe esse tipo de preconceito dentro do exercito, ou mesmo tendo tantas tatuagens eu ainda consigo ser admitido em algum orgão das força militar brasileira, eu prometo que se eu for admitido não irei decepcionar senhor.

    1. Olá João,
      existe um tópico no fórum que discute exaustivamente esse assunto, recomendo a leitura, inclusive, eu participo lá. Então, para não repedir tudo o que já foi dito lá, acesse o fórum e participe conosco do debate.

      1. Emanuel, como vai camarada!!!

        Fizemos uma solicitação a você e estamos aguardando sua resposta, a pergunta está no forum com nome “Grupo estudoos Contabeis” – se puder verificar agradecemos.

        Deve estar corrido para você, ficou alguns dias sem responder.

        Abraço e Deus Abençoe!!!

  22. Bom Dia Emanuel!!!

    Ontem fiz as provas da esfex 2012 e acho foi bem. Na minha correção de prova antes do gabarito que sai na quarta feira, fiz a média 8,1 para farmacia industrial. Com sua experiencia vc acha que é uma nota boa para as 2 vagas que existem.

    grato pela atenção!!!

    clayton saldanha

    1. Boa tarde Clayton você já postou no ranking a sua nota e será ainda existem mais farmacêuticos que você conhece quer ainda não postou a nota no ranking? Que tal nos ajudar nas estatisticas?
      Valeu e boa tarde!

    2. Oi Cleyton, a prova desse ano foi um pouco diferente, e como o pessoal de saúde não fazia a prova da EsFCEx não tenho um parametro para dizer se sua nota foi boa em relação aos seus concorrêntes.
      Recomendo que você participe do ranking.

  23. Olá Emanuel.
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa do site, sempre tive dúvidas quanto a vários pontos sobre o concurso do exército, e graças a sua iniciativa pude ter uma visão melhor.
    Segundo, eu tenho dúvidas quanto a rotina militar após passar no concurso. Como é feito o treinamento militar, as aulas, como é a rotina dos aprovados durante o curso, como é feita a organização do treino militar, o treino físico e os estudos. Poderia nos contar um pouco sobre as suas dificuldades no início, talvez seja a dúvida de alguns, ou só a minha.
    E após estes 9 meses, qual o critério de escolha para aonde você será transferido? Os concluintes são transferidos para as capitais, ou para qualquer cidade?
    Obrigado.

    1. Olá Breno, primeiramente, obrigado por acessar o site.
      Solicito ao amigo que em momento oportuno, dê uma explorada no site, pois todas as suas perguntas são respondidas por artigos, tópicos de fóruns e comentários no site.

      Qualquer coisa estaremos à disposição.
      Visite também nossa página no facebook: http://www.facebook.com/rumoaesfcex

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  24. Para ingressar na ESFCEX é necessário ter curso superior, ou somente tendo concluído o ensino médio e tendo passado no concurso eu posso ingressar como aluno?

  25. Olá Emanuel,

    Há possibilidade de modificar a idade limite para prestar concurso para o QCO?
    Pois tenho 40 anos e achei interessante a possibilidade de poder prestar concurso para o Oficialato do EBB.

    1. Olá Sebastião, infelizente, isso é muito pouco provável que ocorra, pois a lei passou muito tempo para ser aprovada, logo, após sua aprovação, não acredito em alteração, infelizmente.

  26. Olá, gostaria de saber se o curso de Gestão em TI (tecnólogo) me abilitaria a ingressar no QCO.
    E para onde vai a pessoa que é aprovado no concurso.
    abraço.

  27. Ola Emanuel , tudo bem? Gostaria de saber sob a forma de pontuação das provas de C.G. . Ouvi dizer que houve mudanças na quantidade e no peso . Voce poderia dar um esclarecimento a respeito ? Abraços e parabéns . Em
    2013 vai ter um goiano na EsFCEx / Adm

  28. Boa tarde Emanuel, em primeiro lugar gostaria de te parabenizar pelo site, pois através dele, esclarecemos diversas dúvidas. Estou terminando meu curso de Enfermagem e coloquei como um dos objetivos tentar este concurso, por admirar e gostar da carreira militar, quase toda a minha família já foi ou é militar, conheço como funciona o militarismo e como já disse admiro demais esta carreira. Entro em contato para saber se vale a pena estudar também por aquelas apostilhas que são vendidas via internet especialmente para o concurso da EsFCEx? E o que você me indicaria para estudar como comlementos, já tenho livros aqui, na qual já estou estudando, mas quero realmente fazer o concurso com conhecimento, não por mera curiosidade ou algo parecido. Aguardo uma resposta e desde já agradeço.

    1. Oi Michele, obrigado.
      Olha, é difícil atestar a qualidade de apostilas vendidas na internet e não conheço outros materiais.
      Como complemento recomendo o material aqui do site que é muito bom.

      Boa sorte no seu projeto de estudos.

  29. Emanoel meu querido tudo bem?
    Sera que você poderia me passar o seu email de contato? Porque eu gostaria de tirar algumas dúvidas com você antes de me inscrever na esfcex.
    Aguardo seu email.

  30. Olá Emanuel, será que você poderia publicar o ranking do exame intelectual de 2010? Fiz uma busca no google mas não encontrei, pensei que talvez você poderia ter essa informação.

    Obg…

  31. Boa noite
    Eu gostaria de tirar uma duvida
    Eu me formando como aluno eu poderia tentar ir para combatente ? tentar fazer algum curso especial ? pra q eu não fique interno fique externo ?

  32. com relação ao lugar onde iremos trabalhar após a conclusão do curso, é uma escolha nossa ou do Exercíto? temos chances de ir para a cidade natal?

    1. No final do curso, o Exército informa as cidades que abriram vagas e você escolhe a que você “puder”. Nem sempre é possível escolher a cidade desejada, pois outra pessoa, melhor classificada, pode escolher na sua frente. – Classificação do curso de formação, não no concurso.
      Sim, você pode conseguir voltar para sua cidade.

  33. Gostaria de saber se ter tatuagem há possibilidades de não entrar na ESFCEX??
    Desde uma pequena até mesmo uma que cubra toda as costas?

    Obg’

    1. Olá jessica vc vai fazer a prova para a area de Pedagogia??? olha sou Pedagoga e já estou estudando para o concurso,seria bom mantermos contatos para trocarmos experiências e atè mesmo estudarmos…desde já obrigado…valeu!!!!!

  34. Olá.. gostaria de saber como é a rotina lá dentro durante os oito (ou nove meses?).. serviço.. campos.. noites ‘mal dormidas’rsrs.. faxina.. Matérias estudadas nas instruções militares. Obrigaada ;)

  35. Manoel Me tire outra dúvida por favor.
    Eu fui no site da AMAN li algumas coisas mais ainda não entendi eu vou fazer o curso da AMAN ai se eu passar eu vou entrar para a EsFCEx?
    Ou tipo eu vou na AMAN ai tipo eu termino tudo certo aprovado ai eu já vou trabalhar ou tem mais oque?
    Emfim, depois que eu terminar a AMAN oque que eu devo fazer??
    Abraço meu querido.

    1. Jonatas, vou responder no lugar do Emanuel para você.
      Tipo assim cara, procure informar-se sobre a ESPCEX…que por sinal as inscrições estão abertas! daí estude passe e você vai saber o que precisa fazer depois.

      vlw.

    2. Eita ferro, Parceiro AMAN nada tem a ver com ESFCEX, a Aman forma oficiais COMBATENTES, ou seja ralação até o talo, muito campo além de muita instrução. já a Esfcex forma oficiais para atuar nas areas administrativas do Exercito (administração, contabilidade, informatica, etc)

  36. Olá Emanuel,
    obrigado pela resposta, me responde outra coisa… com relação ao lugar onde iremos trabalhar após a conclusão do curso, é uma escolha nossa ou do Exercíto? temos chances de ir para a cidade natal?

    grata mais uma vez…

    Daiane

  37. Olá, estou estudando para fazer o concurso para Oficial ano que vem (2013), sou formada em Ciências Contábeis. Mas estou tendo muita dificuldade em conseguir o material para estudar. Gostaria de saber se não existe uma apostila com o conteúdo programático do concurso com específica em Ciências Contábeis.Iria me ajudar muito, pois é meu grande sonho ser uma Oficial do Exército.

  38. Boa noite.
    Tenho formação em Ciencias Sociais com habilitação em Geografia, Historia, Sociologia e Filosofia. Será que, no caso das 2 vagas para Historia, posso fazer o concurso? Abracos e grato desde ja.

  39. Olá Emanuel,

    gostaria de saber se o concurso é somente pra quem já é da área militar? ou basta ter a graduação nas areas exigidas?

    obrigado pelo espaço!

  40. Emanuel eu queria tirar uma pequena dúvida com você.
    eu vou entrar na EsFCEx, mas um amigo meu, que está no exercito, me informou que eu posso me alistar em Salvador e la seguir carreira é verdade isso que ele disse ?
    Obg Aguardo sua resposta.

    1. Oi Jonatas, A EsFCEx é uma escola de formação de Oficiais de carreira, onde para entrar, você precisa ser aprovado em um concurso e ter um diploma de curso superior.
      O alistamento militar é outro assunto, para as pessoas que estão com 18 anos e desejam ser militares, então se alista em uma “junta de serviço militar” vai ser direcionado a servir como soldado em um quartel que não será da sua escolha e sim da necessidade do Exército. Para seguir carreira você precisará passar em concurso de formação de sargentos ou de oficiais.
      Procure informações no site do Exército para saber como se alistar em Salvador e procurar informações sobre concursos das escolas do Exército.

      Uma dica que eu te dou é o concurso da AMAN que forma oficiais combatentes, o concurso é até 22 anos e exige ensino médio completo.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

    1. Olá tenho uma duvida, mas procuro e existem muitas respostas diferentes, gostaria de saber se realmente após 6 anos o aluno deve sair do exercito, ou se esse concurso eh pra vida toda? Desde já agradeço.

      1. Oi José, esse concurso é para formar oficiais de carreira. Conforme está no texto que publiquei sobre a EsFCEx(este texto acima).
        Veja lá que o oficial de carreira vai do posto de primeiro tenente até tenente-coronel, para entender um pouco melhor, recomento a leitura do texto.

        Forte abraço,
        Emanuel Peixoto

  41. BOA TARDE EMANUEL, MUITO BOM ESTE SEU BLOG. TENHO ALGUMAS DÚVIDAS E GOSTARIA QUE VC PODESSE ME GUIAR, ESTOU NO 4º PERÍODO DE FISIOTERAPIA E GOSTARIA DE SABER SE NO QUADRO COMPLEMENTAR DE OFICIAIS (QCO) A PROFISSÃO DE FISIOTERAPIA ESTÁ INCLUSA POIS PRETENDO REALIZAR A PROVA ASSIM QUE CONCLUIR O CURSO, GOSTARIA DE SABER TAMBÉM ONDE É FEITA A SELEÇÃO, SOU DE RECIFE-PE.

  42. Eu estou me formando em engenharia civil na UFRN. E gostaria de saber se posso ingressar nas EsFCEx como Engenheiro Civil. pois já ouvi falarem muito em vagas pra enfermeiros, medicos, contadores etc… mas nunca ouvi falar em vagas pra engenheiros. Se puderem me informar quanto a isso, ficaria grato.
    Abraços

    1. Olá Wellisom, você deve procurar informações no site do Instituto Militar de Engenharia(IME). A EsFCEx é um quadro administrativo e Saúde.

  43. ola! Emanuel. ola! pessoal.
    gostaria de saber se posso ingressar na Esfcex, apresentando apenas o certificado de conclusão de curso, pois o diploma ficará pronto em data posterior ao início do curso. desde já agradeço e sucesso a todos. obrigado

  44. Rumoaosonhoesfcex…. inscrição numero: 270-4!!

    Desejo felicidades aos amigos virtuais Emanuel e Kelly por nos proporcionarem neste site estímulo suficiente para permanecermos perseverantes…

    Boa sorte a todos…Menos aos meus concorrentes! sahsuahsuah
    Brincadeira! boa sorte a todos…

  45. Diga lá Emanuel!
    Mais uma vez por aqui.
    Essa minha dúvida é bem pessoal e importante, mas eu gostaria de ter a opinião de alguém experiente como você.
    Bom, e estou terminando o curso de física e aguardando a abertura de vagas para o magistério nessa área.
    Estou em dúvidas entre, primeiramente, me especializar na minha área, fazendo outros cursos e mestrado e só depois tentar o concurso da ESFCEX ou primeiro estudar pra passar no concurso e, já atuando na minha área, fazer mestrado e outros cursos de pós. Eu não sei qual a flexibilidade do exército em relação aos oficiais que queiram fazer pós fora das forças armadas e, por isso, minha dúvida.
    Gostaria de saber sua opinião sobre esse caso.
    Forte abraço!

    1. Se você quer passar nesse concurso, se prepare para ele. Pós graduações você pode fazer depois. Mas isso, é decisão sua, pessoal.

  46. ola! Emanuel eu tenho uma dúvida que pode impossibilitar que eu faça a prova, é o seguinte: eu me formo no final do ano, e não terei o diploma original até março, pois o mesmo só ficará pronto em junho, portanto gostaria de saber se posso ingressar mesmo com a declaração autenticada pela faculdade de conclusão de curso. obs é licenciatura plena em história
    desde já agradeço, sucesso.

  47. Bom tenho lido em alguns lugares para saber se é permitido entrar no espcex com tatuagem uns dizem que sim e outros dizem que não, então gostaria que me esclarecesse se pode ou não, e também já informando onde ela fica,fica nas minhas costas e tem 10 cm!

  48. Olá emanuel, gostaria de saber se por acaso você é tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas? E se esse curso por acaso é aceito para o QCO?

    1. Oi Thiago, no edital deve estar essa informação, mas de toda forma é bom saber, para você não ser surpreendido.
      Em 2010, quando fui aprovado, eu estudei ambos, as regras antigas e o novo acordo. Não é tanta coisa assim….
      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  49. ola! Emanuel eu tenho uma dúvida que pode impossibilitar que eu faça a prova, é o seguinte: eu me formo no final do ano, e não terei o diploma original até março, pois o mesmo só ficará pronto em junho, portanto gostaria de saber se posso ingressar mesmo com a declaração autenticada pela faculdade de conclusão de curso. obs é licenciatura plena em história
    desde já agradeço, sucesso.

  50. Gostaria de saber curso de tecnologo superior na área da informatica é aceito? e tenho tatuagem mais não aparecem uniformizado isso impede algo? pois no edital diz que não pode ter?

  51. Olá pessoal! Acabei de ler o edital 2012/2013 e percebi que, ao contrário dos anos anteriores, é necessário fazer 50% do total dos itens da prova de conhecimentos gerais e não 50% em cada componente. Será que tal situação vai continuar ou virá uma errata por aí?
    Um grande abraço!
    Que Deus continue a abençoar cada um!
    Att
    Juliano

  52. Tá chegando a hora, pessoal! Já dá pra sentir aquele frio na barriga. O edital deve sair por essa semana e aí é só intensificar os estudos mirando certo nos novos assuntos (se eles vierem). É hora do último fôlego. Façamos o nosso melhor!

  53. ola boa noite. Falo de Rio Verde GO , servi o exercito de 2009 a 2011 como soldado do quadro temporario tive que sair para fazer faculdade ,então eu sei que existem varios cursos como pqd,comandos,forças especias , minha pergunta e a seguinte eu sendo do quadro de oficias complementares eu posso fazer esses cursos?
    parabens pelo seu site! fico muio feliz que existem pessoas igual a min que desejam defender nossa patria com unhas e dentes .

    1. Oi Ruiz, fazer você pode, mas como Oficial do QCO que é administrativo, como você vai convencer seu chefe que você aplicará o conhecimento de guerra na selva, PQD ou Comandos dentro de uma seção totalmente administrativa?
      Outra coisa, e mais importante, seu chefe terá que te liberar das suas atribuições por períodos longos, dependendo do curso, 2,3 meses.
      Eu mesmo como um QCO, se tivesse um subordinado também QCO, não liberaria se o curso trouxesse prejuízo às atividades da seção, isso é loucura.

      Existem cursos operacionais com duração curta, aí sim é mais fácil conseguir, apesar de você ainda ter a tarefa de convencer seu chefe que você não vai pular de paraquedas depois curso, que você não vai aplicar os conhecimentos de Guerra na selva, nem comandos dentro da seção…

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  54. Aproveitando a sua atenção, Emanuel, queria perguntar se você tem alguma informação sobre a PEC 245 (reajuste do salário dos militares).
    Agradeço.

  55. Olá Emanuel.
    Poucas pessoas falam, aqui no site, sobre o dia-a-dia de um Oficial do Magistério. Gostaria de saber se você tem como postar algum material de pessoas que passaram para essa área. Pode ser depoimentos, vídeos ou qualquer outra coisa, assim como fizeram para administração e veterinária.
    Agradeço fortemente.

    Abraços

  56. Olá Emanuel, td bem?

    Gostaria de sabe se existe alguma possibilidade(tipo melhores notas e tal) do após formado, o Tenente retornar ao seu lugar se origem, e se o Exercito te oferece opções de servir em um Estado A,B ou C?

    Grande Abç!

    1. Olá Bernard, sim. Desde que no ano que você estiver na escola abra vaga para a cidade que você quer ir. Do contrário, mesmo que você termine o curso em 1º lugar, você vai ter que escolher alguma cidade para ir e após 2 anos(mínimo) você solicita transferência para onde você deseja, podendo ou não, ser atendido. Tudo depende de existir a vaga na cidade onde você deseja ir.

  57. Olá sou formada em Letras Espanhol, sou PM no MT também, descobri a pouco o Esfcex e estou pleiteando uma vaga gostaria de obter mais informações sobre o curso e quando ocorrerá o concurso este ano se puder me darem uma ajuda ficaria muito feliz! Obrigada

  58. Boa Tarde,
    Tenho algumas dúvidas, uma delas é qual curso devo investir, vou prestar vestibular no final do ano, e fico indeciso em cursar sist. informação, ciências da computação ou Eng. da computação. Qual dos cursos citados, abordaram melhor o conteúdo exigido pelo edital? Estou no aguardo da resposta, forte abraço!

  59. Olá boa tarde,
    gostaria de saber se para entrar na Esfcex na área de Direito, além de ter passado na OAB é necessário já estar inscrito na mesma? É que pretendo prestar o concurso do ano que vem mas só colo grau na faculdade em dezembro, portanto só poderei me inscrever na OAB depois da colação.

    1. Sará você precisa comprovar que tem OAB na matrícula do curso(março/2013), mas depois você não poderá advogar. Entendi o seu problema, realmente, você só poderá prestar o concurso em 2013.

    2. Sara, você pode fazer a prova da OAB a partir do 9º semestre, não é necessário a colação de grau, caso obtenha a aprovação nas duas fases do exame de ordem, vão lhe entregar um certificado de aprovação, o qual, posteriormente, caso queira advogar você usará para solicitar a sua carterinha, (preenchendo também os outros requisitos). Por exemplo, eu sou mitar da ativa da PMSC, então não posso advogar, mas tenho o certificado de aprovação do exame de ordem, que é o que o edital da EsFCEX exige.

      Abraço.

  60. Olá, Emanuel!
    Tenho 20 anos e estou no 1º semestre de medicina veterinária (UFPA), devo concluir minha graduação com 24 ou 25 anos (com essas graves não dá para ter certeza)… Tenho muita vontade de ser militar e ingressar na minha área. Andei pesquisando, e vi que veterinários no Brasil, só tem na Polícia Militar e no Exército Brasileiro. Gostaria de saber qual o limite de idade para mulheres. Ainda há chances para mim? Como devo proceder?
    Desde já, agradeço.
    Adorei o site! E parabéns pela sua disponibilidade!

    1. Oi Gleicy, excelente, você terá muitas oportunidades para ser aprovada neste concurso. O limite é 36.
      Dedique-se aos estudos que você conseguirá.
      Sucesso!

      1. Oooobrigada, Emanuel!!
        Pulei de alegria aqui!! \o/
        Bom, então depois que eu concluir minha graduação, devo ficar ligada nesses concursos, não é?!
        Obs.: Só preciso da graduação para fazer o concurso?
        Abraço!!

  61. Olá, Emanuel!
    Tenho 20 anos e estou no 1º semestre de medicina veterinária (UFPA), devo concluir minha graduação com 24 ou 25 anos (com essas graves não dá para ter certeza. Haha)… Tenho muita vontade de ser militar e ingressar na minha área. Andei pesquisando, e vi que veterinários no Brasil, só tem na Polícia Militar e no Exército Brasileiro. Gostaria de saber qual o limite de idade para mulheres. Ainda há chances para mim? Como devo proceder?
    Desde já, agradeço.
    Adorei o site! E parabéns pela sua disponibilidade!

  62. Olá Emanuel estava lendo o dia dia de um (QCO) veterinário, postado pôr Freddy e fiquei curioso em saber como seria o dia dia de um (QCO) da área de informárica, pois pretendo quando me formar prestar o concurso. Será que tem como você me dar esse HELP aí.
    Abraç e parabéns pelas dicas sigo-las e estou tendo grandes resultados.

  63. Aproveitando a mensagem do colega acima, fui aprovado na OAB, e esqueci de perguntar sobre as datas de inscrição e PREVISTA PARA APLICAÇÃO DAS PROVAS!

    Você teria uma noção de + ou – quando?

    Abraço.

    1. Oi Thito,
      todo ano a prova ocorre em setembro. O edital já deveria ter saido. Procure acompanhar a questão da lei da idade nos concursos militares. O edital só sairá com essa questão resolvida.

  64. Prezado Emanuel,

    Vi muitas perguntas sobre os diversos cursos abrangidos pela Esfcex, entretanto vi apenas uma falando sobre direito e ainda assim a Tati perguntou situações particulares dela! Estou acessando pela primeira vez seu blog, e por indicação de um parente passei a analisar a possibilidade de ingresso no concurso nesta área para o curso de direito, mas não tenho conhecimento de praticamente NADA sobre a entidade.
    Tive procurando informações sobre a prova, curso, carreira, mas são poucas e não bem detalhadas, ai pude ver que você é bem informado sobre esses requisitos e se puder me dar uma ajudar agradeço! Então lá vai:

    1- O que você acha que deve ser mais focado para prova na área de direito?!
    2- Saberia me dizer a média de acertos/erros para conseguir aprovação (pontuação na prova)?
    3- O tempo de estudos seriam ai na bahia, após o término, existe possibilidade de retorno para o Recife/pe?
    4- Qual o cargo de entrada após o término do curso!?
    5- Remuneração durante e após o curso?!
    6- Como seria a “moradia” no período de curso na bahia (qual a cidade)?

    *Se puder fornecer mais algumas dicas que achar pertinentes ou qualquer informação adicional que puder passar por email fico imensamente agradeçido! Desde já forte abraço!

    Email: thitoferreira@hotmail.com

    1. Oi Thito,

      respostas:
      1. Procure lançar uma pergunta para um QCO de direito no Fórum, em breve será inauguado o blog de Direito.
      2. Verifique as notas dos últimos concursos, tem no site.
      3. Sim é em Salvador, quanto a voltar para Recife, sim tem, mas não dependerá de você.
      4. Você entra primeiro tenente e sai da Escola primeiro tenente.
      5. procure o “soldo” dos militares no google, tem aqui no site também. tente pesquisar no Fórum.
      6. Você fica no alojamento ou alugar um apartamento fora do quartel. Em Salvador.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  65. Emanuel, venho parabenizar pelo sua iniciativa pela criação desse site que irá ajudar muitas pessoas, mas tenho uma duvida. Pude perceber que para fazer a prova de Direito precisa ter passado na OAB, mas pelo meu conhecimento, um militar não pode advogar, tendo em vista essa informação não vejo pq a aprovação na OAB, se ele não venha a advogar como militar! Espero resposta!

  66. Olá…

    A transferência para a cidade mais próxima de minha origem, é muito burocrática, ou não é tão complicado assim, quantos anos + ou – ?

  67. Olá. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo. Irmão, gostaria de saber quais as áreas que são as que mais são certas todos os anos? Quero iniciar um curso superior com intuito de realizar meu sonho de ser militar, nem que seja por um dia. Desde já agradeço.

  68. Saudações,
    Gostaria de saber se o site da EsFCEx está fora do ar porque não consigo acessar o site. Também quero saber quando começa exatamente as inscrições do CFO. é no final deste mês? Obrigado e no aguardo:
    Fernando

  69. Olá estou me formando no curso de graduação em administração com habilitação em ánalise de sistemas,mas especificamente em dezembro deste ano,obtenho o grau de baicharel. Gostaria de saber se já posso realizar a prova para a esfcex? pois estou me preparando desde o inicio deste ano. e caso venha a ser aprovado já terei o diploma de bacharel em mão.

    1. Oi Matheus, é claro que você pode fazer. Que bom que você já está se preparando desde o início do ano.
      Sucesso nos estudos e na prova.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  70. Boa Tarde Emanuel,

    Estou me formando 2012/1 em Processo Gerencias( Área da Administração) e gostaria de saber se meu curso se enquadra na para eu poder prestar o concurso de Administração para este ano de 2012.

    Elvis

    1. Oi Elvis, recomendo que você contate a escola.
      A princípio há rumores que o edital deste ano irá restringir tecnólogos. Aí você só teria a via jurídica para, se aprovado, tentar fazer a matrícula no curso.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  71. Boa tarde, Emanuel!
    Parabéns pelo site, é muito esclarecedor!
    Bom, eu tenho uma dúvida que é um tanto quanto clichê, por assim dizer. Sei que somente uma avaliação médica pode me dar certeza quanto a isso, mas gostaria de ter apenas uma breve visão: Desvios acentuados de coluna podem se tornar um problema para entrar na EsFCEx? Li no Edital que pedem Raio-X da coluna, mas até que ponto isto poderia se tornar um problema? Pelo menos uma luz, por favor.
    Obrigado!

    1. Oi Caio, no site da Escola existe um documento que informa os motivos de incapacidade com graus de desvios. Tenta encontrar lá, tá bem fácil esse documento na parte de concursos.
      Valeu.

  72. Emanuel, tenho algumas dúvidas, de repente possa me orientar:
    Militar da FAB quando aprovado, é transferido para o EB? Recebe indenização de bagagem e tudo mais, como se fosse transferido “ex offício”? ou tem que dar baixa e ingressar no exército.
    E se, por exemplo durante o curso por algum motivo o militar da FAB que era estabilizado for reprovado por algum motivo, como ficaria a situação do mesmo? retornaria às fileiras da FAB?

    1. Oi Fábio, você tem direito sim, mas o processo não é automático e você tem que correr atrás. Também não é um processo rápido.
      Você tem que estudar a legislação para saber se será desligado da FAB, para entrar no EB, a princípio, quando militares de outra força vem para a Escola, conseguem vir na condição de participação em “curso de formação”, e no caso de reprovação, retornam para a força de origem. Mas, para isso você tem que estudar para saber onde estão amparados, eu não sei te dizer.

      Boa sorte no seu projeto de estudos,
      Emanuel Peixoto

  73. Ola, eu sou formada em matemática e estou fazendo pós graduação na área, me interessei em realizar o concurso QCO gostaria de saber se para ingressar quanto de altura tem que ter a candidata do sexo feminino, pois eu tenho 1m e 54 cm, espero que possa me ajudar, desde ja agradeço a atenção.

  74. Boa noite!
    Gostaria de saber se com o Curso Superior de Tecnologia em Web Design e Programação (da UNISUL) posso realizar o concurso para a área de informática.
    Desde já agradeço.
    Um abraço!

    1. OI Cléber, tudo bem?
      você já procurou essa informação no fórum do nosso site?, acho que comentaram isso lá.

      Forte abraço,

  75. Prezado Emanuel,

    Parabéns pela iniciativa! Muito bom o seu site!

    Bem, tenho muita vontade de pertencer ao QCO. Sou ex-aluna de colegio militar e isso de certa forma me influenciou.

    Faço mestrado e gostaria de saber se a carreira possui algum tipo de gratificação por formação, pois se não houver é melhor eu ficar no IFET (fui aprovada em concurso e aguardo convocação).

    Obrigada e boa semana!

    1. Tem sim, mas você terá que “averbar” esses títulos. Não posso te falar mais detalhes, não recordo, tem que procurar na legislação… Tenta passar um email para a EsFCEx que eles podem procurar e te passar direitinho. Informações como percentual, tempo para requerimento, quem julga seu título, etc…tem respostas bem precisas.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  76. Olá Emanuel
    Sou Sd do EB e moro em STM/PA, na minha cidade tem um quartel de engenharia de construção (8ºBEC), vou fazer o concurso da EsFCEx para área de ADM e quero saber quais são as OM q posso servir, e se posso ser transferido depois de aprovado e feito o CFO para minha cidade natal e trabalhar em um batalhão de construção nas seções administrativas como S/1,S/3,S/4 ou F.A.?

  77. Oi Emanuel,

    Caso eu esteja fazendo um mestrado na minha área (física) e passe no concurso, como ficaria minha situação?
    Eu teria que encerrar o mestrado para entrar na vaga, ou a ESFCEX tem alguma regra para esses casos? Seria possível eu continuar o mestrado fazendo o curso da ESFCEX?

    Forte Abraço!

    1. Olá Breno,
      Seguinte, o ano de formação exige do aluno dedicação exclusiva às atividades que ocorrem durante o ano.
      Você possui apenas 2 alternativas: a primeira é trancar sua pós e retornar depois do CFO, a outra é você solicitar adiamento de matrícula no CFO e retornar no ano seguinte. Mas isso você só pode solicitar uma única vez na escola e o tempo máximo de adiamento é 1 ano.

      Forte abraço e bons estudos.
      Emanuel Peixoto

  78. ola amigo tudo bem!
    eu sou cabo do eb aqui do acre, quero muito ser aprovados na espcex no ano de 2013.
    tem como mim informa todas as matérias que cai na prova.
    um forte abraço pode mim manda pelo meu hotmail e wilianbrito67@hotmail.com
    um forte abraço selva.engenharia

  79. Oi Emanuel
    Parabéns pela iniciativa do site!
    Desculpas por voltar em um tópico já abordado, mas há alguma contradição nas informações.
    O edital diz claramente que para os cargos de magistério, só serão aceitos os títulos de licenciatura.
    Sou bacharel em Biologia, mas possuo mestrado (o que me habilita a lecionar o ensino superior). Achei que isso poderia ser levado em consideração para poder ser considerada apta a lecionar também nos colégio militares.
    Liguei para o setor de concursos do Esfcex por 3 vezes, e obtive a mesma resposta: não é possível assumir o cargo de licenciado com o título de bacharel.
    Quando vi os seus comentários acima, dei um pulo de alegria e decidi averiguar novamente. Entrei em contato com um dos aprovados deste ano para magistério (este candidato possui os 2 títulos, licenciatura e bacharelado) e ele me disse que no dia de apresentar os documentos eles nem quiseram saber do título de bacharel.

    Quero saber: com base em que vc disse que bacharel também pode assumir a vaga de magistério?
    Há algum bacharel ativo no exército nesta mesma situação?
    Será que é possível/necessário, caso um bacharel passe, entrar com alguma medida jurídica para assumir o cargo?

    Muito obrigada pela sua atenção e dedicação em esclarecer nossas dúvidas.
    Abraço!

    1. Oi, desculpa a demora em te responder, estava averiguando e realmente você tem razão. Cometi um equivoco na informação fornecida no site.
      Para ocupar a vaga de magistério só licenciatura mesmo.
      Minha esposa falou que quem é bacharel pode retornar à faculdade para fazer o complemento das disciplinas para obter a licenciatura. Pode ser o seu caso.
      Realmente não tenho ciência de algum bacharel que tenha conseguido matricular-se, pode até já ter ocorrido no passado se o edital não limitava antes.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  80. Olá, sou José Ferreira e sou finalista em Engenharia Florestal pela UFAM(Universidade Federal do Amazonas), e gostaria de saber se eu posso fazer parte do processo seletivo da Esfcex, já que sou das ciências florestais? Se sim, eu gostaria de saber se eu poderia me inscrever na área de Engenharia?

  81. parabéns pelo blog, queria que você me tira-se uma duvida estou concluindo curso de Quimica licenciatu gostaria de saber se posso entrar no exercíto com essa formação academica? agradeço desde ja…

    1. Oi Marcos, sim pode.
      Infelizmente esse ano não abriu vaga para essa especialidade. Entretanto, monte desde já seu plano de estudo e prepare-se para o próximo ano.
      Forte abraço,

  82. Olá Emanuel!
    Vou realizar o concurso, mas primeiro devo me formar em administração. queria uns bizu de como devo estudar pq estarei dentro da universidade e la estarei mais perto do conhecimento. abraços

  83. Oi Emanuel, tudo bem?
    Estou muito empolgada para prestar a prova esse ano (se abrir vagas, claro – Pedagogia).
    Mas, o que eu gostaria de saber é o seguinte:
    Meu esposo é oficial da arma de engenharia, caso eu passe no concurso ele
    poderá ser transferido para Salvador ou a questão de transferência de cônjuge, só começa a valer após o término do curso?
    Obrigada,
    Fabiana

    1. Oi Fabiana, entende-se o seguinte:
      Se o Exército separa um casal, ambos sendo militares, então, um irá acompanhar o outro, isso é lei. Porém, se você for civil, quando for para escola, não terá sido o Exército que te movimentou e separou a família, logo não existe a obrigatoriedade do EB juntar vocês durante o ano que você entrou na escola, você foi voluntária a ir para lá. Só após o curso ele poderá pedir para ser movimentado.
      Se você já foi militar (temporária ou de carreira) e for aprovada no concurso, aí sim, o Exército te movimentará para Salvador(separando a família), dando oportunidade para seu marido, caso esteja com no mínimo 1 ano na atual guarnição, pedir transferência para acompanhar você.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  84. Olá Emanuel,
    Você conhece algum curso preparatório que ensine a matéria de Informática da Esfsex?
    Sou do Rio de Janeiro e pretendo fazer a prova este ano, somente como experiência, e em 2013 pra valer.
    Abração e fica com DEUS.

    1. Não conheço um curso bom. Procure contatar alunos dos cursinhos, pergunte para eles através dos fóruns.
      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  85. Aos interessados no QCO:

    Tenho verificado em uma série de Boletins do Exército descpachos decisórios referentes a processos de promoção dos QCO`s. É interessante observar que conforme publicação na DIRETORIA DE PROMOÇÕES ( http://daprom.dgp.eb.mil.br ) os INTERSTÍCIOS, para fins de ingresso em QA, estão como: 74 (Capitão), 86(Major), 54 + Curso de Aperfeiçoamento (TC), enquanto que no site da EsFcEX afirma-se 74, 98 e 98, respectivamente.
    Alguém sabe informar qual é a portaria que regulamentou essa alteração?!?

  86. Bom dia

    Deixei o questionamento no fórum mas tem vários dias e não obtive resposta, somente por isso que estou refazendo a pergunta aqui…

    Quanto a OM que o militar irá servir após a conclusão…

    No caso de professores entendo que estes servirão em escolas militares.. naturalmente os enfermeiros em hospitais do EB…

    Quero saber se há uma formação que possa ser designada para qualquer OM. No meu caso poderia vir a servir em cachoeira do sul no 13º GAC ou no 3ºBE por exemplo na area administrativa ou direito ?

    Ou somente em grandes centros do comando e estado maior do EB que serão utilizados os oficiais esfcex ?

    Basicamente desejo saber qual o curso me permitiria voltar a minha cidade, pois pretendo escolher o curso superior visando me tornar oficial do exercito.

    Desde já agradeço e meus parabéns pelo exelente site.

    1. Olá, 98% dos QCOs vão para capitais. Não tem um curso específico que te permita voltar para sua cidade natal, pois, vai depender de centenas de fatores…Necessidade do serviço, bom relacionamento com comandantes, dentre outros.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  87. Boa noite Ten Emanuel! Se Deus quiser, ano que vem termino meu bacharelado em Administração Pública pela UFSC, porém tive que mudar para a modalidade a distância,devido a ter casado com militar e ter que sair de Santa Catarina. Vc sabe me informar se há restrição para este tipo de modalidade de curso?

    Grata!

  88. Bom dia emanuel, gostaria de saber qual das duas materias de lingua estrangeira é mais tranquila para optar, tomando como base o candidato que não tem contato que nenhuma das duas.

    1. Olá André, eu gosto muito de inglês, já a Kelly de espanhol, isso vai de cada um. Na sua situação, você tem que ver qual delas te agrada em estudar, pois vai fazer toda a diferença estudar uma materia que você se identifique.
      Forte abraço,

  89. Emanuel, cara, primeiro parabéns pelo blog! Show de bola, muitas informações úteis e tirei várias das minhas dúvidas. Porém, gostaria de saber apenas mais 2 coisas:
    1- Todo ano é aberto um concurso para ingresso no QCO?
    2- Assim como você, sou da área de TI, há expectativas de vagas no próximo?
    3- Onde consigo achar o último edital?

  90. Oi Emanuel,eu estou ingressando agora em 2012 na EsSA( Escola de sargentos das armas),porém o meu foco,após o término do CFS, é o ingresso na EsFCEx.
    Fui aprovado na UFRJ para matemática também este ano,entretanto,não poderei cursar,mas,seguirei a formação após os término do CFS.
    A minha dúvida é a seguinte:
    Eu tendo cursos como PQDT, montanha… após eu ser aprovado na EsFCEx,eu perco os cursos e não poderei “colocá-los” na farda ou posso continuar com usando normalmente?

    Desde já,
    Grato.

  91. Ufa! me assustou… na realidade compreendi o que você quis falar, mas agente sempre fica com a pulga atras da orelha né?! forte abraço.

  92. Olá Emanuel, nos ultimos 6 anos sempre houve vagas para veterinario em numero minimo de 4, observei a conversa acima e fiquei temeroso, será que há possibilidade de não abrir vaga pra veterinario esse ano?

    1. Oi Thiago, me expressei mal, desculpa. Já corrigi meu texto. Apenas desejei me referi a “alguns”, não todos, os cursos que possuem regularidade de vagas.
      Veterinária, inglês, matemática e psicologia são outros que possuem vagas todos os anos com certa regularidade.

      Forte abraço,

  93. Obrigado pelas informações, Emanuel.
    Preciso te pedir mais uma coisa..hehe
    É possível você pesquisar os anos em que abriram vagas para o magistério em física, para que eu possa ter uma ideia da regularidade?
    Eu tentei fazer isso mas não achei.

  94. Olá Emanuel,

    Tenho algumas perguntas pertinentes a fazer:
    1) Termino a licenciatura em Física no final do ano que vem e já pretendo prestar o concurso, mas estou preocupado com a irregularidade com que as vagas para o magistério em física são abertas. É possível eu fazer o concurso mesmo sem abrir as vagas para esse cargo e ficar em um estágio de “cadastro de reserva”, ou seja, esperando as vagas abrirem?
    2) É possível, já trabalhando no magistério do QCO, fazer um mestrado ou doutorado na minha área? O exército apoia isso? Casa seja possível, há um aumento no salário devido à essa pós?
    3) Como você faz parte do QCO, tem como tu se informar sobre a abertura dessas vagas para o magistério em física para o concurso de 2013 (entrar em 2014)?

    Obrigado pela antenção.

    1. Olá Breno, obrigado por acessar o site.
      Não existe cadastro reserva. Sim, é possível um QCO fazer pós-graduações, o Exército apoia e há um aumento no salário. Infelizmente, não tem como prever quais vagas abrirão. Cursos como: direito, informática, contábeis e administração são alguns dos que abrem todos os anos com muitas vagas devido a grande demanda. Outras áreas abrem por demandas especiais, como abertura de vagas por aposentadoria de militares, falecimentos, desligamentos, etc…por isso, algumas áreas demoram para abrir.

      Forte abraço,

  95. Aproveitar a onda para perguntar outra coisa..hehe
    Eu me formo em física no final do ano que vem.
    Tem alguma diferença entre bacharelado e licenciatura nos cargos assumidos pelo oficial depois da conclusão do curso de 9 meses?
    Eu estou preocupado com a irregularidade com que abrem as vagas para o magistério em física.
    Vamos supor que eu comece a estudar a partir de agora, para o concurso do ano que vem (para entrar em 2014), se não abrir vagas para o magistério em física, eu posso fazer o concurso mesmo assim? Existe o cadastro de reserva? Ou seja, eu posso fazer o concurso, mesmo sem as vagas mencionadas acima, e depois de ter passado ficar esperando as vagas abrirem?

    Forte abraço e obrigado mais uma vez!

    1. Não possui diferença entre bacharelado e licenciatura para o QCO de magistério. Só abrem inscrições para os cursos que terão alunos.Não existe aquela baixaria de cadastro reserva existente nos concursos civis. Ou tem a vaga, ou não tem.

      Se você deseja ser QCO, recomendo você a estudar sempre, pois, se deixar para estudar quando sair o edital, você será concorrente de alguém que já vem estudando para essas vagas desde o último concurso que houve vaga para sua área.

    1. Oi Eduardo,
      isso vai depender da OM que vc for movimentado. Por exemplo, estou no cmdo da 8RM, aqui é escala é bem tranquila, escala preta(dia de semana) a cada 3 meses e vermelha(FDS) 6. Tem colegas que foram movimentados para OMs onde só tem sobreaviso, por outro lado, tem muita gente que pegou OM com poucos oficiais e tira serviço de 20 em 20 dias.

      Forte abraço,

  96. Emanuel
    Me formo em Ciências Contábeis este ano. Gostaria de saber se existe uma área específica para contadores, e se eu bacharel em contabilidade posso fazer para área administrativa?

    1. Kelvis, se você é formado em Ciências Contábeis você se inscreve para concorrer as vagas da área que você é formado. Não podendo concorrer para outras áreas.

  97. Olá, bom, sou estudante de direito e pretendo ingressar na esfcex assim que me formar, porém tenho algumas dúvidas, tenho uma tatuagem de estrela exatamente em cima e do mesmo tamanho do osso do pulso esquerdo, queria saber se tem algum problema. Gostaria de saber também o tempo que precisa ter para se aposentar e se caso futuramente eu faça um concurso para área federal e passe, se receberia insentamento militar. obrigada.

    1. Olá Fernanda,
      Tatuagem não tem problema.
      Quanto ao período, são 30 anos. Se você tiver algum tempo computado em outro lugar que você possa comprovar, então, você poderá “averbar” esse tempo.
      Por exemplo, digamos que você trabalhou 5 anos de carteira assinada em algum lugar, então, você averba e com 25 anos de Exército você se aposenta. Se você for do Exército para outra instituição, você averba também.

      Forte abraço,

  98. Olá! Sou dentista e tudo indica que esse ano a prova de Odonto e Farmácia será a cargo da EsFCEx. Gostaria de saber se tb irá cair Historia, Geografia e Portugues pra gente tb. Help!
    Obrigada.

  99. Manoel, quero lhe dar os parabéns não mais pela iniciativa de alimentar esse blog, mas por estar tendo tanto sucesso com ele. Desnecessário falar sobre a ajuda que dá àqueles que têm tantas dúvidas sobre o curso.
    Sou 3S da Aeronáutica e farei a prova para a área de Direito. Gostaria de saber se poderia fornecer algum contato com os oficiais formados em sua turma nessa área para que eu pudesse fazer algumas perguntas mais específicas.

    Agradeço de pronto

  100. Olá Emanuel e Kelli! Meus parabéns pela concretização do sonho de vcs e pelo blog, onde este serve de apoio e conforto a todos nós que estmos na busca de realizar nosso sonho que é a aprovação na EsFCex.

  101. Emanuel, gostaria de tirar um dúvida.
    Estou terminando o curso de Licenciatura em História. Posso fazer o concurso pra Magistério História do QCO? Vi um rapaz que se formou Bacharel em Biologia, e fez pra Magistério Biologia e passou. Minha dúvida é, se tendo o curso superior de Licenciatura em História posso fazer o concurso pra área de Magistério do EB?
    Abração, agradeça desde já.

  102. Primeiramente te dou os parabéns pelo blog. Muito bom.
    Gostaria de uma informação (caso possa responder, lógico). Tenho um irmão que tem interesse em realizar o concurso pra carreira militar. Ele foi submetido a uma cirurgia cardíaca há 12 anos e desde então faz acompanhamentos mensais com cardiologista, e não há restrições para atividades físicas. Esse meu irmão tem orientações médicas para desenvolver atividades físicas. E o médico já deu laudos de aptidão física para inscrição em competições de atletismo. Você acha possível o ingresso do mesmo caso seja aprovado no exame intelectual? Abraço e obg

    1. Oi Lucas, essa é uma pergunta muito complexa…isso depende de parecer médico e avaliação rigorosa da situação. Se ele pode realizar qualquer atividade física de qualquer intensidade, mesmo assim, só um médico do Exército poderá te responder sobre o caso.

      Forte abraço,

  103. Olá Emanuel!
    Primeiramente gostaria de parabenizar o site.
    no ano passado fiquei sabendo do concurso no ultimo dia da inscrição atraves do seu site, fiz a inscrição e não estudei praticamente nada (fiz mesmo para conhecer e me testar); mas fiquei surpresa com o resultado: comparando com o ultimo colocado em enfermagem em CG o ultimo colocado fez 19 acertos e eu fiz 18; em CE o ultimo fez 28 e eu 23.
    Qual a sua opnião? desde outubro do ano passado venho estudando a parte especifica de um modo geral e agora em fevereiro eu me planejei e estudo referente ao edital da esfcex. Graças a Deus e aos meus pais, estou podendo ficar por conta de estudar sem ter que trabalhar.
    bem depois desse breve relato, vem as minhas duvidas?
    1- O que vc achou das minhas notas?
    2- enfermagem abre vaga todo ano?
    3-o edital com as vagas é publicado em que mês?

    Mais uma vez parabens pelo site.
    muita força e luz no seu caminho!!!

    1. Olá Valesca,
      na sua primeira tentativa você foi bem.
      Continue firme nos estudos, pois, enfermagem tem todos os anos.
      O edital deve ser divulgado em maio/junho.

      Forte abraço,

  104. Emanuel, vc conhece o livro HISTORIA CONCISA DO BRASIL do Boris Fausto? vc indicaria esse livro para leitura? pois ainda nao encontrei o livro do Boris indicado aqui no site.

  105. Olá, Ten Emanuel.
    como eu disse em um post anterior, eu sou do CPOR.
    Pretendo fazer o curso de engenharia quando acabar meus 7 anos no CPOR. Vou fazer o QCO e quando eu acabar o CFO, eu serei 1º Ten de engenharia ou 1º Ten QCO ?

    Eu posso fazer esse curso antes de completar meus 7 anos de CPOR?
    Abraço

    1. Olá Márcio, cursando o QCO você deixa de ser de arma.
      * Durante o CFO você será 1°Ten(temporário)
      * Após o CFO você será 1°Ten(carreira do QCO)
      * Seu tempo de serviço e cursos como Of. R2 serão computados.
      * Conforme está no Edital, sim, você poderá fazer o concurso a qualquer momento, desde que já tenha concluído seu curso de matemática.

  106. Bom Dia Emanuel,

    Terminei o curso de Admistração (Graduação Tecnológica)no ano passado, estava super feliz em poder fazer o concurso agora em 2012, mas liguei para o departamento de concursos na escola e fui informada que esse ano o edital com as vagas só serão destinadas a profissionais com formação bacharel. Fiquei um pouco decepcionada pois já havia lido que para o ingresso ao oficialato apenas para os militares que possuem “curso superior”, não fazendo distinção de tipos.

    Obrigada Juliana

    1. Olá Juliana, essa notícia surpreendeu a todos os tecnólogos. Olha, a princípio, isso não quer dizer que você não possa lutar pelo direito de realizar a prova e o curso.
      Eu já falei aqui em algumas oportunidades qual é o meu posicionamento e acredito que esse tema seja juridicamente favorável aos tecnólogos. Se você acredita e deseja realizar o QCO, assim como muitos, procure seus direitos. A Justiça existe para resolver esses casos.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto – 1° Ten QCO – Informática.

  107. olá, eu sou aluno do CPOR-RJ, eu me formo aspirante no fim do ano, e vou até o posto de 1º Tenente. e tambem faço faculdade de matemática na UERJ
    eu posso fazer essa prova mesmo estando na ativa?
    o q acontece se eu fizer essa prova e ja for 1º tenente? eu me formo 1º tenente de novo?
    Abraço !

    1. Oi Marcio, você pode fazer sim, inclusive todos os anos chegam alguns 1º/2º tenentes e Sgts das três forças.
      A condição de aluno da EsFCEx é a de 1º tenente temporário. Após o encerramento do curso você é declarado 1º tenente de carreira.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto – 1º Tenente QCO

  108. Pelo jeito o Exercito não valoriza muito os oficiais do QCO, porque eles só podem ser promovidos até o posto de Tenente-Coronel, que é equivalente ao de Capitão-de-Fragata da Marinha. Já a Marinha prestigia os oficias do Quadro Tecnico, porque eles podem ser promovidos até a patente de Capitão-de-Mar-e-Guerra, que é equivalente a de Coronel do Exercito. Viva a Marinha!

    1. Olá, Marla.
      Nós, militares das Forças Armadas, independente de qual FORÇA IRMÃ pertencemos, seja Exército, Aeronáutica ou Marinha, devemos ter orgulho de pertencer a uma delas e representar nosso país, quer seja em terra firme, no ar ou na água.
      Não é um posto a menos ou a mais na hierarquia que vai ofuscar o brilho de pertencer a um desses quadros, ainda que seja ele um Quadro Administrativo.
      SIM, podemos nos orgulhar em dizer “Viva a Marinha!” Assim também como “Viva a Aeronáutica”, “Viva o Exército!” Enfim, viva o RESPEITO pelas Forças Armadas.
      Tenho orgulho de ter cursado o CFO 2011 junto com muitos colegas oriundos da Marinha. É bem interessante o fato de, todo ano, o EB receber novos colegas da Força Irmã para fazer parte do QCO.
      Abraço.

  109. Emanuel, amigo pé preto…(desculpa a intimidade!! rsrs)

    MAS ESSE BLOG É SIMPLESMENTE PORRETA!!!!
    QUEM DERA QUE TODA A REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES FOSSE UTILIZADA DESSA FORMA…

    PARABENS CARA… :)

  110. Como vai Emanoel! Como os demais não poderia deixar de elogiar o seu blog, parabéns. Gostaria de tirar algumas dúvidas!
    1-Eles aceitam o curso superior de TPG (Tecnologia em processos gerenciais), para a área de Administração ou tem que ser formado em Administração?
    2-Qual a média para entrar classificado?
    3-Militar da ativa ganha alguma pontuação?
    4-Na minha cidade tem um quartel de artilharia, posso ser transferido para minha cidade?
    5-Na amam como vc diz a cima divide o seu quadro de armas como artilharia, intendência, infantaria, etc…Quem se forma na área de ADM e intendente ou como eh dividido o quadro de armas ai?
    Obrigado desde já!!!

    1. Oi Alexandre, obrigado.

      Vamos às respostas:
      1. Não, porém, como eu tenho dito aqui no site, há casos que entraram na justiça e ganharam o direito de fazer o CFO. Caso você passe, procure se informar melhor sobre isso.
      2. Pesquise, pois para cada área de especialidade a média é diferente, você já procurou essa informação no blog de Administração aqui do site? Tenho certeza que os colaboradores de ADM poderão te ajudar.
      3. Não.
      4. As chances são muito pequenas, pois, a atividade do pessoal de ADM é assessoria em grandes comandos, normalmente em capitais.
      5. Na EsFCEx, você já entra como especialista em alguma área, no seu caso, se você foi aprovado em ADM , você será um oficial de carreira do Quadro Complementar de Oficiais(QCO) da área de ADM.
      Se você entra como ADM, você não sai da escola nem como informático, nem intendente, nem infantaria, nem artilheiro. Sai Oficial de ADM!
      Entenda, conforme o texto, que:

      A EsFCEx, diferentemente da EsPCEx/AMAN e IME que formam militares combatentes(Infantes, intendentes, artilheiros, etc…) e Engenheiros com formação específica com duração de 5 anos, a EsFCex recebe profissionais já formados do mercado e os lapida para torná-los militares.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

    1. Oi Roni, claro que sim, sem problema.
      Quanto ao internato e outras atividades que existem na EsFCEx, dá uma verificada aqui no site que tem muita informação, inclusive essa do internato.

      Forte abraço,

  111. Emanuel quanto ao porte de arma, comentando pelo rodrigo.

    Durante a ESFCEX não tem porte de arma, assim que formar a própria identidade militar de oficial já é um porte de arma correto ou to viajando na maionese?rs

    Apesar que espero nunca precisar usar uma arma contra alguém.

    1. Pessoal,
      Porte de arma qualquer cidadão pode ter, desde que devidamente registrada, independente de ser militar ou civil.
      Aluno é um caso raro, só sendo aluno para saber…. Que organização militar vai conceder porte de arma para alguém que está em formação? Aluno pega em arma em serviço, dentro do quartel e com armamento do quartel, só.
      Bem, peço desculpas, mas esse tipo de assunto não desenvolve nosso conhecimento e também não contribui para aumentar nossas chances de aprovação no certame, que é nossa preocupação de agora, né?

      Vamos nos preocupar mais com os estudos e menos em saber se o aluno vai ter porte de arma, algumas perguntas devem ser feitas só depois que está lá na escola, pois faz mais sentido, se é do seu interesse vai chegar o momento de saber. Nesta fase de “candidato”, o que importa saber se o aluno vai ter porte de arma ou não? isso vai ajudar em quê? Se o aluno não tiver porte de arma, vai deixar de ser candidato ao concurso, é essa a importância da pergunta?

      Quando eu estava estudando para ser aprovado no concurso, procurava ao máximo me concentrar nos estudos e quando tinha alguma dúvida era relacionada com coisas que poderiam interferir no meu desempenho na prova ou que pudesse atrapalhar meus planos de entrar na escola.

      Vamos lá pessoal, FOCO!

      Forte abraço a todos.

    1. Inaia!! tenho uma boa noticia p vc!!! Perguntei p minha irmã que é sargento de carreira do exercito e ela tambem tem silicone, e ela me disse que não há problema algum em ter silicone!!! agora pode estudar sem medo neh? Boa sorte nos estudos!!!

  112. Boa noite Emanuel

    Parabéns pelo site, é de grande ajuda! Gostaria de perguntar se você sabe, ou se existe uma forma de saber se haverá vaga para magistério em química esse ano. Pelo que percebí, são poucas as vagas na minha área. Também gostaria de saber sua opinião sobre a carga horária de estudos necessária para conseguir aprovação. Será que 4 horas diárias resolvem? Não tenho como disponibilizar mais tempo que isso, infelizmente.

    Alguém sabe se tem previsão de abrir vaga para magistério em química esse ano?

    Obrigada

    1. Oi Michele, infelizmente não tem como saber se haverá vaga este ano para química, só quando o edital do concurso de 2012 for publicado.
      Quanto à carga horária necessária, não posso especificar um tempo ideal de estudo para vc, pois, só quem vai poder mensurar é você!
      4 horas de estudos para você é diferente para mim…
      Você terá 4h para estudar diariamente, OK, vai estudar o quê? quanto tempo? já esboçou isso num papel para saber se você vai conseguir estudar todos os assuntos até o dia da prova tendo 4h diárias…. Se você pretende estudar 4h diárias durante alguns meses até a prova é uma situação, mas se você vai estudar 4h diárias durante 2 anos pensando na sua aprovação em 2014 é outra… O que eu sempre falo é que 95% das pessoas que fazem concurso estudam sem planejamento….se vc estudar 4h, ou 10h por dia sem planejamento vc estará entre os 95% dos candidatos… os outros 5% são os que vão chegar na frente, essa é a realidade. Estude para não cometer o erro dos 95%, planeje seus estudos. Crie cronogramas, saiba o que irá esdudar e quando irá esdudar, faça simulados para medir seu desempenho, etc..

      Aviso importante: se deixar para esdudar só quando o edital informar que há vaga de química, as coisas serão muito difíceis, pois, não se esqueça que existem os candidatos reprovados no ano anterior, e estes se estiverem mantendo o ritmo de estudos estão na dianteira, você deve estudar para alcançá-los e ultrapassá-los, se ficar esperando, infelizmente você ainda continuará entre os 95% que nem chance tem.

      Forte abraço e força nos estudos.

    1. OI Inaia!!! eu acho que não reprova pois, na lei onda consta problemas que irão reprovar o candidato, silicone não é citado, então não deve ser problema neh?

  113. Olá, Boa tarde!
    Sou filha de militar, este já na reserva e irmã de militar em preparativos para a ESsa. E sempre foi sonho em familia de seguir carreira.

    Enfim, sou formada em um curso TECNOLOGO,Processos Gerenciais área de Administração.

    Gostaria de saber se este curso é aceito na EsFCex.

    Desde já obrigada

    1. Oi Larissa, para o tecnólogo de informática, o pessoal entrava na justiça e ganhava o direito de realizar o curso sem problema, como a escola sempre perdias as causas sobre este assunto, então, passou a não limitar tecnólogos nos editais. Mas, parece que querem regredir e proibir novamente, daí irão receber vários alunos com liminares novamente. O seu caso é a mesma coisa, procure se informar como solicitar o direito de realizar a prova através de liminar.

      Forte abraço e boa sorte,

  114. Boa noite, Emanuel!
    Parabéns pelo site! O conteúdo é muito bom mesmo.
    Estou determinado em prestar o concurso e mais ainda em ser aprovado. Porém, estou com uma dúvida que me preocupa. Assim como você, sou graduado em informática, desde 2002. Para ser mais exato, tecnologia em informática – curso com duração de 3 anos, 2040h. No edital do ano passado não encontrei restrições quanto a essa graduação. Você sabe dizer se o meu diploma seria aceito, no caso de aprovação, ou teria que ter o título de bacharel?
    Desde já agradeço!

    Grande abraço,
    Rodrigo Garcia.

    1. Rodrigo,
      Que bom que gostou do conteúdo do nosso site! Camarada, a EsFCEx pede nível superior e os cursos tecnólogos são considerados cursos de nível superior, logo, a sua preocupação deve ser apenas se certificar que sua universidade é autorizada pelo MEC. Inclusive, eu mesmo sou tecnólogo em informática. Então, muita DETERMINAÇÃO nos seus estudos!
      Forte abraço.

  115. Olá!

    No que consiste a IS? Só se entrega os exames que o edital solicita ou são realizados outros durante a IS?

    Abraço e parabén pelo trabalho no site.

    1. Olá, Tiago! A inspeção de Saúde consiste apenas na entrega dos exames, laudos e radiologias exigidos pelo edital num dia e hora marcados para avaliação e aprovação pela junta médica militar. Durante a IS não se fazem outros, apenas medição de altura e peso. Ficamos felizes que vc tenha gostado do trabalho do site! Boa sorte! Ana Kelly.

  116. Emanuel, postei lá no fórum de específicas e não me responderam, por isso to perguntando aqui, sabe onde encontro a bibliografia específica de magistério de geografia? O último concurso que abriu vaga pra geografia foi 2010 e não encontro esse edital em nenhum lugar! Obrigado!

    1. .
      Oi, Caio! Tenho uma boa notícia para você! Organizando alguns documentos antigos, olha só o que achei: a bibliografia de magistério geografia 2010/11 que vc tanto buscava! Como o texto é muito grande p/ copiar num comentário, vou postá-la no tópico do fórum que vc criou. Confere lá. Bom proveito!!! Kelly

  117. oi, estou cursando o curso de administração so para fazer o concurso da esfcex,tenho muito medo de nao entra por causa da minha tatuagem que e na minhas costa uma frase,tem algum problema?

    1. Oi, Sayonara! Para te ajudar na resposta a sua dúvida, acessa o FÓRUM, porque lá tem um tópico chamado: “Tatuagem, pode?”. Forum » GERAL » TEMAS LIVRES » Tatuagem, pode?
      Esperamos que vc goste também do blog da sua área! Boa sorte no seu curso de ADM e muita disciplina para cumprir seu plano de estudo da EsFCEx até se formar! Ana Kelly.

  118. Olá, tudo bem?

    Eu gostaria de saber qual é o salário de um capitão QCO. Essa dúvida na verdade nem é minha, por mim tanto faz, pois tenho interesse de fazer o CFO para realizar meu sonho que é ser um oficial do Exército, mas meu pai me perguntou e eu sei apenas do aluno-oficial e de Tenente, já de Capitão, Major e Tenente-Coronel não encontrei em lugar algum. Agradeço desde já.

    Seu blog é ótimo, parabéns!

    1. Oi Alan, O valor pode variar de acordo com com cursos e habilitações que você fizer durante a carreira. Por isso, aconselho você a lançar essa pergunta lá no fórum do site, pois quando alguém verificar sua pergunta lá, poderá te responder com fidelidade.
      Forte abraço,

  119. Emanuel, muito bom seu site!

    Sou Ten da Polícia Militar e tenho interesse em ingressar na EsFCex, sabe se existe alguma restrição a oficiais das forças auxiliares acima do posto de 1 Ten? Procurei em todo o edital do ano passado e não encontrei nada, somente a oficiais de carreira das FFAA. Obrigado

    Att
    Ten PM Caio

    1. Oi Caio, você pode perfeitamente fazer o CFO. A restrição que você viu, existe, mas apenas para oficiais que já são de carreira, para impedir a mudança de quadro, armas ou serviços dentro da própria força. Oficiais temporários ou de carreira de forças auxiliares não tem restrições.

      Forte abraço,

  120. Ola Emanuel,
    Primeiramente parabéns pelo site, estou me formando este ano em ciências contábeis, e desde já estou estudando para a prova CFO, pois bem, seguem algumas dúvidas que ainda persistem: (Se possível enviar também as respostas para o meu e-mail)
    1- Qual é o período de Internato (Caso Exista) ao entrar na Esfcex?
    2- Qual o horário de expediente semanal do aluno na escola?
    3- Após formado o aluno poderá escolher entre as cidades disponíveis, mas existe a disponibilidade de várias unidades, ou somente estará situada nos grandes centro (capitais)?
    4- O que diferencia, um oficial Esfecx de um oficial da Aman, além do limite de graduação que poderá ser atingida?

    Desde já agradeço, e pode ter certeza, estarei ai ano que vem…

    Fé, Luta, Amor a vida militar, são minhas palavras

    1. Olá Alex,
      Vamos as respostas:
      1. As 3 primeiras semanas do curso.
      2. Das 06:45 às 17h
      3. Só entre as cidades disponíveis e de acordo com a sua classificação. A maioria das vagas é em capitais.
      4. Não existe diferença, ambos possuem as mesmas obrigações e direitos.

  121. OLA ,MEU NOME E ALINE,E TENHO UMA DUVIDA
    SOU SGT DA AERONAUTICA E GOSTARIA DE SABER SE COMO ALUNA DO CURSO EU RECEBERIA COMO ALUNA OU CONTINUARIA RECEBENDO COMO SGT….SERA Q ALGUEM SABE ME RESPONDER…….

    1. Oi Alex, cursos operacionais não é um desejo muito forte do QCO, pois, a nossa missão é administrativa. Isso não quer dizer que você não possa fazer cursos operacionais, mas normalmente é difício que você consiga ser liberado das suas atividades para realizar um curso que demande muito do teu tempo e lhe desvie da sua função.
      Você já imaginou o médico desperdiçando o tempo dele de salvar vidas para ficar pulando de paraquedas? A mesma coisa digo em relação a administrador, um especialista de informática, ou um farmaceutico, o QCO é uma mão de obra muito importante e cara para FORÇA, por isso, é muito difício que um QCO consiga liberação para passar 3 meses para fazer um gerra na selva ou Paraquedista.

      Por outro lado, e melhor ainda, você pode pleitear um Mestrado ou Doutorado fora do Brasil e conseguir facilmente, pois, para o Exército, isso sim, dará um retorno bem maior para a função que você está ou irá ocupar.

      Forte abraço,

      1. Obrigado Emanuel pela resposta mas acho que lá na Brigada deve haver a parte de Administração(minha área), não? De qualquer maneira o sonho continua, saltar do avião!! Abraços.

        1. Sim Alex, você pode perfeitamente conseguir fazer o curso, isso vai depender do teu comandante para te liberar. Não é impossível… o que facilita é quando você já está na brigada e lá com certeza deve haver QCO’s de administração.

          Forte abraço,

  122. Olá, Emanuel. Primeiramente, parabéns pelo blog, ele ajuda muito aos que almejam entrar na EsaEx. Tenho uma pergunta? É possível que um enfermeiro, após fazer o curso de QCO seja designado a realizar uma função fora da enfermagem? Por exemplo, ir para a administração? Abraços.

    1. Olá, Kamila. Que bom que gosta do nosso blog, obrigado! E desculpe a demora, sua resposta é sim, existe essa possibilidade sim. Forte abraço.

  123. Emanuel,
    quero muito entrar no exercio estou fazendo administração e quando terminar vou fazer a prova da esfcex, porém tenho desvio do eixo lombar na coluna, gostaria de saber se isso me impediria de entrar caso passe na prova?

    1. Oi Evaldo,
      as causas de incapacidade física são as previstas pelas Normas para Inspeção de Saúde dos Candidatos à Matrícula nos Estabelecimentos de Ensino Subordinados ao DECEx e nas Organizações Militares que recebem Orientação Técnico-Pedagógica, aprovadas pela Portaria nº 014-DECEx, de 09 Mar 10, e alteradas pela Portaria nº 025-DECEx, de 26 Abr 10.

      Seguem portarias:
      http://www.rumoaesfcex.com.br/wp-content/uploads/2011/11/port_14_decex_09_03_10.pdf
      http://www.rumoaesfcex.com.br/wp-content/uploads/2011/11/port_25_decex_26_04_10.pdf

  124. O concurso do exercito para oficiais complementares é igual ao da aeronáutica, onde vocês passa 8 anos e depois sai ou você segue carreira e estabiliza-se?

    Agradeço a atenção.

  125. Cara tenho que te parabenizar pela iniciativa.
    Espero ser aprovado no proximo concurso. Vou começar meus estudos agora, e gostaria de saber se voce tem alguma indicação de estudo, tipo apostilas e livros.
    tenho mais uma duvida: eu poderei ser transferido pra qualquer OM ou somente a algumas credenciadas ou especializadas?
    gostaria de saber tambem se após a conclusao do curso, poderei exercer alguma outra função fora da OM dentro da minha especialidade, por exemplo dar aula.
    grande abraço, a partir de agora vou tirar todas duvidas aqui com voce, se nao for incomodo..

    1. Oi Gustavo, gostaria de lhe pedir para direcionar essas perguntas para o fórum aqui do site para centralizar as respostas lá. Terei muita satisfação em responder todas as perguntas.

      Forte abraço,

  126. olá emanuel, estou me formando em administração. Gostaria de prestar o concurso.
    minhas duvidas sao:
    1ª Formei no NPOR – nucleo de preparação de oficiais da reserva R2, gostaria de saber se há alguma incompatibilidade ao posto de tenente-aluno.
    2ª gostaria de saber se após a conclusao do curso, receberia o chamado SOLDO DE TRANSFERENCIA, ou seja, se a cada vez que for transferido terei direito a alguma bonificação salarial.
    3ª qual o numero minimo de questoes vc acha que deveria acertar para a aprovação.

    desde já agradeço pela atenção.

    1. Olá Gustavo, não tem problema vc ser ou ter sido R2. Conheço R2 que depois fez EsSA e hoje é QCO.
      Quanto a movimentação, todo o oficial de carreira tem direito a movimentação, hoje em dia não existe diferença entre combatente e QCO em relação a movimentações e indenizações, ambos são de carreira.
      Em relação à Administração, não sei te responder, mas coloca essa sua dúvida nos fóruns do Rumo à EsFCEx que alguém de ADM te responde.

      Orkut – http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108830935
      Facebook – http://www.facebook.com/pages/Rumo-%C3%A0-EsFCEx/185522054866049

      Forte abraço,

  127. Grande Emanuel,

    Rapaz, vocês tem poucas notícias acerca do resultado, não é? Mas pela sua experiência do ano passado ,só deve sair na data limite mesmo?
    Outra coisa, como é obtida a nota final do aluno?(Desculpa, mas você já deve ter respondido isso milhares de vezes)
    Grande abraço!

    1. Sim Felipe, provavelmente só na data mesmo. Sobre o cálculo da nota, dá uma olhada no edital, se vc ficar com alguma dúvida eu te ajudo.
      Forte abraço,

    1. Sim, pode.
      Novas perguntas, favor recorrer ao fórum. Assim, a resposta fica no seu devido lugar e pode ser pesquisada com mais facilidade.

      Forte abraço,

  128. Tenho algumas dúvidas sobre Organizações Militares de destino do CFO:

    1 – A escolha é obrigatória?
    2 – Caso não seja o que o formando pode fazer caso não vá e queira continuar no EB?
    3 – Se ele não escolher uma OM de destino em um ano, ele poderá fazer no outro?
    4 – Para os que são da área de magistério e vão para alguma escola militar a promoção até tenente-coronel continua?

    5 – Porque a promoção para os que ingressam na Esfcex pára em tenente-coronel?

    6 – como os demais militares alcançam o posto de brigadeiro ou marechal, por exemplo?

    Grato

    1. 1 – A escolha é obrigatória? É. Vc tem que escolher algum lugar para trabalhar, não pode ser aluno a vida toda.
      2 – Caso não seja o que o formando pode fazer caso não vá e queira continuar no EB? Ou escolhe dentre as vagas que foram propostas ou se não gostou de nenhuma, pode sair do EB.
      3 – Se ele não escolher uma OM de destino em um ano, ele poderá fazer no outro? Tem que escolher. Se vc não escolher, então está dando ao exército a opção deles te colocarem onde quiserem. LEMBRE-SE, o exército não é de PERNAMBUCO, DE SÃO PAULO OU DO RIO DE JANEIRO, É DO BRASIL, a diretoria de pessoal tenta colocar os militares onde eles desejam, mas como uma instituição militar, vc pode ir para GUERRA, daí num tem muito essa de escolha não, VAI E CUMPRA A MISSÃO, ou então, nem entre no exército.
      4 – Para os que são da área de magistério e vão para alguma escola militar a promoção até tenente-coronel continua? vc sempre será militar e como militar existem as obrigações de militar e as promoções.
      5 – Porque a promoção para os que ingressam na Esfcex pára em tenente-coronel? porque vc é administrativo, o negócio do exército é GUERRA.
      6 – como os demais militares alcançam o posto de brigadeiro ou marechal, por exemplo? Só posso falar pelo marechal que é do EB, só em caso de Guerra alguém pode ser promovido a marechal, não se preocupe com isso, a não ser que vc queira entrar para história e aparecer nos livros como marechal.

      Forte abraço,

  129. Emanuel, bom dia.

    Queria primeiramente parabenizar o blog pois é uma forma de incentivo pra mim. Estava desanimado por não ter como entrar mais na carreira militar, foi quando uma amiga que já havia se informado sobre a EsFCEX
    me deu a notícia de que havia esperança.
    Tenho 25 anos, já serví no EB, antes então não era voluntário (corria dessa vida), mais tem uma frase que diz “Deus sabe o que faz”, e realmente sabe. Saí do quartel (término do período obrigatório), e confesso que acabei gostando muito do militarismo, passando esse tempo tentei prova pra EEAR e não fui aprovado, e como a idade que tinha era de 24 anos não conseguiria mais entrar na carreira novamente.
    Hoje estou trabalhando em uma empresa na área de Adm/Fin e procurando na net informações mais aprofundadas sobre a EsFCEX, acabei encontrando por acaso o seu blog que me deu mais incentivo e ânimo pra ver a “luz no fim do túnel”.
    Vou começar minha faculdade em 2012 (com urgência, muita, rsrs…) e me preparar pra esse grande sonho.
    Amigo o que vc está fazendo aqui é algo muito importante, incentivando pessoas a não desistirem, por isso peço a Deus que continue te abençoando em sua tragetória.
    Um grande abraço.

  130. E aí Emanuel!?
    To cursando o 3° semestre de Administração em uma ótima faculdade e o melhor, sou bolsista. Eu tracei metas para que ao concluir a graduação fazer logo o concurso. Vou começar a estudar a partir do próximo semestre, to super animado pois é meu grande sonho, a carreira militar. Bom eu sou iniciante no teu blog, só queria te parabenizar. Sucesso!
    Abraço!

  131. Olá Ten Emanuel sou Ex Combatente do EB . Parabéns pelo seu grande trabalho .
    a minha duvida irei prestar o cocnurso para Magistério Inglês sabe me dizer se todos o anos eles abrirão vagas?
    com o curso de Gestão Empresarial (Tecnologia em Processos Gerenciais) poderei prestar o concurso ou teho que ser formado em bacharelado em Adm 4 anos?

    1. Sim, inglês abri todos os anos.
      Quando ao curso de Gest. Empresarial, pode sim, mas, a faculdade e o curso devem ser reconhecidos pelo MEC.

  132. Olá Emanuel vc realmente é um grande exemplo de que, se quisermos, “chegamos lá”!
    Pode me ajudar em uma coisa? Não estou conseguindo entrar no ranking das notas, gostaria muito de saber quais foram as médias das gerais desse ano! se vc me puder me responder fico grata!
    Grande abraço!

  133. sou formada em tecnologa em radiologia, e gostaria d seguir a carreira militar,gostaria de saber como.por favor ,mim diga oque devo fazer, tenho preça, ate que idade deve ter?
    por favor mande a resposta.

    1. Oi Lilian, o seu curso de radiologia não é contemplado pela EsFCEx. Apesar de a EsFCEx até poder considerar seu curso como superior, pois só depende do MEC ter aprovado seu curso e faculdade. O problema é que o concurso abra para algumas áreas como direito, administração, enfermagem, informática, etc….não tem radiologia.

      Me parece que existe na aeronáltica um concurso para técnicos em diversas especialidades, é um curso para formação de sargentos procure se informar em comunidades da aeronáltica.

      Forte abraço,

  134. Olá Emanuel, acabo de me cadastrar no site e não posso deixar de elogia-lo pela brilhante iniciativa do mesmo. Tomei conhecimento desse concurso no ano passado mas somente esse ano, morando em Campo Grande-MS (uma cidade repleta de militares) me despertei para o mesmo. Minhas dúvidas são: O curso de formação ocorre somente em Salvador ou tem outras cidades? Após a primeira lotação e não ficando na cidade desejada (a minha seria Campo Grande-MS) posso mais adiante tentar uma transferência? se sim, é difícil? sou casada e por isso me preocupo com essas questões. Desde já agradeço as respostas.

    1. Oi Tati.
      Olha, a EsFCEx fica em Salvador-BA, logo, o QCO de carreira do Exército só tem aqui.
      Vc pode pedir transferência sim, com 2 anos de permanencia no lugar onde vc estiver trabalhando. A dificuldade de transferência vai depender da sua especialidade.

        1. Olha, para não te dar uma resposta errada, recomendo vc a perguntar para algum QCO de direito mesmo. Muito em breve, irei liberar o site para colaboradores QCO’s de várias especialidades e com certeza vc poderá tirar essas dúvidas com mais precisão diretamente com um(a) oficial QCO de direito.

          Forte abraço,

  135. Gostaria de saber, depois do curso de formação quais os locais que iremos trabalhar, existe locais especificos ou em qualquer organização militar nivel Brasil???
    Existe alguns cursos para fazer durante a carreira???
    Obrigado

    1. Vai depender da sua especialidade, se vc foi de magistério por exemplo, em geral, só em colégios militares.
      O QCO normalmente trabalha em grandes comandos, nas capitais.
      Sobre cursos durante a carreira, sim, existem.

  136. Olá Emanuel !

    Sou da área de Comunicação Social e não estou encontrando curso seja presencial ou online específico para minha área.Você já ouviu falar de algum,ou aonde posso encontrar essas apostilas?

    2ª Pergunta: Eu irei me formar no ano que vem, será que se eu passar no processo seletivo de 2011 eles seguram a minha vaga por um determinado período? Você já ouviu falar em algo parecido?

    1. Oi Daví, com relação a cursos presenciais e on-line, para algumas áreas é muito difícil dos cursinhos abrirem vagas, porque eles só visão lucro e só abrem para ADM, Direito e Informática que dá mais gente.
      Estou com um projeto em que convidarei QCO’s de todas as áreas para contribuir com dicas e apostilas de alto nível aqui para o site.
      Esse é projeto já está em andamento e deve disponibilizar ótimos resultados no início do próximo ano.

      Olha, quanto a sua segunda pergunta, a resposta é não. Se fosse algum problema de saúde vc poderia matricular-se e em seguida trancar a matrícula para retornar no ano seguinte, mas para o caso de diploma não se aplica.

      Forte abraço

  137. Olá Emanuel, conheci o seu site há dois dias antes da prova =(
    Estudei por conta mesmo, pois não conhecia a esfcex até abrir vaga para pedagogia e eu ter um mês, entre edital e prova, para me preparar… e o resultado era o esperado… na trave, fui bem em quase todas as disciplinas, menos história e geografia que acertei só 4 de cada.
    Será que no próximo ano haverá vagas para pedagogia, vi que é pouco provavel, mas me de a sua opinião, quero manter-me nos estudos, porém o tempo é curto já que estou com 30 anos.
    Abraços.

    1. Oi, olha se eu fosse vc continuava firme nos estudos, porque ouvi falar que nos próximos anos devem abrir muitas vagas porque as primeiras turmas da antiga EsAEx década de 90 estão se aposentando…
      Ou seja, “pode” abrir sim para sua área novamente.

      1. Valeu Emanuel!
        Já postei as minhas notas.
        port 4
        hist 3
        geo 4
        inglês 7
        Esp 26

        Vamos ver no que dá dps dos recursos e pode deixar, vou investir mais já que esta foi a minha primeira tentativa.
        Abraços.

  138. Olá, mmeu nome é lucas e estou no 1º ano de enfermagem ainda, mas, espero que em 2015 esteja ai.. queria saber se os enfermairos trabalham por escala de serviço no hospitall? se n for, como é? sera q vc sabe…. brigadoo

    1. Oi, Lucas, boa sorte nos seus estudos. Com relação a rotina dos enfermeiros nos hospitais, não sei te responder porque sou de informática, recomendo vc a lançar essa pergunta em fóruns.

      Grande abraço,

  139. Oi, Emanuel!
    Tive a oportunidade de conhecer seu blog hj, e estou contente por isso.
    Como vc está?
    Que Deus te ilumine muito.
    Espero em breve, tomar licor de jenipapo aí em Salvador.
    Bjs e muita paz.

  140. Querido Emanuel…Graças a Deus que você está bem..Tenho algumas dúvida sobre a esfcex, apesar de já se ter falado algo á respeito nas perguntas acima, gostaria de confirmá-las: 1º) Caso haja desligamento a pedido do tenente antes do período de 5 anos, têm-se que ressarcir o estado pelo gasto durante o cfo? 2º) Qual o trabalho propriamente dito de um tenente da esfcex? ou seja, após o cfo, qual a rotina, o trabalho realizado, e a jornada de traballho? 3º) Qual o plano de saúde? 4) Ainda sobre o salário, alguns site’s divulgam ser 7 mil e fração, já o site da esfcex divulga 6 mil, como você afirma também no texto acima; é isso mesmo? não é mais que esse valor? imaginava ser mais… Quais os benefícios além da patente e do próprio salário? 5)Depois do acidente ocorrido, conforme sua opinião, continuará tendo esse deslocamento para Aman? se sim, não se fala no deslocamento ser de avião normal ou da FAB?
    Abraço

    1. 1º) Caso haja desligamento a pedido do tenente antes do período de 5 anos
      SIM.
      2º) Qual o trabalho propriamente dito de um tenente da esfcex?
      Se vc for de informática trabalha com informática, se for de ADM trabalha com ADM..e assim por diante.

      3º) Qual o plano de saúde?
      FUSEX
      4º Salário.
      6k bruto, 5k Líquido
      5)Depois do acidente ocorrido, conforme sua opinião….[ ]
      Não tenho como saber isso, mas provavelmente não.

  141. Fala Emanuel, beleza?
    Primeiro, parabéns pelo blog cara, muito bom!
    Gostaria de saber se você sabe alguma coisa em relação a tatuagens, é permitido ou não? Existe algumas normas quanto ao “permitido” ?
    E quanto ao trabalho exercido após o curso, em que área geralmente as pessoas de informática vão trabalhar?

  142. Que Deus conforte o coração das famílias daqueles que faleceram e os outros que melhorem logo.
    Essa semana que conheci o blog do Emanuel e tenho gostado muito das informações que ele tem passado. Vou fazer para área de contabilidade, ainda muito o que estudar, mas tenho tentado estudar o que posso até a prova e se for da vontade de Deus creio na aprovação. Esperamos que melhore logo Emanuel e retorne ao seu blog.
    Deus abençoe

  143. Para quem não sabe o que aconteceu segue abaixo a reportagem:

    ACIDENTE ENVOLVENDO MILITARES – Nº 02

    Em complemento a Nota à Imprensa Nº 01 que se relaciona ao acidente ocorrido na madrugada de 9 de agosto (terça-feira), próximo a cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia envolvendo um ônibus no qual viajavam oficiais e alunos do Curso de Formação de Oficiais da Escola de Formação Complementar do Exército que se deslocavam para o Rio de Janeiro a fim de atender a uma viagem de instrução, informamos o que se segue:.

    - Faleceram no acidente os seguinte militares: 1º Ten Eng MARCELO ADELINO da Silva, 1º Ten Inf Ivanildo TORRES LIMA Júnior e o Ten Al Alexandre Magno de Andrade SANTIAGO. Informamos ainda que 3 (três) militares encontram-se em processo cirúrgico.
    - Uma equipe composta de 4 (quatro) médicos e profissionais do Exército foi deslocada para o local a fim de apoiar os profissionais do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, no atendimento dos feridos.

    O Comando da EsFCEx imbuído de solidariedade e sensibilizado com as perdas, está empenhado em prestar todo o apoio necessário aos envolvidos e às famílias dos militares vitimados pelo acidente.

  144. Olá Emanuel!
    Realmente muito bom o seu blog!
    Tenho uma pergunta: como a fica a questão da lotação do Oficial após o CFO? Existe uma tendência de voltar ao seu estado ou pode ser alocado em qualquer estado da Federação? Existe alguma coisa nesse sentido, o Oficial manifesta alguma prefêrencia?

    Muito Obrigado!

    Conrado

    1. Olá, Conrado.
      O Exército é quem abre as vagas no final do curso e a escolha do lugar onde vc será lotado dependerá da sua classificação, ou seja, pode ser que vc consiga voltar pra sua cidade ou não.
      Um abraço e bons estudos!
      Emanuel.

  145. Graças a Deus! É realmente uma perda muito grande pra essas famílias! Imagine que os familiares dos que com a Graças de Deus se salvaram estarão emocionados a espera, para um abraço! E aqueles que perderam alguém… estarão lá, pra uma despedida tão antecipada!! Fiquei muito triste, e imagino que essa turma precisará de muita força e carinho, pois perder companheiros, não é fácil!
    Kelly, obrigada pelas notícias!!

    Um abraço com muito carinho!

    Elaine

  146. Poxa Emanuel,

    Acabei de ver que consta o teu nome na lista dos envolvidos no acidente.

    Nos que acompanhamos o seu blog esperamos que nada de grave lhe tenha acontecido.
    Caso tenha se machucado, desejamos a sua breve recuperacao!

    Forca sempre e que Deus esteja no amparo de todos os envolvidos.

    Abracos.

    1. Olá, Júlio,
      Meu nome é Kelly, estou te respondendo em nome do Emanuel p/ q vcs, q acompanham o blog, possam ter mais notícias sobre ele.
      Graças a Deus ele está bem… Graças a Deus mesmo! Uma nova vida para todos eles! Ele teve sim alguns machucados, braço, perna, tbm precisará fazer uma cirurgia na clavícula (ou escápula, ainda não sei),mas o principal é que está VIVO!
      Todos os feridos do ônibus que virou passaram o dia no hospital de Teixeira de Freitas p/ ficar 12h em observação e os demais, que estavam nos outros ônibus, foram alojados num hotel na cidade.
      Segundo informação, amanhã pela manhã eles retornarão. Infelizmente parece que não retornarão de avião e sim de ônibus novamente, mas com a graça de Deus a viagem vai ser tranquila e todos chegarão em paz.
      Como são umas 12h de viagem, creio que chegarão à noite, por volta de 18h ou 19h. Estaremos na Esaex à espera deles!
      E agora é encontrar forças para se recuperar do choque, confortar as famílias que estão sofrendo e ajudar os amigos que ficaram gravemente feridos.
      Muito obrigada pelo carinho e pensamento positivo manifestados!

  147. Bom dia, Emanuel, tudo tranquilo? mil desculpas por importunar- lhe, mas é muito importante essa informação! será que meu curso de Tecnólogo em Gestão Pública me habilita a realizar o concurso ou terei que realmente concluir o Bacharelado em Administração? caso positivo, poderei participar do Certame com 02 anos de antecipação, o que seria maravilhoso. Desde já te agradeço. Muita sorte em sua vida na Caserna!

  148. Tenho orado muito Marcelo, pois esta é uma questão que me deixa muito preocupada…. O Emanuel não conhece nenhum caso ainda como este… mas…
    Você é de onde?

  149. Eu faço Ciências Econômicas, e gostaria de saber se há perspectiva para a abertura de vagas para os anos que vem, pois pelo que vi só abriu ano passado e não abriu mais. Se você conhecer algum Tenente que seja formado em Economia e puder me passar mais informações a respeito me passe o contato por favor, desde já grato, Israel.

    1. Israel, essa informação é muito difícil, só quem tem é o alto comando, pois, quando se decide abrir vagas para um determinado curso, quem abre as vagas são os generais…
      Recomendo que vc continue estudando com muitas energia, quando for a sua hora vc estará preparado!
      Forte abraço e energia na sua preparação,

  150. Prezado Emanuel,
    Estou no mesmo impasse que a Camila (acima), sou adventista e minha única preocupação é se há instrução(curso) aos sábados.

  151. Fala aí, Emanuel, tudo tranquilo? será que o Curso de Tecnologia em Gestão Pública vale para se fazer o concurso??? porque vc disse que é tecnólogo também… aí acendeu um pouco minhas esperanças de fazer o concurso 02 anos antes!! será que tem como vc perguntar? porque caso contrário terei que fazer mais 02 anos e sair Bacharel em Administração. É o 2+2 da Unisul, não sei se vc conhece!!!
    Desde já agradeço a boa vontade, muito obrigado!
    Forte abraço!!!

  152. Boa tarde, Emanuel

    Primeiramente, parabéns pelo blog…com certeza é um dos únicos que encontrei que conta o dia a dia na EsFCEx… Tenho lido incansavelmente e cada vez que leio dá mais vontade de ler e conhecer melhor a vida militar… Sempre gostei do fardamento, mas somente este ano que despertou em mim o desejo de prestar o concurso…mas estou numa dúvida e espero que possas me auxiliar: sou adventista e não sei se teria problema com relação aos sábados, já vi no blog que na sexta feira é até as 12:00h…mas queria saber se vc conheceu alguém com esta mesma questão e como é…
    Agradeço desde já e estou torcendo por você…

    1. Obrigado Camila, seguinte, não conheço nenhum caso prático sobre esse seu questionamento, mas o que eu posso te dizer é que todos podem ser escalados para trabalhar em finais de semana. Não sei se o EB dedica tratamento diferenciado por conta de religião, muito provavelmente não. Sei que essa é uma tradição da sua religião e tenho o maior respeito, mas se o católico, o evangélico, o budista e o catimbozeiro alegassem a impossibilidade de trabalhar aos sábados, seria justamente nesse dia que o inimigo invadiria o Brasil, porque sem ninguém trabalhando no sábado, não teria ninguém pra defendê-lo, certo? Mas em todo caso, há a possibilidade de você conseguir um colega mais próximo e pedir pra trocar de escala com ele, desde que seu comandante autorize a troca.

      1. Olá, Emanuel e Camila!

        Meu nome é Josué, sou 2º Sgt do EB e me formarei em Administração no ano que vem, só então poderei buscar a minha vaga no CFO! Eu trabalho há anos em Setor de Pessoal, por isso acho que posso tirar a tua dúvida em relação aos adventistas.

        Primeiramente, cabe salientar que existe total liberdade de crença religiosa no âmbito do EB, sendo que ocasionalmente até costuma haver alguns cultos religiosos dentro dos próprios quarteis, normalmente católicos, evangélicos e espíritas, separadamente, ou todos juntos em um culto ecumênico unificado.

        No entanto, não há nos regulamentos militares qualquer tipo de benefício em relação a atividade profissional decorrente de crença religiosa, como por exemplo a necessidade de guardar os sábados. Certa vez ouvi de um militar mais antigo: “A guerra não para na sexta e recomeça no domingo!”.
        Caso um adventista ingresse no EB, existirá a possibilidade de tentar trocar escalas de serviço ou de missões, mas o fato é que isso não será sempre possível, pois nem sempre será fácil encontrar alguém disposto a “perder” um sábado com a família pra quebrar o galho do colega adventista…
        Caso haja alguma dúvida em relação às questões de pessoal, estou à disposição!
        Abraço a todos!
        Josué

  153. Valeu, meu camarada, pelos esclarecimentos!!! te desejo toda a sorte do mundo em sua jornada pela EsFCEx e seja muito bem vindo ao Exército Brasileiro, “Braço Forte Mão Amiga”. O EB vai ganhar muito com um Oficial gabarito como vc!!! e se me permite, gostaria de continuar mantendo contato.
    Forte abraço!!!
    Wleu!!!

  154. Mais uma vez, muito obrigado pelas palavras Felippe.
    Olha, não acredito que retirem as disciplinas de conhecimento geral(História, geografia, Português e idioma), porque, se isso acontecesse seria muito ruim pra o processo de seleção. O concurso se nivelaria com os demais e prejudicaria muito a correção da prova, pois, essas disciplinas sevem de corte. Isso é excelente, pois, acaba ajudando quem está se preparando de fato pra esse concurso. Por isso que eu digo que quem se planeja e estuda especificamente pra EsFCEx tem grandes chances de sucesso.

  155. Fala, Emanuel, a qtas anda sua vida na Caserna? Tha gostando das horas incessantes de Ordem Unida? e os Serviços de Guarda ao Quartel? Cara, somos irmãos de farda (sou 3º Sargento) e primeiramente te parabenizo pela brilhante iniciativa. Sempre tive um grande sonho de ascender ao Oficialato, até fui aprovado no concurso da EPCAR no ano de 2000, mas acabei sendo reprovado no Exame Psicotécnico que na época não cabia recurso. Prestei EsPCEx mas não obtive sucesso por causa de Química que sempre fui horrível no colégio; o tempo foi passando e acabei indo para a EAMES na Marinha. Servi 02 anos por lá. Foi então que decidi prestar concurso para Sargentos de carreira da EsSA, e , graças a Deus, fui aprovado. No fim do ano completarei 05 anos de serviços ao EB. Confesso que me acomodei um pouco e só agora abri meus olhos. Já estou com 26 anos e só semana passada ingressei na Faculdade de Tecnologia em Gestão Pública (02 anos) para, na sequência concluir mais 02 anos e sair Bacharel em Administração. Portanto será uma longa caminhada de 04 anos até ter condições de fazer o concurso da EsFCEx, meu grande sonho. Eis um pequeno resumo de minha vida. Pois é, quero muito ser aprovado nesse concurso e sei que, se estudar, terei boas chances, mas o que tem de pessoas que lotam a cabeça da gente de interrogações!!! sou casado e minha esposa está grávida de nosso primeiro filho, muito amado e planejado, e muita gente anda falando que não conseguirei me preparar a contento por causa das obrigações paternas. Será que tem algum colega de sua turma que teve que conciliar filhos com os estudos? gostaria, se possível, trocar algumas experiências… ah! os concursos da EsFCEx sempre caíram Geografia, História e Espanhol??? será que tem alguma chance de daqui em diante mudar essas disciplinas??? porque já iniciei meus estudos visando à vitória final… Cara, muito obrigado pela atenção e sucesso em sua nova vida!!! espero que nos encontremos por aí, pois o EB é muito pequeno… Espero que já ostentando a farda de 1º Ten QCO se Deus quiser!!!
    Abraços!!!

    1. Olá Felippe, tudo ótimo comigo camarada.
      Que blz que vc já está na força, obrigado pelo feedback.

      Que bom que vc abriu os olhos, tem muito tempo pra conseguir passar. O curso de tecnólogo passar muito rápido e é bem prático, o meu tb foi, e foi uma das melhores escolhas que fiz em minha vida.
      Dá pra conciliar sim, é um pouco mais sofrido e exigira mais da sua esposa, pois como o projeto de estudo exige muito das pessoas, a tendência é um distanciamento natural…Não tenho filho, mas minha esposa sentiu que eu estava um pouco mais ausente e o pessoal que tem filhos, pude perceber que contam histórias parecidas, tiveram que sacrificar a família um pouco, não tem jeito. É necessário muita compreensão das pessoas que lhe cercam, pois esse entendimento e apoio é fundamental para o seu sucesso, do contrário, vc pode até atravessar uma correnteza forte, mas que atrapalha, atrapalha.

      Forte abraço e bons estudos.

      1. E aí, meu camarada, tudo tranquilo??? muito obrigado por ter respondido!!! me ajudou muito, pode ter certeza. Agora consigo enxergar melhor o caminho a ser trilhado. Pois, nesta vida, são poucos os que nos dão coragem e força para continuar lutando e jamais desistir de nossos ideais, e, com certeza, vc tá mostrando que é um desses. Mesmo sem te conhecer, admiro muito o que vc está fazendo. É, pra muita gente, um grande exemplo de perseverança, garra e acima de tudo humildade, pois só munido dessa virtude é que alguém, sem ganhar nada em troca, se oferece em ajuda a pessoas que se quer conhece e talvez nunca venha a conhecer. Cara, de coração, espero muito passar nesse concurso para que um dia, quem sabe possamos servir juntos. Só não vai me enquadrar hein!!! vc provavelmente já vai estar na boca para sair Capitão e eu Tenente, rsrsrsrs!!! só um último detalhe… será que existe a possibilidade da EsFCEx, daqui a 04 anos, cobrar matérias que não sejam as tradicionais Geografia, História, Línguas, etc???
        Cara, fique com Deus e tudo de bom em seu curso… e se precisar de algum bizu de milico pode contar comigo, afinal já estou a um tempinho no EB, rsrsrsrs!!!!
        Abraços!!!!

  156. Oi Emanuel! Como vai?!
    Parabéns pelo Blog! Tirou todas as minhas dúvidas.
    Em relação ao TCC… após sua conclusão, é apresentado para uma Banca, é individual… Vc pode explicar melhor, por favor!

    1. Camila, eu estou ótimo.
      Respondendo sua pergunta, o TCC é um trabalho científico igual aos outros, igualzinho mesmo!
      Como eu falei, existem 2 trabalhos científicos desenvolvido pelos alunos, o TCC que é individual, e o PI(Projeto Interdisciplinar) que é em grupo. Todos os trabalhos seguem ABNT, tem prazos, orientadores, banca, etc…
      Mas é tranqüilo, dá pra tirar de letra.

      Abração e bons estudos.

      1. Emanuel, imagino que não seja somente o tempo. Mais o quê é necessário para a promoção? O aumento do salário é em torno de quanto?
        Grande abraço!

    1. Olá Renato, acredito que vc quer saber a nota para “aprovação”, certo? Nota de corte pra mim pode ser aquele que não te elimina, mas pode te deixar na classificação 1000…e tantos….
      Se for a nota de aprovação, então vc veio ao local certo, dê uma olhada no blog que vc vai encontrar uma relação de notas(“por curso”) dos aprovados em 2009 e 2010. Daí vc poderá saber quanto vc precisará para ser feliz!

      Precisando esclarecer mais alguma dúvida, estou à disposição.
      Grande abraço e bons estudos.

  157. Olá, boa noite.
    Durante o CFO/QC, ocorrem a Formação Comum (9 meses), Especifica (252h) e a Pós-Graduação.
    Essas formações são cronológicas ou sequenciais?
    Ex.: Faço primeiro a FC, depois a Específica e depois a pós-graduação?

    Fica minha dúvida.

    Grato.

    Att, Vágner.

    1. Camarada, é tudo misturado. Nos anos anteriores existia a formação básica, e só depois entravam as diciplinas específicas. A pós-graduação é em Ciências Militares, ou seja, realize as produções científicas exigidas e conclua o curso com aproveitamnento que vc receberá o título da pós.
      Todo o curso tem duração de 9 meses.

      Grande abraço,

  158. Emanuel,

    Você falou que houve uma mudança no estilo da prova no ano passado.

    Você poderia falar mais sobre essa mudança?

    Obrigada pela atenção.

  159. Ainda estou em dúvida com relação ao salário. Alguns informam que fica em torno de R$ 6000 bruto, mas o salário compatível ao posto de 1º tenente não é de R$ 3000? Qual o salário para aqueles que ingressão na EsFCEx?

    Obrigado!

      1. o aluno QCO recebe o mesmo salário que um 1º ten, porém não recebe o adicional habilitação(gratificação paga para militar concludente de escola de formação), ou seja, como ten alu você recebe o salário de 1º ten menos o adicional habilitação (mais ou menos 800 reais) total 4200.

        1. Paulo, você está parcialmente errado.
          O soldo do aluno é 5mil líquido desde o primeiro mês, porque, durante a vida de aluno, não existem alguns descontos em folha que só irão ocorrer quando o militar deixar a condição de aluno.
          Em termos gerais é seguinte, quando os descontos ocorrerem (depois de formado), o adicional habilitação é incorporado ao salário, por isso, o salário se mantém praticamente o mesmo, seria como trocar 6 por meia dúzia.

          Forte abraço,
          Emanuel Peixoto

    1. Emanuel,

      pretendo fazer o concurso, e gostaria de saber se posso entrar no Exército mesmo tendo uma tatuagem no punho. Apesar de ser uma tatuagem pequena, ela com certeza aparecerá quando eu estiver usando o uniforme.

      Parabéns pelo blog.

          1. Boa noite,
            Jamaico, você só poderá cursar a EsFCEx quando concluir seu curso. Ainda sim, não está impedido de prestar o concurso, porém, se aprovado, não poderá ser matriculado.

            Forte abraço,
            Emanuel Peixoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *

Emanuel Peixoto