A EsFCEx

EsFCEx, Escola de Formação Complementar do Exército, antiga EsAEx, é uma escola de formação de oficiais de carreira do Exército Brasileiro.

Criada em 1988, na cidade de Salvador-BA, tem como missão formar oficiais que realizarão atividades de apoio e acessória em diversas áreas do conhecimento como: direito, informática, contabilidade, administração, magistério, farmácia, enfermagem, dentre outros. Os aspirantes ao posto de 1º Ten Aluno da EsFCEx, já devem possuir formação de nível superior reconhecida pelo MEC e ter menos de 37 anos de idade.

A formação realizada nesta instituição é de enquadramento do tenente aluno a realidade militar, orientação essa que o auxiliará a desempenhar suas atividades.Ou seja, diferentemente da EsPCEx/AMAN e IME que formam militares combatentes(Infantes, intendentes, artilheiros, etc…) e Engenheiros com formação específica com duração de 5 anos, a EsFCex recebe profissionais já formados do mercado e os lapida para torná-los militares.

A formação tem duração de 9 meses e visa doutrinar o aluno à realidade do Exército, construindo uma base sólida para auxiliar o novo militar a desempenhar as atividades de suas especialidades nos quarteis.

O curso é dividido em duas vertentes, a primeira são as instruções militares(ordem unida, estudo de armamentos, tiros, regulamentos internos, etc…) , a outra vertente, são as disciplinas das áreas específicas de formação dos alunos, essa vertente visa dar oportunidade aos alunos de ampliar seus conhecimentos nas suas especialidades, bem como, oportunizar o aluno a entender em que contexto seu trabalho será aplicado dentro da força.

Da junção dessas duas vertentes resulta o oficial QCO(Quadro Complementar de Oficiais), que após o término do curso deixa de ser aluno e entra definitivamente para o quadro de oficiais de carreira do Exército.

Como durante o curso são produzidos diversos trabalhos acadêmicos/científicos pelos alunos, também é conferido ao concludente o título de pós-graduado em “Ciências Militares”.

O Exército, durante o curso, fornece ao aluno alimentação, alojamento e salário compatíveis com o posto de primeiro-tenente.

A carreira do oficial do Quadro Complementar está estruturada desde o posto inicial de 1º tenente até o posto de Coronel.

Sistema desenvolvido e protegido sob a lei de proteção a propriedade intelectual, LEI Nr 9.609 , DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Sistema desenvolvido e REGISTRADO por Emanuel Peixoto. Os nomes "Rumo à EsFCEx", "Concursando Militar", "www.rumoaesfcex.com.br e "www.concursandomilitar.com.br são entidades registradas e protegidas pela lei de proteção a propriedade intelectual, através do INPI e possuem seus direitos de utilização reservados. www.rumoaesfcex.com.br | Rumo à EsFCEx | www.concursandomilitar.com.br | Concursando Militar | Todos os Direitos Reservados. Emanuel Peixoto - Proprietário | emanuel@rumoaesfcex.com.br