PLANEJAMENTO

Bem, o objetivo agora é falar sobre as minhas experiências no planejamento, então, vamos lá…

Quem leu sobre como foi o início do meu projeto já deve ter entendido que todo projeto tem um início e as incertezas são muitas nesta fase, nela você deve procurar entender se seu projeto realmente é viável, se possui riscos, quais as estimativas de custo e tempo de preparação, etc e tal…

Dito isso, então, porque iniciar bem o projeto é importante? “Porque você só planeja bem aquilo que você conhece bem... e conhecendo bem seu projeto, então, seu planejamento será coerente com a realidade…

“Coerente com a realidade”, tá aí algo que me ajudou a manter o foco no meu projeto. Iniciei-o com a certeza de estudar durante 1 ano (2009) as disciplinas de gerais, pra ganhar conhecimentos sólidos, o que me fez ganhar tempo na minha preparação. Ganhei tempo por 2 motivos:

Primeiro, tinha limitação de grana, então, levantar a bibliografia de gerais era mais fácil e barato, e um ano de estudos nessas matérias não iriam me custar caro.

Segundo, porque enquanto ia estudando pra gerais, conseguia ir comprando os livros de conhecimentos específicos…um aqui, outro ali.

Quando fiz a primeira vez a prova da EsFCEx, em 2009, me saí muito bem nas disciplinas de gerais. A missão havia sido cumprida e tinha conseguido uns 10 livros de informática, mas faltavam uns 40 ainda….

Como a primeira etapa do projeto foi um sucesso, eu só poderia esperar bons frutos da segunda etapa, então, iniciei meu planejamento de estudos de informática juntamente com revisões das disciplinas de gerais.

Para a segunda etapa/ciclo de estudos, eu planejei deixar a empresa que trabalhava e me dedicar exclusivamente ao PROJETO EsFCEx 2010.

Imaginem porque eu deixei meu trabalho com salário muito confortável pra estudar pra prova de 2010?? “PLANEJAMENTO”.

A primeira etapa da preparação (2009) tinha sido um sucesso, porque 2010 não seria? Aproveitei a grana do 13º salário (2009) + rescisão de contrato de trabalho em abr/2010 pra comprar o restante dos livros e me manter até o final de 2010.

Não posso dizer que o plano saiu 100% sem problemas, por exemplo, quando chegou outubro eu já tava sem grana nenhuma, tava no cheque especial, mas, naquela altura, já tinha passado a prova (setembro), e mesmo com esse contratempo já estava confiante que a missão tinha sido novamente um sucesso. Em novembro voltei a trabalhar no antigo trabalho substituindo colegas que entravam de férias, função que faço até o final deste mês graças a DEUS, porque já trabalhei em todos os horários possíveis…estou igual ao Jack Bauer de “24 horas”, trabalhei de 23h as 7:45 em novembro, de 8 as 17:45 em dezembro. Agora, janeiro, estou trabalhando das 13h as 21h. Por isso, não tive muito saco pra escrever aqui no blog nos meses anteriores.

Vocês já viram aquelas pessoas viciadas em jogar na loteria dizendo: “vou ganhar dessa vez, vou ficar rico!!!” Também, já viram aquelas pessoas dizendo vou passar no “concurso X”, mas na hora “H”  não conseguem porque apenas sonham e não planejam? Pois é, o sonhador da loteria poderá ganhar um dia, sim isso é provável….O concurseiro desorganizado poderá passar também, mas em se tratando de probabilidades remotas, é melhor não contar com isso. PLANEJE….JÁ!

Por exemplo, se você sabe que tem uma limitação de grana você vai planejar seus estudos focando os materiais que você pode adquirir,  ou fazer um curso EAD ao invés de presencial, por conta do custo normalmente mais barato. Ou planejar entrar de férias do seu trabalho 1 mês antes da prova da EsFCEx, pra dar uma “otimizada” nas chances.

Então, a recomendação que eu faço, é planeje seu projeto…. e planeje com coerência. Conheça-o bem que você encontra alternativas para algumas limitações que aparecerem.

Não se iluda com um projeto incoerente, principalmente, com um projeto de curta duração, tipo: o cara não tem tempo pra estudar e ainda é desorganizado e indisciplinado nos estudos, faz um projeto de 1 ano de estudos e ao chegar no final se ele for reprovado vai perder tempo até se recompor pra estudar novamente….

Cansei de ver depoimentos na comunidade “Rumo a EsAEX(orkut)” de pessoas que ao serem reprovadas na prova de 2009 diziam-se em busca de motivações pra recomeçar a estudar em 2010… Realmente é difícil você levar um tombo e ter que se levantar para mais um ano de estudos….Contudo, eu aposto que muitas dessas pessoas erraram por não planejarem ou por fazer um plano de estudo incoerente com suas possibilidades reais, daí geraram uma expectativa que se aproxima da realidade do viciado em jogos lotéricos…. se ganhar, ganhou, se não, tento outra vez após amargar a sensação de fracasso.

Ainda bem que planejei meus estudos para 2 ciclos de estudos, enquanto os muitos candidatos estavam tentando retornar as suas rotinas de estudos após a decepção da reprovação, eu estava no lucro de uma excelente prova de conhecimentos gerais, porque, não estava preocupado com a reprovação e não interrompi minha preparação por motivos depressivos, ou seja, até nesse aspecto o planejamento me deu vantagem sobre alguns candidatos, pois sempre mantive o foco no objetivo.

Bom, acho que você deve esta ficando com a cabeça cheia de idéias para aplicar no seu projeto, então, mãos a obra, agora seu planejamento dependerá só das informações que você levantou para o projeto que você deseja criar.

Com relação ao planejamento do tempo de estudos, eu fiz da seguinte forma:

1º Ciclo(2009) – Conhecimentos Gerais.

  • Estudava 1 disciplina por mês. Muita leitura com foco, pra aprender de fato, sem me preocupar em decorar. A EsFCEx nas provas de gerais exige que você conheça o contexto.
  • Reservava normalmente o Sábado e o Domingo para fazer revisões das matérias estudadas, exercícios, provas anteriores, inclusive, provas de outras bancas.(Estarei colocando no blog as provas anteriores da EsFCEx de informática de 2003 a 2010. Também colocarei provas de outras bancas).

2º Ciclo(2010) – Conhecimento específico(Informática).

  • Mesmo esquema de estudo mensal, só que na disciplina de específica era dividido por “grupos de assunto” exemplo: 1 mês estudava só programação (algoritmos, estrutura de dados, etc, e tal…) no outro, estudava só redes, no seguinte Gestão de TI (ITIL, CMMI, Projetos, etc e tal.) e por aí vai….  Por exemplo, se no mês de um determinado grupo de assunto não dava pra ver todos os assuntos, eu seguia pra o próximo grupo. Na passagem seguinte pelo grupo que eu não tinha conseguido ver todas as disciplinas, eu revisava primeiro o que já tinha estudado, e em seguida, iniciava o assunto novo daquele grupo. As revisões eram otimizadas, pois, eu marcava com uma caneta marca texto as passagens interessantes dos livros, daí as leituras de revisões eram só nesses pontos chave.

A T E N Ç Ã O  !

Leia cada livro no mínimo 2 ou 3 vezes antes de fazer revisões rápidas só em suas marcações. Faça a 1º leitura com muita atenção, sem fazer marcações. A 2º com mais atenção ainda e marcando as passagens interessantes, é aí que a gente se surpreende com as coisas que não havíamos prestado atenção. Na 3º leitura ainda encontramos coisas importantes. Nas leituras subsequentes eu passava voando no livro, chegava a fazer a revisão de um livro de 700Pg em uma tarde, por exemplo.

  • Se você planejou estudar o grupo de disciplinas X no mês seguinte, antes de iniciá-lo, reserve uns dias pra estudar as disciplinas que você elegeu  como as mais importantes. Aqueles assuntos que você não pode deixar passar muito tempo sem ver, e que tem um grau de relevância muito grande para a prova. Não se iluda que sabe de um assunto, o objetivo da banca agora é criar uma questão complexa de um assunto fácil, então, pés no chão, revisão constante dos assuntos que tem muita possibilidade de cair na prova e que você não pode errar. Você deve procurar saber quais tipos de questões esperar para a prova e as que de jeito nenhum você poderá errar, dessa forma, você deve estudar revisando e exercitando várias possibilidades de questões pra os assuntos chave.
  • Crie um quadro com o seu planejamento macro, Janeiro grupo de disciplinas X, Fevereiro Y, etc…
  • Conheça muito bem a grade de assuntos bibliográficos divulgada pela EsFCEx, seu planejamento depende dela, esteja com ela impressa sempre próximo de você. Siga-a.

Então, resumindo a ópera:

  • Planeje como investir o dinheiro que você tem em benefício do seu projeto.
  • Planeje o tempo que durará a sua preparação, tipo: se você tem apenas das 23h às 2h da manhã, os finais de semana e feriados, então, faça um planejamento coerente. Você deve estimar, baseado na sua capacidade de absorção de conteúdo, o tempo que você irá levar para cobrir toda a bibliografia do concurso, eu acho muito difícil para uma pessoa normal conseguir em menos de 2 anos, a não ser que essa pessoa seja bastante abastada de recursos (financeiros e intelectuais), que não é o caso da maioria, um projeto coerente pra mim é no mínimo 2 anos de preparação intensa e focada.

Bem, é mais ou menos isso, caso lembre de mais coisas importantes do meu planejamento vou adicionando.

O próximo assunto do blog é sobre “EXECUÇÃO” do projeto, ou seja, “DO IT”. Vou listar dicas que me ajudaram no dia-a-dia com os estudos. Também tentarei falar sobre “CONTROLE E MONITORAMENTO”, ou seja, como eu fazia autoavaliação dos meus estudos.

Grande abraço,

Emanuel Peixoto

* Militar do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Instrutor de Informática do Concursando Militar
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Analista de TI do Comando da 7ª Região Militar/Recife-PE
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI, atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA.
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

68 opiniões sobre “PLANEJAMENTO”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!