PROJETO EsAEX/EsFCEX

A proposta deste blog é de relatar algumas experiências que tive durante a minha preparação, fornecer algumas dicas de estudo e links para materiais úteis…

Irei compartilhar aos interessados as “LIÇÕES APRENDIDAS” com meu projeto de estudo. Utilizei técnicas de gestão de projetos, adaptando-o para um “PROJETO DE ESTUDO”. Nada complicado… nada de reinvenção da roda! Deu certo pra mim e espero que possa ser útil para os interessados.

Então, Vamos lá…

INICIAÇÃO

 

 

 

 

 

PLANEJAMENTO

.

 



EXECUÇÃO

 

 

 

CONTROLE E MONITORAMENTO

.



 

 

ENCERRAMENTO

184 opiniões sobre “PROJETO EsAEX/EsFCEX”

  1. Olá Emanuel/pessoal, pretendo começar a estudar para prestar o concurso na área de administração, observei no edital 2014 várias bibliografia um exemplo é no conteúdo de historia que tem mais muitos livros como referencia, minha duvida é: no ano que o foi feito o projeto RUMO A ESFECEX observei que foi indicado três livros referente à dicuplina de história… Gostaria de saber se realmente é necessário eu estudar todas essas bibliografias indicadas no edital 2014 ou devo fazer um filtro das mesma?
    Desde já agradeço e peço desculpa o pela minha ignorância no assunto rs .

  2. Oi pessoal! Sou nova aqui na página e no concurso também. Fiz esse ano pela primeira vez e achei a prova mal elaborada, mas tudo bem. Queria mesmo saber se tem alguém que fez a prova de Química, que deixou muito a desejar, nunca fiz uma prova de concurso assim. No edital por um acaso está escrito que poderia levar tabela periódica? Porque na prova não tinha nem a tabela e nem alguns dados necessários para fazer as questões. Alguém aí está por dentro desse assunto?

  3. Olá Emanuel
    Parabéns pela prestatividade a todos!
    estou em um impasse referente ao curso que pode ou não pode na Esaex, O edital diz que precisa ser bacharel ou licenciatura, eu tenho tecnólogo em analise e desenvolvimento de sistemas, até questionei a Esfecex pelo e-mail de contato, só me responderam que esta tudo no edital . e agora tenho medo de estar perdendo tempo em fazer outro curso

    1. Olá, Daniel, obrigado.
      Essa é uma questão que já foi amplamente discutida em diversos locais do site.
      Recomendo uma pesquisa no site e caso ainda reste dúvida, poste-a no fórum.

      Forte abraço, e bons estudos.

  4. Emanuel, parabéns pelo informações aqui prestadas. Gostaria de deixar registrado minha decepção com a ESAEX. Fiz o concurso esse ano: muito desorganizado, a prova mal feita (com erros de português), constantes interrupções durante a prova, aplicadores mal informados e despreparados. E pior, o site oficial da ESAEX na data de divulgação do gabarito e agora, do resultado, não funciona. É uma piada. Não pude recorrer a 2 questões que estavam escancaradamente erradas por que o site estava fora do ar. Pelo valor cobrado ao candidato para prestar o concurso, organização dele tem que melhorar muito. A organização de qualquer concurso municipal dá de dez a zero na ESAEX.

    1. Sem contar, pelo menos na minha especialidade, as questões de livros que não estão mais na bibliografia.mas mesmo assim continuo lutando para ir para a esfcex. Mas que eles poderiam elaborar uma prova melhor, poderiam.

    1. Se você deseja ser Oficial de carreira, tem a EsFCEx, o requisito é que você já seja formada com curso superior em uma das áreas de interesse do Exército.
      Se você desejar fazer o curso no Exército, tem a formação de Sargentos que forma em 2 anos em diversas áreas, o requisito mínimo é o segundo grau completo, e você recebe a formação técnica na escola de sargentos. Exemplo, se você escolher o curso de enfermagem, você sai da escola sargento como técnica em enfermagem.
      acesse http://www.esa.ensino.eb.br/

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

      1. pra fazer a prova pra sargento de enfermagem é preciso ter curso técnico em emfermagem concluido antes de fazer a prova, as provas são específicas para a area de saúde e o candidato faz opção na incrição , assim como música, as outras áreas so exigem ensino médio

  5. Emanuel, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo website, ele nos ajuda bastante! Gostaria de saber se existe algum curso presencial preparatório na cidade de Salvador? Obrigada, ótima semana!

  6. Emanuel, parabéns pelo site!
    Me diz uma coisa, estou me formando em administração e pretendo prestar concurso do EsAEx, tu sabes me informar como faço para me informar sobre este concurso e se o EsAEx tem algum site? Obrigada!

  7. Olá Emanuel, tenho 29 anos e sou amante da carreira militar tive o privilégio de prestar o serviço militar na arma de artilharia durante um ano e esse tempo que la tive me fez gostar mais ainda da carreira o tempo porém foi passando e só me resta cursar administração e prestar o concurso da esaex espero conseguir o fies para cursar administração no mais sorte pra mim nessa longa jornada. Me diz uma coisa qual o curso mais indicado para mim fazer sob a perspectiva de conseguir ou não depois de formado na faculdade a aprovação na esaex? Se atendido obrigado.

    1. Boa sorte na sua jornada,
      Olha, os cursos que sempre tem o maior número de vagas no concurso são: administração, ciências contábeis, direito e informática.

  8. Teofar…não acredito que sejam apenas cadeiras, pelo menos meu exame será realizado no Colégio Militar de Santa Maria (RS), onde obviamente será disponibilizado mesas e cadeiras para realização das mesmas…acredito que prancheta seja algo específico de alguma subárea, no meu caso não seria necessário, ou quem sabe se refere a algum tipo especial de material que por variantes linguísticas desconhecemos…sinceramente meu material será cantas, lápis, borracha e documentos…e boa sorte a todos…

    1. Variante linguística para prancheta? rsrsrsrsrsrs, se o edital diz prancheta, creio que seja aquela prancha destinada a fixar o papel em que se escreve ou se pinta. rs!

    1. Meu camarada, se o edital pede para levar prancheta, eu o aconselharia a levar, é melhor ir para prova precavido, e na hora preocupar-se somente em responder as questoes.

  9. Oi, Emanuel.

    Parabéns pelo blog, muito interessante. Confesso que nunca me interessei tanto pela carreira militar, muito pelo contrário, sempre tive a ideia de estagnação e é tudo o que eu não queria. Mas visto que o tempo vai passando e a bendita estabilidade que tanto almejamos precisa ser conquistada. Sendo assim, me interessei muito pela oportunidade da EsFCEX. Sou formada em Administração e concluindo uma Pós Graduação em Gestão de Negócios, trabalho no setor pedagógico de um colégio preparatório para concursos militares e estou bem inclinada em estudar e me dedicar para fazer o referido concurso em 2013. Agora me tira umas dúvidas, essa prova é feita em que estado?? Qualquer lugar do Brasil ou tem um lugar específico?? Seria muito interessante pra mim ter um contato com vc. Enfim, fico no aguardo de uma resposta. Desde já agradeço!!

    1. Bernad acho que posso responder, pois servi 4 anos em guarnição de especial (Selva). Como a transferência dos militares desde 2009 (ou 2008, não me recordo bem) passou a ser a partir de 2 anos na guarnição acontece o seguinte: Se você chegou em uma cidade em 1 de março de 2014 (depois de fazer o curso da EsFCEx do ano que você, pois tem férias e trânsito, isto é, tempo para você achar casa aonde for servir), no dia 1º de março de 2015 você preencherá um documento solicitando a transferência para para alguma outra localidade, porém não é necessário que o Exército te movimento neste período, ele pode até ser maior, tipo 3 ou 4 anos, mas para você ver, eu tenho colegas na cidade de Marabá que estão sendo transferidos com 1 (um) ano certinho. Este processo tem suas datas e períodos certos para acontecerem mas vi meus amigos de AMAN preencherem seus pedidos e não achei nada complicado, pois todos, depois de 3 anos foram transferidos para as suas primeiras opções(pois no documento você preenche, se não me engano 10 opções pra onde você quer ir e o Exército escolhe da 1ª até 1 sua 10ª opção, por isso tem que saber escolher).

      Mas te militar que não chega a ser transferido mesmo preenchendo as 10 opções, vai muito de quem realiza as transferências.

      Acho que pude ajudar, sim?

      Queria agradecer ao Emanuel por tudo mais uma vez e quando entrar na EsFCEx com certeza vou encontra-lo e agradece-lo pessoalmente pela iniciativa do site Rumo a EsfcCEx.

  10. Bom Dia Emanuel!

    Uma dúvida que creio q possa ser dos outros concursandos, o site da Esfcex, mostra os dados estatísticos dividido em Área/Subárea e Concorrência, no campo concorrência são os totais dos inscritos ou o total de candidatos por vaga?

    1. Boa Tarde Bernard!

      O campo concorrência é o total de candidatos por vaga, ou seja, Ciências Contábeis são 80 candidatos por vaga, sendo 6 vagas, houve um número de 460 inscritos.

      Mesmo porque se somar-mos a coluna concorrência teremos um total de 2.810 incritos, sendo que na realidade o nº Total de inscrições deferidas é de 7.296.

      Espero ter ajudado!!

      Deus nos ilumine nesta prova!!!!A batalha é grande mas a vitória é certa!!!

  11. Emanuel, Bom Dia!

    após formado, se eu for designado a servir em outro estado, e estiver casado, o Exercito me fornece PNR ou algun outro Auxilio?

  12. ola, emanuel. gostaria de saber como vc fez seu planejamento na hora de colocar no papel, fez igual trabalho academico ou algo parecido.. desde ja obrigado

    1. Oi Edimar, tudo que é muito controlado fica muito engessado.
      Fiz uma planejamento macro, com agenda mensal e semanal.

      Não detalhava mais que isso. Não cheguei a agendar a hora que ia estudar x ou y matéria.
      Recomendo leitura do Projeto “EsFCEx”.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  13. Boa tarde,

    Achei muito bom o Blog sou formado em Ciência da computação e quero entrar para o exercito. Porem meu maior medo é a parte física do exame. Como você se preparou para essa parte?

    att.

  14. Oi Emanuel.
    Estou estudando bastante pro magistério e espero passar esse ano.
    Gostaria de saber se, depois de ter passado no concurso, o Exército poderia me “liberar”, com remuneração ou não, para uma pós graduação de dois anos em uma universidade. Pretendo fazer mestrado em História, mas não sei se vou conseguir depois de ser oficial.
    Agradeço a atenção.

    1. Olá Pedro, sim é possível. Mas, como em qualquer lugar, existem outro que desejam também fazer esses cursos, logo, vai depender de vários fatores: tempo, interesse do exército no tipo de pós que você deseja, etc…

  15. Olá, nem entrei na Escola ainda mas gostaria de saber se após formado o Oficial QCO pode realizar cursos e estágios como Oficiais combatentes, tais como, PQDT, CIGS, MONTANHA, CAATINGA, GUERRA ELETRÔNICA e etc?

    Obrigado

    1. Olá Eduardo, por favor, poste sua dúvida no fórum, pois assim, poderá ser vista pelas pessoas que tem a mesma dúvida.
      Obrigado.

      PS: Já existe a resposta para sua dúvida lá no fórum.

  16. Oi Emanuel, é verdade que mesmo os administradores passam por treinamento de guerra, ou de sobrevivencia, tipo 1 semana na mata…? Como é esse curso de 8 meses na Bahia? É muito ralado pra mulheres?

    1. Então Emanuel, gostaria de saber como é o curso de formação na Bahia. Se existe treinamento de sobrevivência na mata, se é muito ralado… enfim.

  17. Olá Emanuel,

    Parabéns pelo blog, vc sabe onde os formados no curso de formação de Oficiais são mandados (Ciências Contábeis), se tiver esta informação, desde já lhe agradeço.

    Abraço.

    Jefferson Verly

  18. Parabéns Emanuel pela sua conquista!
    Tambem to correndo atrás…..
    É… vc sab me dizer como eles calculam as notas de português, geografia, história e inglês? Tipo, vi uma nota de português 2,33 – 2,00 geografia e 3,00 história; vc saberia quantas questões de cada matéria essa pessoa que tirou essas notas acertou?

    1. Oi Carem,
      a forma de cálculo do concurso anterior não será mais válida, procure se informar a respeito.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  19. Boa Noite Emanuel!!

    Vou prestar o 3º concurso para a EsfcEx e estou me preparando com o material da Editora Multimídia na área de TI, sou formado em Sistemas de Informação. Você tem alguma referência sobre esse material sendo que ele é dentro do edital dos anos anteriores, até o momento ele esta pertinente dentro deste. O Que você sabe algo a respeito desse material?? Qual o tipo de trabalho dentro da nossa área, Desenvolvimento e só em Brasilia mesmo?? E você tem como dar umas dicas principalmente sobre cronograma de estudos, tipo o q estudar quantas matérias em um dia. Parabéns pelo blog. Vou tentar até ser aprovado ou ate o limite de idade.

    Abraços!!!
    Carlos Eduardo
    ceduardolino@yahoo.com.br

    1. Oi César, esse concurso realiza provas todos os anos no mês de setembro(Normalmente, no segundo domingo).
      A data só é confirmada pelo edital, que esse ano já saui. Já a data do próximo, você terá que aguardar o edital de 2013, que só sairá lá pra maio/junho de 2013.

      Forte abraço e sucesso nos estudos.

  20. Boa noite !
    Então, tenho um duvida e relação ao gradução, pois estou fazendo curso de tecnologia em banco de dados, será que posso estar fazendo o concurso para esfcex.

    att,

    robson.

  21. MUITO BOM SUA TRAJETORIA MEU AMIGO, EU TO TENTANDO ENGRENAR NOS ESTUDOS MAS POR VEZES ME SINTO DESMOTIVADO MAS SINTO QUE CHEGAREI LÁ SÓ PRECISO ME APLICAR NOS ESTUDOS. QUESTÃO DE OPINIÃO SE PUDER ME AJUDAR…
    OBRIGADO
    ROGERIO

  22. boa tarde emanuel!! seguinte cara me tira uma dúvida: durante a formação do qco existem materias especificas e militares, acredito?!! quem se dá melhor? o aluno que vem do meio civil ou do militar?? um abraço!!

  23. Oi Emanuel, eu queria saber sobre a rotina da ESAEX. Quais são os horários, as atividades do dia-a-dia, as aulas…
    Aproveito a oportunidade para parabenizálo pela iniciativa do site.
    Um abraço

    1. Oi Maria, dá uma explorada no site aí, que tem muita informação a respeito.
      Qualquer coisa, estou à disposição.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  24. Emanuel, você sabe se existe alguma possibilidade de não haver o concurso este ano, porque nos sites da Marinha e ESA eles já anunciaram que só sai o edital se for aprovada a lei das idades, mas isto pode levar um bom tempo.

    Abraço.

  25. Olá Emanuel Bom dia, Muito boa sua página, parabéns pela carreira, Tenho estudado a algum tempo pra entrar nas forças, Sou formada no curso de Serviço Social, e no EB não tem né essa especialidade, sei que tem pra oficial temporário participei o ano passado mas de carreira não tem nada vc sabe me informar, Sei que marinha é carreira, e na Fab temporário tb, Obrigada pela força

    1. Oi Claudinéia, obrigado.
      Olha, infelizmente para sua especialidade, o QCO do Exército só possui temporários e não é previsto vagas para essa especialidade como oficial de carreira. Torço para que o Exército abra um dia, mas por enquanto, não houvi falar dessa especialidade no QCO, uma pena.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  26. Oi! parabéns pela iniciativa, adorei! Me diz uma coisa: cursei comércio exterior (graduação mesmo, nada de tecnólogo). Posso me enquadrar em adm? O meu registro como profissional é o CRA (de adm mesmo). Obrigada!

    1. Oi Alana, o que é comum é o edital especificar “Administração”, não sei se pode existir equivalência com o seu curso, apesar de possuir CRA.
      Recomendo que contate a escola.
      Sucesso.

  27. Bom dia,

    Preciso saber se entre tecnológos aceitam os de RH (RECURSOS HUMANOS) ? Estou pensanso em fazer o complemento para ADM. mas se aceitarem eu ja começo o meu preparatório e RUMO A EsAEX ….

    1. Oi Fabiana, aceitar não aceitam, mas o entendimento é que você pode recorrer judicialmente, mas para evitar estresse, se você puder, faça o complemento.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

    1. Olá Daiana,
      Você poderá fazer download das apostilas.
      Conforme já foi explicado em outros comentários, o valor de investimento do curso é baixo, por isso, nosso parceiro, IESDE, limita todos os seus cursos em 90 dias o acesso.
      Porém, isso não é problema, pois, você pode comprar quantas vezes você desejar.
      Também conforme já foi explicado, isso é uma excelente oportunidade para você avaliar o material. Isso é melhor que você comprar um curso com duração maior e bem mais caro e ver que a qualidade é muito inferior.
      Faça as contas, o valor que você vai investir para acessar excelentes vídeoaulas é correspondente a R$70,00 por mês. Nossa proposta é essa, e intenção do site é fornecer um material de qualidade para ajudar a comunidade a se preparar para o concurso da EsFCEx.

      No momento, essas Vídeoaulas juntamente com o base conhecimento do site(dicas, links para vídeoaulas fee, simulados, o ranking e etc…) são o que temos para ajudar vocês.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  28. Olá Emanuel, já paguei hoje pela manhã o boleto dos vídeos, estou só aguardando a liberação da senha pra começar a assistir.Vc tem motivado muita gente a estudar, parabéns, o meu esposo tb é oficial das forças armadas(infantaria) e está me dando todo apoio. Me tire uma dúvida, vc conheçe ou já ouviu algum comentário se as apostilas do instituto cidade, são baseadas nos livros da bibliografia da esfcex? Estou morando em Rio Branco e escuto comentários que é muito bom esse curso, mas estou em dúvida.Um abraço pra vc e Kelly

  29. Emanuel, companheiro, como minha area nao abriu vaga você acha que realizar o concurso em outra area so para testar os conhecimentos gerais pode ser boa ideia?

  30. OI Emanuel, como minha area nao abriu vaga você acha que realizar o concurso em outra area so para testar os conhecimentos gerais pode ser boa ideia?

  31. Oi EmanUEL!

    Estou formando no final de 2012 em Psicologia e vi a Esaex como uma grande oportunidade de vida e aprendizado tambem. Achei muito bom seu blog pois tem dado incentivo e esclarido muito as duvidas do que tem interesse em ingressar nessa carreira. Como funcionam as provas? No caso tenho interesse p o ingressar em 2013.

    Obrigada!

  32. Olá companheiro,primeiramente deselho muita sorte na carreira a qual escolheu, tb sou militar do EB a 12 anos, sou 2 Sargento com curso de tecnologo em processamento de dados, prestei em 2008 o concurso porém meu foco foi para outros concursos como a policia federal e receita, porém a pouco tempo descobri que possuo uma doença de cornea a qual me impedede ingressar nesse segmento, e assim resolvi focar para o QCO novamente.
    Porém ouvi dizer este ano não será aceito tecnologos no QCO de informatica, vc saberia me dizer se essa informação confere.

    Bom companheiro desde já agradeço a comprêenção e boa vontade.

  33. Olá Emanuel, pesquisei bastante pela internet a respeito de como é o ritmo pós curso em Salvador,e não encontrei nada.
    Quero tentar para magistério Inglês em 2013, mas gostaria de saber como é depois que passamos e concluímos o curso em Salvador e passamos de aluno para integrante do QCO. Temos que dar aulas, né? Como são divididos os horários? Aonde teremos que lecionar? Na própria EsFCEx? Em colégios militares? Porque pretendo fazer mestrado e doutorado na UFF, queria saber se vai dar para conciliar, depois que eu já estiver no militarismo. Beijão

    1. Oi Raíssa,
      Seguinte, o QCO de magistério dá aulas em escolas, daí tem os colégios militares, a AMAN, EsFCEx, ECEME, ESa, etc….. Os horários dependem da escola, mas você como militar deve estar preparada para cumprir horário integral.
      Quanto as suas pretenções de fazer Mestrado e Doutorado, o Exército apoia e dependendo do seu comandante, você pode conseguir realizar sua pós com mais facilidade. O problema é que parece que você quer fazer sua pós na UFF, lembro a você que o militar, principalmente no início da carreira, tem que trabalhar às vezes longe de onde deseja e, depois, pedir para ser transferido. Então, supondo que você não consiga voltar de imediato para sua terra, leve isso em consideração.

      Forte abraço,

  34. Cara parabéns pela sua conquista, me deu motivação . Eu terminei os estudos e não levei a sério, ano passado me dei conta e consegui passar para uma universidade, e estou convisto que quero a EsFCEx, e vou começar a estudar agora e fazer todas as provas da EsFCEx, atéo término do meu curso , vc me motivou mt … Parabéns mais uma vez espero que sua experiência me ajude !

  35. Alguém sabe dizer como vai ficar o limite de idade para o concurso 2012 do ESAEX, pois o STF decidiu por fim a essa exigência dos concursos militares a partir de Janeiro deste ano. Será que o exército irá cumprir ou vai ser necessário entrar com recurso. Por favor quem souber de algo sobre o assunto, comentem.

  36. Parabéns pelo blog. Fiquei sabendo da Esaex em 2008, mas só agora decidi fazer o concurso. N os aos anteriores procurava na net cursos preparatorios ou pelo menos que vendessem o apostilas já que em minha cidade Ananindeua-PA, não temos preparatorio para o concurso.Por acaso em um desses dias encontrei o seu blog e fiquei muito feliz, haja vista que agora tenho como direcionar meus estudos com suas valiosas dicas.
    Procurei as bibliografias indicadas por você e encontrei algumas mais atuais, quero saber se compro a que você indicou ou as atualizadas

  37. Olá Emanuel!Será que pode enformar se haverá vagas para pedagogia??Pois estou me dedicando a esse concurso, mais sem espectativa de ao menos concorre se caso não abra vagas…

    1. .
      Olá, Jussara. Não temos como saber sobre as vagas ainda, apenas quando a Escola divulgar uma portaria com a abertura e quantidade de vagas de cada área, que é publicada um pouco antes do edital (por volta de junho/julho). O que podemos te dizer é que, se você deseja mesmo a aprovação, continue estudando e se dedicando mesmo sem expectativa de vagas (como você mesma falou). Afinal, quem deixar pra estudar só em julho, terá pouquíssimo tempo pra acompanhar toda a bibliografia e, por você já se preparar desde agora, já aumenta sua probabilidade de sair a frente dos concorrentes. Olha, eu também estudei sem expectativa de vaga para Espanhol no começo do ano passado e, hoje, posso afirmar que valeu a pena estudar sem pensar nisso! Ainda lembro que no dia que foi publicada a relação das vagas no site da Escola, o Emanuel me ligou pra avisar bem no momento que eu tava assistindo uma aula de história! rsrs Bem, desejo a você, muita disciplina na sua preparação! Um abraço. Kelly.

  38. Obrigado, kelly.

    Andei dando uma olhada nos resultaos e rankings, percebi que o mais importante é conseguir ficar acima do ponto de corte pois a maioria do pessoal nem chega lá!!!

    E olha… estarei aqui a partir de agora hein!!! vai ser longa viagem mas vou embarcar nesse trem…

    obrigado pelas dicas :)

  39. Emanuel amigo, to sonhando com esse concurso há tres anos… agora que terinei a faculdade gostaria de tentar. Porem to perdido, não há curso preparatorio e nao tenho material adequado!!!!!! sou veterinario, será que vc poderia me informar onde encontro material específico dessa area?

    Ah! e sobre essas video aula, onde eu consigo?

    obg. :)

    1. .
      Olá, Thiago Cezar! Sobre o material específico p/ veterinária não temos como te ajudar, por enquanto. Contudo, em breve, tentaremos criar um blog c/ os aprovados da sua área. Então, será + fácil eles te ajudarem. Ah, vi que você deixou comentário no depoimento da Priscilla, aproveite e veja também o da Janaína, que também é veterinária. Sobre as vídeoaulas, você as encontra no link da Loja Virtual aqui no site. Pode conferir o conteúdo programático. O material é de qualidade e não falo só porque “está à venda no nosso site” e sim porque estudei por ele também (e passei). Thiago, mas não foca tanto na sua prova específica agora, começa teus estudos focando bastante em conhecimentos gerais, esse é o diferencial. Bons estudos, Kelly.

  40. Olá Emanuel! Primeiramente não posso deixar de parabenizá-lo pela iniciativa do blog. Simplesmente maravilhoso!!! É uma demonstração clara de amor ao próximo, ajudar gratuitamente.
    Bem, tenho algumas dúvidas.
    Quantos são chamados para o exame físico? Só aqueles q estão dentro do número de vagas ou chamam a mais para o caso de haver reprovação? Outra coisa, como se da essa etapa? Temos apenas que fazer os exercícios estabelecidos no edital ou avaliam também algum tipo de performance?
    É uma etapa muito rigorosa? Quanto tempo de preparo físico?
    Muito obrigada pela atenção.

    1. Oi Helene,
      Olha, esse número varia, eu mesmo não seu qual é o critério que a Escola adota, pois, o número de majorados é diferente para as especialidades. Esse número deve ser um número “de coerência”, porque não adianta também chamar 200 majorados para outras etapas se o número de desistências ou motivos de incapacidade dos aprovados é muito baixa, quando muito 3 ou 4 pessoas são chamadas da majoração.
      Quanto às outras etapas do certame (Exames físicos e de saúde), tem que fazer tudo o que está previsto no edital, sem mais nem menos, são as etapas mais simples do certame.
      Um bom preparo vai depender de você e uma orientação profissional, pois, cada pessoa tem seu corpo e ritmo de pegar condicionamento físico. Procure conversar, mesmo que informalmente, com qualquer professor de ed. física. Diga para ele o que você precisa fazer, daí ele vai te dizer uma estimativa melhor. Entenda que eu não posso chutar tipo “você deve se preparar por 4 meses”, dai você responde pra mim: “Sou tri-atleta não preciso disso tudo”… Condicionamento físico é algo bem pessoal.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto

  41. Koshiba é excelente.

    e este comentário de Emanuel também: “A 1ª leitura é só p/ conhecimento de todo o conteúdo histórico (sem se preocupar em fixar logo conteúdo de cara ou passar marca texto), depois, vc dá um tempo e faz uma 2ª leitura, aí nessa sim, vc lê c/ foco no concurso, destacando as partes principais. E lá na frente, quando tiver bem perto da prova, vc faz uma revisão rápida lendo apenas os trechos que vc grifou.”

    A primeira leitura é só um direcionamento, a segunda é exploratória, na terceira leitura você faz uma apreensão básica, a partir da quarta já é possível a consolidação da aprendizagem, momento em que você desenvolve seus próprios métodos de fixação de conteúdo e de correlação dos assuntos já estudados.
    Lembrando que estudar história é entretenimento! Vai lendo e relendo e relendo que logo estudar história vira um hábito.

  42. Olá, Emanuel!

    Parabéns pelo seu blog! Fiz a prova este ano e fui reprovada em história. Estudei pela apostila do Cprem e pelo livro do Boris Fausto. Qual livro de história da última bibliografia vc me indicaria?

    Obrigada!

    1. Olá, Victória,
      Obrigado! Olha, 1º não deixe que essa reprovação faça de História do Brasil a vilã do concurso, faça dessa matéria seu grande foco na preparação do ano que vem! Quanto à apostila do Cprem, acho bastante resumida, não fornece subsídio suficiente p/ um bom entendimento dos fatos. Agora o livro do Bóris é básico, tem que estudar por ele sim. Vc estudou tentando fazer mais de 1 leitura? A 1ª leitura é só p/ conhecimento de todo o conteúdo histórico (sem se preocupar em fixar logo conteúdo de cara ou passar marca texto), depois, vc dá um tempo e faz uma 2ª leitura, aí nessa sim, vc lê c/ foco no concurso, destacando as partes principais. E lá na frente, quando tiver bem perto da prova, vc faz uma revisão rápida lendo apenas os trechos que vc grifou. Bem, foi assim que eu e minha esposa estudamos pelo Boris e passamos! Ah, os livros que ela gostou muito dessa última bibliografia foram: “Formação das almas”, dá um bom entendimento sobre República (federalismoXcentralismo), Negros da terra (sobre índios e bandeirantes) e História geral do Brasil (Yedda Linhares, nível um pouco mais complexo). Agora, garantimos pra vc q não há início de estudo sem um bom livro de “2º grau”, desses bem básicos, pq mesmo não estando na bibliografia, vc começando por um “genérico”, conseguirá entender bem melhor os “específicos de dadas partes da história”. Nós estudamos pelo Koshiba. Bons estudos!
      Forte abraço.

  43. Bom dia 1° TEN !
    Primeiramente, pelo que pude entender pelo site da Esfcex a turma desse ano se formou, então, meus sinceros parabéns e desejo muito sucesso ao senhor.
    “Segundamemente”, gostaria imensamente de saber qual foi a sua pontuação na prova de conhecimentos gerais no ano passado.

    Grato!

  44. Emanuel,

    Primeiramente, parabéns pela dedicação, persistência e aprovação.

    Muito bom o seu blog. Percebe-se que tu é um cara muito organizado e disciplinado.

    Gostaria que tu fizesse um post falando sobre a preparação física para a prova (se é que houve) e sobre os exames médicos necessários para o ingresso no EB. Penso na decepção daqueles que estudam e se dedicam, conseguem a aprovação, mas não são aprovados nos testes físicos ou apresentam problemas nos exames médicos. Conheceste algum caso nesse sentido?

    Abraços!

    BRASIL ACIMA DE TUDO!

    1. Olá, Júlio.
      Obrigado!
      Olha, preocupe-se coma prova escrita porque é o principal! uma etapa por vez, cara! depois vc pensa no teste físico, é tranquilo, basta preparação pós-prova.
      Depois escreverei algo sobre a parte física.
      Um abraço e bons estudos!
      Emanuel.

  45. Emanuel,você usou alguma técnica como a leitura dinâmica para assimilar a grande quantidade de livros que tinha para estudar?Usou alguma técnica de anotação como os mapas mentais para poder revisar?

    1. Jonatha, não usei nenhuma téCnica de leitura. Tive 2 anos de preparação, então, posso te dizer com toda franqueza que se vc se planejar a médio e longo prazo vc não precisará de nenhuma técnica milagrosa…o segredo é estudar com organização e foco. Quanto a anotações, sim, eu fazia resumos e marcava os livros com “marca texto”, 90% das minhas revisões eram na fonte, ou seja, nas marcações dos livros.

      Forte abraço,

  46. Emanuel, em relação a tatuagem… Tenho uma no tornozelo e hoje fui atrás de fazer um orçamento pra retirar! Quase caiu pra trás :) O dermatologista, por coincidência, é militar da reserva, e segundo ele, eu não deveria me preocupar com isso. Ele acha que não será motivo de eliminação. O que vc acha?!
    Qual teu email pra eu te mandar a foto!

  47. oi Emanuel, boa noite! preciso de uma ajuda e se possível de um conselho, irei concluir a faculdade de informática em dezembro de 2012 e a minha pergunta é: seria legal eu fazer a prova deste ano para aprimorar os meus conhecimentos e saber o grau de dificuldade da prova ou não fazer e ir estudando pela as provas anteriores e ir me preparando lendo os livros?

    Fico no aguardo campeão.

    1. Olha, se vc tiver grana para gastar com a inscrição, eu recomendo. Mas veja só, essa recomendação é somente se vc realmente já estiver estudando há no mínimo uns 5 meses para esse concurso, pois, atingirá o objetivo principal(“Testar” seu conhecimento) e também lhe servirá como um grande estímulo. Seria mais ou menos assim: “vc se inscreve e esquece que não é pra valer. Encare como sendo a última chance da sua vida, mas é claro com muito planejamento e energia nos estudos”. Na minha 1º tentativa eu estava na metade do curso, e estudei pouco menos de 1 ano pra essa teste(“simulação”). Eu encarei como se fora real. Caso vc tenha começado a estudar há muito pouco tempo, vc apenas sentirá a euforia de estudar para o concurso, mas poucos resultados efetivos, porque nesse caso vc não estaria avaliando seu grau de “maturação” da sua preparação, não seria algo planejado e bem controlado.
      Neste último cenário, eu recomendaria vc a pensar mais estrategicamente que com a emoção, faça simulados com provas anteriores, faça a prova deste ano quando disponibilizarem no site…etc…

      SEU PROJETO DE ESTUDO ESTÁ SOB SEU CONTROLE, MOSTRE ISSO PRA ELE!

      Abração e bons estudos.

    1. Oi Kaio, seguinte, tenho vídeos-aulas de História, Geografia e Portugues. Posso vender pra vc, daqui a pouco vou te passar um email informando o conteúdo e um valor.
      Se vc se interesar, podemos negociar.

      Grande abraço,

  48. Olá Emanuel!
    Meu nome é Letícia, sou do RJ.

    Parabéns pela sua grande conquista!
    Parabéns também pela iniciativa de compartilhar suas experiências de uma forma tão didática como está colocando, são poucas as pessoas que se dispõem desta forma, vc parece até um professor escrevendo (rsrs).

    Descobri esse mês, por acaso que a EsFCEx abria vagas para Magistério em História, li todo o edital, li seu blog, li todos os links do próprio site da EsFCEx, vi a grande quantidade de livros da bibliografia (me assustei!:) ), mas me encantei com tudo o que li e me despertei pra essa realidade, nunca foi meu sonho entrar para o militarismo, mas creio que nessa vida, tudo tem seu tempo certo para acontecer. Termino minha graduação em dezembro/2011 e pra variar estou super atarefada com a monografia, os estágios e as demais disciplinas e além disso, ainda trabalho (2ª-6ªfeira), me deu uma vontade enorme de tentar a prova esse ano (2011), mas não sei se estou somente emocionada com tudo o que vi, por isso gostaría de uma opnião sua, apesar de o conteúdo de história estar fresquinho na minha mente, tenho consciência de não estar preparada para as demais matérias, você acha realmente válido tentar ainda nessas condições que estou ou seria melhor me calçar para o PS 2012? Espero sua resposta, ah e mandei um cnvt pro seu orkut se puder me add, tah bom.

    Um abraço!
    Saúde, paz e sucesso nessa brilhante carreira!
    Mais uma vez parabéns!

    1. Oi Letícia, obrigado pelos elogios, rsrsrs
      Vou tirar um tempo na próxima semana para falar um pouco como é a rotina aqui dentro.

      Aguarda só mais um pouquinho…

      Quanto a sua dúvida em fazer ou não o concurso desse ano, eu aconselharia vc a “mergulhar” o quanto antes no espírito desse concurso. Ele é muito diferente dos outros. Vc fazendo a prova deste ano, mesmo tendo pouco tempo para a prova, vc irá ganhar conhecimento pra o próximo e o principal: “motivação”.

      O fato é que vc tem pouco tempo para estudar. Até o dia da prova são menos de 60 dias, mas, isso não quer dizer que seja impossível. Sou bastante sincero com vc, tem muita gente que já está estudando pra esse concurso e já deve ter alguns meses na dianteira.
      Por isso, acredito que o seu pensamento deve estar voltado para o futuro, montando um bom planejamento de estudo.

      Eu mesmo fiz meu planejamento pensando e duas etapas, a primeira, eu também estava terminando a facul, então, fiz o concurso só pra conhecer e ampliar meus conhecimentos, estudei o máximo que pude(sem atrapalhar a facul).Estudei as disciplinas de conhecimento geral (Português, geografia, e história e idiomas), pois, a idéia era de no ano seguinte, estudar a específica + revisões das disciplinas de conhecimento geral.

      Comigo deu certo, desejo que pra vc também,
      Sucesso e bons estudos,

      Grande abraço, Emanuel

  49. Olá Emanuel, vc sabe dizer qual o melhor livro de Geografia para se estudar? Aquele que engloba a maior parte dos assuntos cobrados e com mais clareza?Estou tendo dificuldades, pois o livro que tenho é muito bom, mas não possui todos os assuntos.Gostaria de uma dica para adquirir um outro para maior suporte.Obg cara!

    1. Olá Diego, desculpa não ter te respondido antes o seu post, estava como span e eu não tinha visto.
      Seguinte, o melhor livro de geografia não tem, normalmente os autores não são bons em todas as matérias, as vezes um determinado autor que falar sobre tudo e acaba pecando porque se fosse fazer isso, teria que escrever 1000 páginas num livro, como ele tem em média 200 a 300, “escreve meia boca” e o livro não presta. Vc tem que procurar não um só livro, é um conjunto de livros-chave.

      Os melhores, ou pelo menos, os que eu me dei muito bem foram os que eu indiquei aqui no blog em: http://www.rumoaesfcex.com.br/2010/12/18/iniciacao/

      Camarada, grande abraço e bons estudos.
      Sucesso em setembro!

  50. Olá Emanuel, estou iniciando minha preparação para Esfcex, mas minha área é Jurídica. Gostei de suas dicas…só não vi nada quanto à sua preparação física. Tenho receio quanto a esse aspecto, pois disposição, tempo e gosto pelos estudos eu tenho. Meu grande receio é não estar preparada fisicamente para suportar as instruções a que estarei sujeita, especialmente pelo meu porte físico, pois sou pequena e franzina.rs Você fez alguma preparação física?
    abraço

    1. Olá, Cecília.
      Obrigado!
      Olha, preocupe-se com a prova escrita porque é o principal! uma etapa por vez! depois vc pensa no teste físico, é tranquilo, basta preparação pós-prova.
      Depois escreverei algo sobre a parte física.
      Um abraço e bons estudos!
      Emanuel.

  51. Olá, Emanuel!
    Parabéns pelo Blog! É fantástico!
    Fiquei curiosa sobre o ranking, mas não consegui encontrá-lo no blog.
    Poderia me ajudar?
    Meu email é jbbhz@yahoo.com.br
    Muito obrigada e parabéns pela iniciativa e disposição!
    Um abraço,
    Juliana

    1. Olá Juliana, muito obrigado!
      Olha, não tenho mais o ranking, porém, tenho a lista dos aprovados e suas respectivas notas.

      Veja se vc consegue o ranking lá na comunidade “Rumo a ESAEx”.
      Grande abraço e bons estudos!

  52. Parabéns Emanuel, sou formado em História vou prestar o concurso pra ESAEX e CFO-PM da minha cidade, a minha dispulta vai ser comigo mesmo, pois na minha área a média é alta o diferencial vai ser as específicas, pelo que analisei, o indice de acertos na minha área variou em 7.600. vou batalhar para fazer os 8.000 óbvio meu objetivo é 100%. Amigo vc tem o link da referencia bibliográfica da área específica, tanto para meu curso como pro cargo, comunicação social?
    Gostaria de te adc em alguma rede social para manter o contato. http://twitter.com/JARBASBEZERRA

    Abraço

  53. olá, emanuel.

    Como está o andamento do Curso, puxado ? Bem estou seguindo as suas sugestões, estou com uma duvida ? estou lendo Geografia(Marcos Coelho/lygia terra) e Urbaniza(Miltom). Vc me indicaria mais outro livro de Geografia ? pois em Historia a leitura tá showw, com Boris Fausto e Therezinha de Castro.

  54. Olá, meu amigo que bela iniciativa.
    Eu estou muito empolgado e já estudava para concursos ai li sobre o EsAEx e decidi que é ele que eu quero.
    O Vídeo postado acima me ajudou mais ainda. Estou muito emgolpado.
    Que deus te abençoe e me dê forças, e que eu faça minha parte. Até breve no, EB!
    Abraço
    Vamos trocar emails, ramon.rodrigues@gmail.com ou msn: ramon_moc@hotmail.com
    mais uma vez, OBRIGADO!

  55. Olá, Emanuel!
    Faz pouco tempo que comecei a me interessar pelo exército. Na verdade, eu nem sabia que como contadora, que serei, poderia me candidatar ao exército. Dessa forma, tenho muitas dúvidas: sendo aprovada no concurso da ESAEX, pelo que sei, ficarei um ano estudando lá, então, do que se tratam esses estudos, é um treinamento mais voltado para o exército, o que irei aprender? Como irei exercer a minha profissão lá dentro? É possível saber/escolher em que OM vou ficar após o término do ano, caso eu seja aprovada? Obrigada!

  56. Oi Emanuel,

    Acompanho o seu blog desde o final do ano. E acredito que assim como eu, muito estão seguindo os seus conselhos de estudos.
    Acho que seria interessante para aqueles que já leram o seu blog contar agora um pouco das suas esperiências na Esfcex, pois muitos nos perguntamos como é a rotina, quais as oportunidades dentro da corporação durante a subida de patentes, enfim nos passar um pouco da sua percepção e vivência da academia.

    Obrigada.

  57. Emanuel,como vc sugeriu estou estudando pelo Boris Fausto, mas nas revoluções acho ele muito superficial.
    Preciso fazer questões para testar o conhecimento aprendido. Comprei uma apostila, mas acho muito superficial. Teria um site para fazer questões de História?
    O PCI não tem muitas questões de história, e quero fazer questões com o mesmo nível ou maior que o da Prova.
    Estou me praparando para 2012.

    Obrigada.

    1. Olá Helenita, não conheço nenhum site que tenha qustões de história com o nível da prova da EsAEX/EsFCEx, conforme sugerí, a leitura dos livros que indiquei são essenciais para vc adquirir o nível desejado para conseguir uma ótima nota, Ou seja, não adianta vc apenas ler Boris e deixar de ler Sergio Buarque, Celso Furtado e Koshiba. Nas Duas vezes que fiz as provas acertei 8/10 em 2009 e 9/10 em 2010 e durante meus estudos fiz testes apenas com as provas anteriores da EsAEX. É como já falei, as provas anteriores ou exercícios que vc faz é pra testar seu conhecimento e te balizar…. DE NADA ADIANTA PEGAR 1000 EXÉRCÍCIOS e resolve-los pensando que vc vai aprender resolvendo questões…. Não inverta a ordem de aprendizagem.
      A SUGESTÃO QUE EU TE DOU É LEIA TODOS ESSES LIVROS e só depois pegue nas provas anteriores.

  58. Olá Emanuel!

    Sabe me dizer qual a pontuação geral para média para classificação. Tipo você conseguiu fazer 80 pontos(exemplo) no resultado de
    (CG*1) + (especifica*3)/4… quanto seria sufuciente para passar?
    Obrigado!

  59. Olá, Emanuel. Só tenho uma pergunta. No caso de informática aonde “abrem vagas”?
    Ou seja, quando termina o curso onde provavelmente vc vai servir? Em Salvador mesmo?
    Obrigado.

  60. olá, emanuel. Gostaria se vc me permitir, de lhe fazer um pedido, se vc poderia ver com o pessoal de ADM e quais os livros de específica que não devo deixar de ler. Segue e-mail, para resposta: crabebranco@yahoo.com.br ; ficarei em dívida por ajudar e certamente tentarei quitá-la.

    abraço
    claudio

  61. Boa tarde,
    Emanuel a principio gostaria de parabelizar o seu esforço e garra!!! PARABÉNS
    Eu iniciei meus estudos sozinho, peguei as provas anteriores e estou dando uma estudada por ela para iniciar. vou comprar a apostila da CPREM atualizada.
    Gostaria de algumas informações referente a prova intelectual e a prova fisica.
    Quando você esta online no MSN ou SKYPE para tirar algumas duvidas e dar algumas dicas?
    Grande abraço.

  62. Que blz, fiquei sabendo do seu blog. Vi alguns do filmes motivacionais e achei muito showw. Mas estou num dilema interno, mudar de foco pois passei um tempo estudando para a area fiscal. Será que seguindo o teu planejamento, a partir deste mês, dá para passar ano que vem ?

      1. muito obrigado pelo incentivo, agora vejo que meus pensamentos estão livres de duvidas. Para vc, muita força e luz e procure pensar que a cada instrução que se encerrar; a formatura de entrada do pátio estará mais próxima. Fique certo, que vc será meu incentivo para estudo.

  63. Estou lendo de cabo a rabo o teu blog e quero compartilhar contigo que estou impressionada com a maneira que você se preparou para EsAEX. Parabéns e obrigada por compartilhar a tua experiência com diversas pessoas que sonham fazer parte do Exército.
    Depois de ler o teu blog, com certeza me motivou para dar o primeiro passo.
    Obrigada
    Vivian

    1. Que blz Vivian, muito obrigado pelo elogio, fico muito feliz em te ajudar.
      Estude com planejamento e muita dedicação que vc será aprovada.
      Não se esqueça de passar por aqui pra compartilhar a sua felicidade com a aprovação.

      Grande abraço,

  64. Olá, Emanuel!
    Parabéns pela aprovação e pela iniciativa do blog. Muito interessante!
    Gostaria de saber se você incluiu no planejamento um tempo dedicado à preparação física, já que é uma das etapas.
    Caso tenha feito, foi ao longo do ano ou só depois de aprovado na primeira fase?
    Obrigada!

    1. Oi Emmille, não precisa se preocupar com um planejamento rigoroso de preparação física…. A menos que vc esteja muito fora de forma.
      os testes físicos para os aprovados ocorrem em dezembro, então, 2 ou 3 meses antes, procure criar o hábito de fazer atividades físicas buscando atingir os indices do teste físico, intercalando dias de atividades físicas com dias de descanço, no meu caso eu fazia atividade física “dia sim” – “dia não”.

      Mas se vc ver que vai ter dificuldades, procure a orientação de um algum profissional em ed. física.

      Grande abraço,

  65. Oi Emanuel, parabéns pela aprovação! Estou adorando o seu blog com as dicas de estudos e links de livrarias e sites relacionados ao concurso. Eu gostaria de saber se vc já disponibilizou os vídeos do Boris Fausto de maneira mais fácil para baixar, porque eu ñ consigo baixá-los pelo site do domínio público. Obrigada e um abraço.

    1. Olá Janaína, eu não consegui disponibilizar os vídeos não, porque minha internet é muito lenta, tentei disponibilizar várias vezes mas a conexão é interrompida.
      O curso aqui em salvador já começou e tá uma correria muito grande, vou ficar devendo essa.

      Abração,

  66. ola estou perdida mas sempre ha uma luz no fim do tunel noossa sou de pedagogia e ha 5 ou 6 anos nao abre vaga para a area entao resolvi começare a estudar sera que vai abrir e estou na duvida de fazer o cprem e nao sabrir as vagas adorei as suas dicas vou segui-las mas como posso saber se tera vaga na minha area? Aguardo resp. obrigada>

    1. Merielen, procure investir no seu preparo intelectual…. se vc puder faça um cursinho, caso vc não consiga se preparar sozinha, seja proativa! não aguarde abrir vaga pra vc iniciar sua preparação, investimento financeiro em estudos sempre tem retorno. Seja nesse concurso, em outro ou pra vida.
      Grande abraço,

  67. Emanuel,

    Boa noite!

    Antes de tudo, parabéns pela aprovação e obrigado pelas dicas.

    Abusando um pouco da sua bondade, o curso em DVD do Diego(português) vale mesmo a pena? Estou na dúvida se compro ou não…

    Abs.

    1. Leandro, esse é um material de apoio. Em uma escala de 0 a 10, eu classifico com um 7 essas video-aulas.
      Pra mim valeu a pena todos os vídeos que indiquei, pois, como relatei, tinha dificuldade em decorar todas aquelas regras de gramática, com as video-aulas, aprendi por OSMOSE.
      Também não posso dizer compre o DVD do Diego que vc vai passar….para mim não houve uma “única fonte” ou a “melhor fonte”, foi o conjunto dos livros e dos videos que me ajudou.

      Sucesso, Emanuel Peixoto

  68. Olá Emanuel, acompanho sua página e fico muito feliz com sua iniciativa de compartilhar todas as suas experiências para este concurso.Muito obrigado por essa humildade e respeito com todos nós candidatos que iniciam essa fase.Sempre ouvi de que é necessário para este certame a leitura dos livros constantes na bibliografia, porém a minha dúvida é se tenho que ler todo o conteúdo desses livros ou separar os tópicos que caem na prova.Como foi a tática de estudo dessa bibliografia no seu caso?Grande abraço e continue sendo esse exemplo de humildade.

    1. Alan, seguinte:
      A leitura da biliografia é muito recomendada porque amplia as tuas chances . Isso não quer dizer que vc não possa conseguir a aprovação sem os livros da bibliografia. Eu recomendo vc estudar com o máximo de livros que vc conseguir da bibliografia mesmo, pois, conhecendo-os, vc começa a pensar sob a ótica do avaliador.

      A outra questão que vc levantou foi sobre se deve ler todo o livro ou estudar os tópicos que caem na prova. Seguinte:
      No meu planejamento de estudo, eu estimei o tempo necessário para cobrir toda a bibliografia oficial, então, vi todo o conteúdo do concurso. Seria mais ou menos vc planejar estudar a mais que o necessário para em uma eventualidade vc possa ter uma “gordurinha pra queimar”. Por exemplo, a banca do ano passado mudou, e o perfil da prova tb, mas a banca continuou seguindo a bibliografia, o que mudou foi a formar de abordagem das questões. Se eu estivesse me confiando a penas no perfil da prova dos últimos anos teria me “estrepado”.
      Se vc sabe que precisa atingir um nível de eficiência 70% pra passar vc tem que focar seu nível em 80%.
      Esses 10% a mais, “O PLUS”, vc alcança estudando pela bibliografia indicada, os vídeos e por alguns bons livros de fora da bibliografia tb.
      Esse seu “PLUS” será o seu diferencia em relação aos seus concorrentes. Ele dará uma gordurinha pra vc poder queimar em situações adversas, como: mudança no perfil da prova e aqueles dias que vc não está com sorte. Na minha prova eu errei algumas questões bem elementares, ainda bem que eu tinha umas gordurinhas pra queimar durante a prova, porque havia estudado além do necessário.

      Grande abraço e bons estudos, Emanuel Peixoto

  69. Ah, querido até chorei vendo esse vídeo! Obrigada pelas palavras. Eu sigo no propósito da vitória. Não é nada fácil pra mim, tenho uma filha de 1 ano e 4 meses que depende, substancialmente, de mim. E, quando olho para o rostinho dela, vejo o quão é a força que ela me dá. Todas às vezes que eu estiver desanimada, vou fazer o que vc fez, assistir esses vídeos e alavancar os incentivos negativos para fora do meu alcance. Que bom que você, Emanuel Peixoto, existe! :o) Muita luz na sua vida!

  70. Hoje a minha sogra comentou com a minha secretária assim: – Acho que a Flávia não vai passar nessa prova do Exército. Bom…, em se tratando de sogra, não se pode levar nada à sério, e muito menos, ficar pra baixo, por causa disso. Eu sempre digo que tem 9 pessoas segurando a corda para vc recuar e 1 somente, que é você mesmo, com garra e determinação para puxar a corda para a vitória!!! Rumo à EsFCex!! Hu,hu,hu… Desculpe-me Emanuel… não tem nada a ver, mas quis falar contigo hoje. Até.

    1. Flávia, mantenha o foco no seu objetivo. Vitoriosos são aqueles que não se deixam abater pelas dificuldades que aparecem no caminho.
      A jornada até a aprovação é longa e esses comentários desqualificados devem ser encarados como um elemento que amplia a nossa força, daí a vitória é mais gostosa, nossa… muito mais gostosa!

      Olha, durante a minha preparação tive alguns comentários desestimuladores como:
      “cara, tu já sabe que as tuas chance são pequenas, né???”
      “tu vai sair do conforto do teu trabalho pra encarar a vida rígida militar, repense esse negócio…”
      “Já tentei várias vezes e não consegui, tu ta pensando que é chegar e passar é?”.

      Todos têm algumas experiências como essas e que devem ser encaradas como um incentivo, um grande “ENERGÉTICO”.

      Toda vez que batia o cansaço de estudar eu assistia alguns vídeos da EsAEX e isso me dava uma energia muito grande, porque eu me via lá, fardado e provando para as pessoas que não me davam créditos que era possível sim, só dependia de mim.

      Dá uma olhada no vídeo abaixo e perceba quantas mulheres “GUERREIRAS” devem ter passado pelas mesmas dificuldades.

      http://www.youtube.com/watch?v=dmOeVYczOLw&feature=fvsr

      Abração e continue com foco nos estudos que vc consegue.

  71. Olá Emanuel, começei os estudos para a EsFCEx este ano ( Jan 2011 ). Os assuntos cobrados em prova são os que podemos encontrar no site, ou precisamos ter noções de outros assuntos que não foram mencionados no site. Minha área é Administração. Obrigado.

  72. Emanuel, olá. Sobre os vídeos do site Domínio Público, vc conseguia assistir até o final? Os vídeos Brasil 500 anos travam na metade pro final. Pôxa, é uma pena, pois estava gostando. :/

    1. Oi Flávia, seguinte, na época que eu estava estudando eu consegui baixar todos os vídeos, são uns 3Gb.
      Vou tentar disponibilizá-los pra download de forma mais fácil e organizada, pelas categorias dos vídeos, Colônia, Império, República, etc…

      Se não conseguir colocar na internet, gravo em um DVD e posto via correio pra vc.

  73. Valeu Emanuel… Parabéns velho pelo o seu blog. Era isso que eu estava procurando e se eu conseguir passar vou te procurar lá no EB. Rsrsrsrs Abraço!

  74. Emanuel, me tire uma dúvida sobre a pontuação mínima na prova de Conhecimentos Gerais. O candidato terá que acertar 50% de Geografia, História e assim, sucessivamente? Se, assim o for, na específica há também esse requisito? Obrigada.

    1. Oi Flávia,
      isso mesmo, a nota de corte é 50% em “CADA” diciplinas. Vc deverá no mínimo atingir esses indices para não ser desclassificada. Quanto a estimativa de pontuação para classificação na quantidade de vagas da sua área, recomendaria vc a verificar na comunidade “Rumo a EsAEX” o ranking do ano passado.

      Grande abraço,

  75. Viviane, eu comprei os livros de conhecimento gerais em um sebo, pela estante virtual e em menos de 2 dias chegou…..vc tem que olhar la a qualificação do vendedor, e dai então usar o pagamento digital, que caso ocorra algum problema vc pode cancelar o pagamento e não perder o dinheiro.

    espero ter ajudado tb.

    um abraço

  76. Oi Emanuel! Parabéns pela aprovação e pela iniciativa deste site, stá sendo ótimo para mim! :) Queria lhe perguntar se vc chegou a comprar livros por esses sites q vc colocou aqui. Procurei nos sebos/livrarias onde eu moro e não achei quase nenhum, estava pensando em pegar nesses sites, porém ainda fico meio receosa com compras pela internet…rs Abraços

    1. Oi Viviane,
      seguinte, eu comprei muitos dos meus livros de específica na “Nova Tempo Real”, pois tem uns preços bem baixos. Quando possível, dê preferência para pagamentos via boleto, assim vc não se arrisca a passar dados do seu cartão em transações não confiáveis na internet. Essa é minha sugestão.
      Já o site “Estante Virtual”, foi indicação de um colega que havia comprado os livros de gerais lá. A fonte é confiável.

      Existem muitos outros sites por aí como a submarino ou a saraiva, mas estes nem sempre tem preço competitivos com os sites que falei, mas no final das contas o que vc deve fazer mesmo é a simulação de compra em vários lugares e comparar o preço, pois vez ou outra as livrarias on-line fazem promoções boas.

      Grande abraço e bons estudos.

      1. Olá!!!Meu nome é Lidiane,sou estudante de Filosofia e vejo na EsAEX,uma oportunidade de ter uma independência financeira para continuar meus estudos,como mestrado e doutorado.Porém tenho receio em não ter vagas para essa categoria no magistério.Alguém poderia me informar sobre essa minha duvida.

        Desde já eu agradeço..

        1. Lidiane, infelizmente nunca ouvi falar de abertura de vagas para sua especialidade neste concurso, mas, recomendo a vc entrar em contato com a escola através do email deles ou telefonar para lá.
          Sucesso.

  77. Olá Emanuel, primeiramente, Parabéns pela aprovação e pelo site! É de grande valia coletar informações dadas por um vitorioso.
    Abraços,
    Isabelle.

  78. Oi, Emanuel, estou me formando em analise e desenvolvimento de sistemas este semestre e pretendo fazer a EsFCEX este ano, mas estou um pouco perdida nos estudos, gostaria de dicas mais detalhadas, se possivel me add no msn p/ conversarmos melhor e se possivel voce tirar mais duvidas minhas…Obrigado, abraços.

    1. Oi Gabriela, o objetivo é compartilhar algumas experiências que deram certo pra mim e que alguém poderá coletar uma coisa ou outra que achar interessante. O que eu posso dizer pra vc é que funcionou pra mim.
      A proposta deste blog não é “dar o peixe”. “Não espere fórmula mágica para aprovação, isso não existe”. O caminho é longo e é necessário muita energia”, por isso, se vc não tiver um bom planejamento as suas chances serão muito restritas.

      Vc falou que está um pouco “perdida” nos seus estudos… qual é a sua dificuldade pra ver se eu consigo te ajudar?

      Grande abraço, Emanuel Peixoto.

      1. Bom dia, Emanuel.
        Eu estou começando a cursar Direito quero prestar a prova da esaex. Fui soldado e quero voltar para o EB.
        Gostaria de saber a melhor maneira para me prepara para a prova levando em conta que acabo de começar a faculdade?

        1. Olá Daniel, a primeira dica que eu te dou é você fazer um bom planejamento dos seus estudos.
          Para isso, recomendo que você faça uma leitura das dicas existentes aqui no site, vai te dar um “norte”… O resto é intuitivo, vai depender mais de você do que de mim.

          Forte abraço meu amigo, sucesso nos estudos.

    1. Parabéns meu caro, gostei muito de sua História de vida e da superação… Sou ex-aluno de Colégio Militar, assim como você, filho de Militar, não levei tão a sério a oportunidade de entrar na Espcex, quando era aluno de Colégio Militar, Sou tecnólogo em Redes de Computadores,e agora quero voltar a fazer parte da familia “Braço forte, mão amiga!”, estou iniciando o meu projeto de estudos e se Deus quiser este ano estarei lá!
      Abraço e bons estudos para todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *

Emanuel Peixoto