EXECUÇÃO

Se você fez um bom planejamento dos seus estudos, então, executar o plano será mais fácil e organizado.

Agora, você vai seguir o plano que fez. Se durante o percurso do seu projeto de estudos você precisar fazer ajustes no plano, faça. De repente você descobre que precisa dar mais enfoque em um determinado grupo de estudos ou desfocar de outro… Ou você precisa aumentar/diminuir a carga de estudo.

Lembre-se que você também tem que ajustar o seu planejamento a sua capacidade de executá-lo, por exemplo: Se você só dispõe de 3 horas diárias de estudos, seu planejamento deverá ser adaptado para as suas possibilidades. Você é quem conhece os limites do seu corpo e da sua mente, então, trate de adequar o seu planejamento a sua capacidade de estudar… Nada de exagero.

Algumas pessoas podem estar se perguntando: “ora, porque os outros conseguem e eu não consigo passar, apesar de estudar tantas horas….”.

O que será que acontece com essas pessoas? Acredito em basicamente 2 fatores:

1º fator – Ausência ou mau planejamento dos estudos.

Existem pessoas com muita vontade e garra nos estudos, passam várias horas estudando, mas pularam as etapas que vimos anteriormente (Iniciação e planejamento), ou seja, veio direto para o “executar”, sem ter um projeto definido e um plano de estudo.

Também ocorre de pessoas fazerem um planejamento incoerente, do tipo: “vou passar logo no primeiro ano se estudar 12h por dia pra compensar…”, pra mim esse é um dos erros mais graves, porque, pode gerar uma falsa ideia que quantidade é qualidade, e se no outro ano o(a) camarada continuar nesse mesmo esquema, é muito provável que alguém que tenha feito um planejamento coerente ultrapasse-o(a) estudando bem menos horas diariamente.

Por exemplo, alguém pode passar 4 anos estudando 2 horas diárias em um projeto estimado de fato em 4 anos e ser aprovado no tempo que foi planejado (“4 anos”), do outro lado,  alguém que estuda 12h diariamente pode passar os mesmos 4 anos tentando….

2º fator – O momento.

Acontece de o(a) camarada estar super preparado, mas, no momento da prova algo o(a) tirou a concentração, não estava num dia bom ou a banca modificou o perfil de questões dela . Isso acontece. Mas, lembre-se que isso apenas poderá alongar a duração do seu projeto, nunca terminá-lo, pois, só termina na próxima tentativa quando você for aprovado.

Em todo o bom projeto você deve estar preparado para que os riscos não lhe atrapalhem ou que o impacto seja o menor possível.

Aqui vão umas dicas que segui a risca para executar meu planejamento de estudo.

* Concentração

Tente se concentrar o máximo possível nas leituras, principalmente quanto o assunto é novo pra você. Digamos que você leia desatentamente um assunto, este provavelmente se tornará um assunto desinteressante pra o seu subconsciente e nas próximas leituras você talvez nem perceba, mas sua mente desejará se desfazer daquilo.

* Local de estudo

Tenha um local isolado para estudar. Um local que não permita ou que tenha o mínimo de interferências na sua concentração.

* Material sempre a mão

Tenha o seu material de estudo próximo a você, assim você não perde tempo procurando ou deslocando-se atrás deles.

* Cansaço

Quando estiver cansado, procure relaxar com coisas que sejam úteis para o seu estudo, por exemplo, quer ver televisão??? Esqueça as novelas (para as meninas), esqueça o JN, fantástico zorra total etc…agora você só tem vídeo aulas de gramática, história, geografia e inglês. Não deixem de baixar no YouTube ou comprar os vídeos que indiquei no blog anterior…

Quer assistir um filme de verdade?, Assista algo sobre a nossa história, por exemplo:

“Policarpo Quaresma, Herói do Brasil”

http://www.youtube.com/watch?v=p1TcMS9CXXA

“Mauá – O Imperador e o Rei”

http://www.youtube.com/watch?v=wFR1rbtzhmc

“Guerra de Canudos”

http://www.youtube.com/watch?v=YQyzIZNJ1aM

Dentre outros mil…

* Otimize suas revisões.

Eu costumava fazer marcações com “caneta marca-texto” nos textos interessantes dos livros, além disso, também escrevia os comandos, nomenclaturas, abreviaturas em uma ou mais folhas A4 que sempre estavam nos livros correspondente. Sempre passava nessas anotações antes de reler o livro ou passar o olho pelas marcações. Caso encontrasse algo interessante novamente, vazia a devida marcação e anotava na folha se fosse importante.

* Coisas difíceis de aprender

Eu aprendi 3 coisas muito interessantes

1º-  Fazer meus próprios vídeos. Existe um programa bem bacana chamado “CANTASIA” ele grava o desktop do computador enquanto você mexe na máquina, também captura o áudio do microfone, então pra matérias que eram “foda” de decorar eu fazia um PowerPoint com os conceitos e ia comentando (falando), como eram vídeos eu assistia dezenas de vezes, daí, por osmose o assunto entrava no meu cérebro.

2º – As aulas do vestibulando, pelo menos as principais de gramática, eu converti para *.mp4 para assistir no celular, onde eu estivesse. Também tem gente que converte para *.mp3 pra escutar no celular, mp3 player, etc… Tudo é válido pra você estar imerso a assuntos de estudo o máximo que você conseguir.

3º – Coloque listas de comandos ou nomenclaturas que você terá que decorar em locais de grande visibilidade pra você, por exemplo, os comando de LINUX E WINDOWS estavam pregados na parede da cozinha, junto à mesa, pois sempre que ia comer, obrigatoriamente tinha que passar o olho nos comandos…hehehehe..

Bem, com atitudes simples eu pude otimizar a execução do meu plano de estudos, assim, eu estava quase sempre rodeado e imerso nos estudos.

Como estou de férias esse mês de fevereiro, farei o possível para terminar hoje ou amanhã o relato do meu projeto (“Controle e Monitoramento” + Encerramento) e fazer um resumão de dicas.

O próximo passo é focar as dicas um pouco mais técnicas para o pessoal de informática.

Grande abraço, Emanuel Peixoto.

35 opiniões sobre “EXECUÇÃO”

  1. Boa tarde Ten Emanuel!

    Primeiramente parabenizo pelo excelente site, pois depois que o conheci estou muito mais motivado em realizar meu sonho, por mais difícil que pareça.
    Bom, gostaria de saber se as bibliografias mudam de ano em ano? E a prova de língua estrangeira, exige muito?

    Abraço

    1. Obrigado, Reginaldo,
      Nos últimos anos tem sofrido alteração sim. A prova de idiomas é muito fácil, decoreba de regras gramaticais e tradução e textos simples.
      Além do mais, idioma não reprova sonzinha. Você deve fazer uma média de 50% em gerais, mesmo que você tire “zero” em inglês, e na soma das outras matérias faça 50% ou mais na média, então você não é reprovado. Leia o Edital, acho que isso não mudou!
      Boa sorte!

      1. Obrigado!
        Mais uma coisa, o senhor conhece atualmente algum site ou alguém que tenha materiais bons?
        Infelizmente ainda não disponho de recursos para comprar os livros listados na bibliografia.

        Deus abençoe!

        1. Reginaldo, a verdade é a seguinte:
          Se você não tem condições agora, então, busque a forma para que no futuro você tenha e possa tirar proveito disso.
          Um projeto como este é de médio para longo prazo, então, você pode tentar criar essa condição, por exemplo: planejando mudar de emprego, planejar passar em um concurso mediano primeiro, poupar…poupar… e poupar… se isso é uma premissa para seu projeto então, execute essa fase antes… tudo é uma questão de evolução, eu também não tinha condições de investi muito dinheiro em livros quando eu era soldado, mas depois, tive 10 anos trabalhando em outros lugares para evoluir profissionalmente e alcançar o nível que precisava para poder investir em mim, investir nos estudos. Ninguém tem peninha da gente porque não temos dinheiro para comprar livros.

          Se você está pensando em um projeto de curto prazo que é um projeto muito difícil mesmo para quem todos os materiais, então, só tem uma alternativa para você: pegar livros em bibliotecas, emprestado com amigos, entrar em comunidades para pedir material digital, ou pesquisas na internet.
          Se você não tem dinheiro para investir em livros ou apostilas hoje, desejo de coração que amanhã você tenha, CRIE ESSA CONDIÇÃO PRIMEIRO, ou estude por outras fontes… mas nunca desista!

  2. Olá bom dia, estou iniciando no mundo dos concursos sou enfermeira e vou tentar ano que vem o Esfcex, na cidade que eu moro não tem cursinho preparatório específico vou fazer EAD, vc teria alguma indicação? E quando ao material de estudos as apostilas especificas não são suficientes?
    Vc comprava os livros de acordo com a bibliografia do edital.
    Desde de já te agradeço seu blog é super interessante, estou começando agora e nem por onde começar.
    Obrigada.

    1. Olá, Alessandra, tudo bem?
      Olha, só, não existe apostila milagrosa, você deve deve ter diversas fontes de informações, conforme dicas já passadas aqui no site.
      Já comece conseguindo alguns livros da bibliografia… compre, pague emprestada de amigos ou bibliotecas, junte os recursos que você irá precisar e bons estudos!

  3. Olá, Manuel!
    Fiquei com muita duvida de como fazer as revisões. Procurei ler algumas coisas mas ainda estou em duvida. Tipo estou estudando história, cheguei na parte da primeira republica. Porém, os conteudos anteriores não sei se deixo tipo um dia da semana pra revisar (tipo no sabado) , e se reviso voltando lendo o livro novamente ou só as anotações que eu faço. E as provas anteriores se faço sem ter visto o conteudo todo.

    Abraços!

    1. Olá, Aline!
      A escolha da melhor forma de revisar o conteúdo é uma decisão bem particular de cada candidato. Vc deve testar mais de uma estratégia e verificar qual será aquela que te fará render mais. Ex: particularmente, sempre fazia marcações e anotações nos livros que eu lia, então, costumava fazer as revisões lendo somente os trechos destacados e não o livro completo e, também, não deixava um assunto muito tempo sem revisar. Quanto às provas, só respondia qdo já tinha estudado aquele determinado conteúdo, era até uma forma de revisar os assuntos já vistos. Não respondia questões de assuntos ainda não papirados. Bons estudos!

  4. Permissão Ten. Emanuel boa tarde, estou bem decepcionada comigo por não ter seguido com o projeto logo depois que não consegui passar noa primeira tentativa fiz meu planejamento baseado no seu em 2010, mas como minha formação (pedagogia) não sai todo ano na efcex relaxei quando vi que não abriria vaga para pedagogia no próximo ano. Hoje me vejo novamente capaz de voltar ao meu planejamento, mas lembro que foi muito complicado pra mim com relação a material de estudo, daí queria saber do senhor se é possível o senhor passar aquele material do vestibulando que o senhor comenta na inicialização? acredito que aquele material possa me auxiliar melhor do que os vídeos que consegui naquela época, com relação aos livros pretendo pegar emprestado nas bibliotecas e ficar por lá alguma horas do dia pra estudar. Hoje tenho bem mais tempo do que naquela época para estudar porém não mais tanto tempo para conseguir passar pois os anos passaram bem rápido. Tenho uma nova motivação coloquei na minha cabeça que quero ser OFICIAL DO EB. Atualmente estou no meu 5º ano sgt temporária do EB aqui em Brasília, me adaptei ao ambiente militar e acredito que posso ser uma ótima oficial…Obrigada pelo seu blog ele continuará sendo meu ponto de partida para meus estudos.

  5. Olá Emanuel estou fazendo o planejamento de meus estudos comprando livros, vou iniciar agora o 4º e ultimo ano da faculdade…E para me ajudar gostaria de saber se você esperou terminar sua faculdade para começar o projeto?

  6. Oi tira uma dúvida … tenho os livros da bibliografia , alguns de edições anterior e outros de novas edições……sera q tem muita diferença de uma para outra?

  7. Oi Emanuel, tudo bom???
    Busquei provas no pci concursos, porém só tem de 2011. Procurei em teu site também e não encontrei. Você pode me passar algum link onde eu possa encontrar as provas anteriores da esfcex? Vou fazer para magistério em Biologia.

    Um abraço e fique com Deus!!!
    Muito obrigada pela ajuda que tem dado.
    =)

  8. Emanuel, desculpa a insistência mas qual é o nome do programa que grava a imagem do computador e o som? já vi aqui no site mas esqueci onde está.

    obg.

  9. Oi Emanuel, tudo bem?
    Rumo a Belém?
    Estive em Belém/PA ano passado, fiquei um ano na cidade.
    Tenho uma dúvida.
    Estava lendo no site da ESFCEX “Orientação ao Candidato”, para os aprovados/2011, e no mesmo consta uma lista de Uniformes.
    Para mulheres é solicitado Maiô…eis minha dúvida…tem que saber natação?
    Durante o curso existem treinamentos onde o aluno deverá saber nadar?
    E mais uma pergunta, para ADM é obrigatório ter registro no CRA?
    Muito Obrigada Emanuel, muitas bençãos para vc e sua esposa!
    Abraços
    Ana

    1. Oi, Ana Paula! Sim, Emanuel está partindo p/ Belém (e amanhã!…). Olha, não é obrigado o candidato já saber nadar, haverá aula de natação no CFO. Quanto ao registro da profissão, sim, é necessário. Obrigada e muitas bênçãos p/ você também! Ana Kelly.

  10. Olá, pode divulgar meu email pra trocar material de gerais e informática.
    Tb tem o site atepassar.com podemos criar nosso grupo de estudos lá e fazer simulados, questões e tirar dúvidas.
    Outra coisa Emanuel, existe um assunto mais cobrado? Tipo Linux, Java?
    bjs
    carol

  11. Olá emanuel,não estou conseguindo achar bibliografia dos anos anteriores, vc pode me ajudar?como posso achar?vi q vc gravava as matérias q tinha difículdade, como faço isso?obrigada

    1. Oi Fabiana, a relação de assuntos e bibliografia estão no site da escola(http://www.esaex.ensino.eb.br), pode ser que a bibliografia de anos anteriores tenha sido removida do site, mas a do último concurso está lá.
      Recomendo você a estudar a mais recente, pois, ela está condicionada para algo mais próximo ao que você irá se deparar no ano seguinte.

      Com relação à gravação de assuntos que tinha dificuldade, era o seguinte: Eu gravava minha voz juntamente com a tela do computador, fazendo resumos…repetia a gravação varias vezes, então era impossível não aprender… mas isso, só para assuntos chatos de decorar.

      Forte abraço,
      Emanuel Peixoto.

  12. A verdade é essa fazer um curso presencial seria por esse motivo por não ter perfil de estudar sozinha mais ainda sim agradeço suas dicas vou procurar segui- las apesar de exigir muita disciplina. Vc mencionou que no primeiro ano vc estudava entorno das 23 hs até 2:30, 3 hs, depois que vc pediu conta do serviço como era seu planejamento? Estudava quantas horas de manhã, a tarde, a noite, parava quanto tempo pro almoço, tirava algum tempo pra descansar ou ia direto? E a vida social, lazer, família como ficava?

  13. Bom Emanuel adorei seu blog suas dicas, estava com a mente fechada como começar, não havia tempo suficiente pra que eu pudesse alcançar esse meu objetivo então me desanimava nisso devido a falta de tempo. Sempre tive a vontade de entrar pra Forças Armadas fiz o curso em Administração visando está minha vontade. A pouco tempo fiquei desempregada acredito que a hora chegou de eu aproveitar esta oportunidade pra eu me dedicar bem mais aos estudos. Agora como trabalho autonomo com vendas posso fazer o meu horário não tenho pressão de ngm superior e tenho ainda outras revendedoras que podem está revedendo quando eu tiver em prol dos estudos. E vou usar meu tempo de casa meu seguro pra me manter por um período e comprar os livros necessários. Só que eu consigo estudar sozinha mais aprendo bem mais com as aulas presenciais, estou pensando em fazer um curso presencial o ano que vem, o que vc acha? Lógico com um excelente planejamento pra que a execução seja mais excelente ainda.

    1. Olá Priscila, que blz que vc tem tempo para planejar seus estudos. Essa é a chave para o sucesso, juntamente com muita dedicação aos estudos, claro.
      Olha, recomendo vc a fazer um curso presencial se vc tiver muita dificuldade em alguma matéria e/ou se vc não tiver perfil pra estudar em casa sozinha. Mas no geral, um bom planejamento, execução e monitoramento da evolução dos seus estudos podem ser mais que suficiente.
      Leia as dicas que dou e tente extrair alguma idéia que vc se identifique.

      Grande abraço,

  14. Olha aqui em Santa Catarina, estou realizando meus estudos aplicados e certeiros…. Espero compartilhar minhas descobertas com vcs. Quem for da Pedagogia eu tenho alguns materiais bons, pois sou Orientador Educacional e trabalho com formação de professores da rede pública.
    Abraços e estudos dedicatos para todos… Os ganhos futuros são incomparaveis.

  15. Poxa emanuel não consigo encontrar nem prova nem bibliografia da área de pedagogia se vc conhecer algém aí no curso que tenha idéia de onde achar esse maerial pra mim seria muito bom, teri um norte, pois estou separando um material mas é muita coisa não creio que caia tudo. Mais uma vez obrigada pela iniciativa.

  16. Gostei muito de como voce planejou seus estudos , estou tentando seguir algo semelhante(comecei por Geografia)…rsrsrs
    os dvd de video aulas já estão a caminho é isso se não for por leitura vai ser por osmose.
    rsrsrs
    abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current ye@r *