EXECUÇÃO

Se você fez um bom planejamento dos seus estudos, então, executar o plano será mais fácil e organizado.

Agora, você vai seguir o plano que fez. Se durante o percurso do seu projeto de estudos você precisar fazer ajustes no plano, faça. De repente você descobre que precisa dar mais enfoque em um determinado grupo de estudos ou desfocar de outro… Ou você precisa aumentar/diminuir a carga de estudo.

Lembre-se que você também tem que ajustar o seu planejamento a sua capacidade de executá-lo, por exemplo: Se você só dispõe de 3 horas diárias de estudos, seu planejamento deverá ser adaptado para as suas possibilidades. Você é quem conhece os limites do seu corpo e da sua mente, então, trate de adequar o seu planejamento a sua capacidade de estudar… Nada de exagero.

Algumas pessoas podem estar se perguntando: “ora, porque os outros conseguem e eu não consigo passar, apesar de estudar tantas horas….”.

O que será que acontece com essas pessoas? Acredito em basicamente 2 fatores:

1º fator – Ausência ou mau planejamento dos estudos.

Existem pessoas com muita vontade e garra nos estudos, passam várias horas estudando, mas pularam as etapas que vimos anteriormente (Iniciação e planejamento), ou seja, veio direto para o “executar”, sem ter um projeto definido e um plano de estudo.

Também ocorre de pessoas fazerem um planejamento incoerente, do tipo: “vou passar logo no primeiro ano se estudar 12h por dia pra compensar…”, pra mim esse é um dos erros mais graves, porque, pode gerar uma falsa ideia que quantidade é qualidade, e se no outro ano o(a) camarada continuar nesse mesmo esquema, é muito provável que alguém que tenha feito um planejamento coerente ultrapasse-o(a) estudando bem menos horas diariamente.

Por exemplo, alguém pode passar 4 anos estudando 2 horas diárias em um projeto estimado de fato em 4 anos e ser aprovado no tempo que foi planejado (“4 anos”), do outro lado,  alguém que estuda 12h diariamente pode passar os mesmos 4 anos tentando….

2º fator – O momento.

Acontece de o(a) camarada estar super preparado, mas, no momento da prova algo o(a) tirou a concentração, não estava num dia bom ou a banca modificou o perfil de questões dela . Isso acontece. Mas, lembre-se que isso apenas poderá alongar a duração do seu projeto, nunca terminá-lo, pois, só termina na próxima tentativa quando você for aprovado.

Em todo o bom projeto você deve estar preparado para que os riscos não lhe atrapalhem ou que o impacto seja o menor possível.

Aqui vão umas dicas que segui a risca para executar meu planejamento de estudo.

* Concentração

Tente se concentrar o máximo possível nas leituras, principalmente quanto o assunto é novo pra você. Digamos que você leia desatentamente um assunto, este provavelmente se tornará um assunto desinteressante pra o seu subconsciente e nas próximas leituras você talvez nem perceba, mas sua mente desejará se desfazer daquilo.

* Local de estudo

Tenha um local isolado para estudar. Um local que não permita ou que tenha o mínimo de interferências na sua concentração.

* Material sempre a mão

Tenha o seu material de estudo próximo a você, assim você não perde tempo procurando ou deslocando-se atrás deles.

* Cansaço

Quando estiver cansado, procure relaxar com coisas que sejam úteis para o seu estudo, por exemplo, quer ver televisão??? Esqueça as novelas (para as meninas), esqueça o JN, fantástico zorra total etc…agora você só tem vídeo aulas de gramática, história, geografia e inglês. Não deixem de baixar no YouTube ou comprar os vídeos que indiquei no blog anterior…

Quer assistir um filme de verdade?, Assista algo sobre a nossa história, por exemplo:

“Policarpo Quaresma, Herói do Brasil”

http://www.youtube.com/watch?v=p1TcMS9CXXA

“Mauá – O Imperador e o Rei”

http://www.youtube.com/watch?v=wFR1rbtzhmc

“Guerra de Canudos”

http://www.youtube.com/watch?v=YQyzIZNJ1aM

Dentre outros mil…

* Otimize suas revisões.

Eu costumava fazer marcações com “caneta marca-texto” nos textos interessantes dos livros, além disso, também escrevia os comandos, nomenclaturas, abreviaturas em uma ou mais folhas A4 que sempre estavam nos livros correspondente. Sempre passava nessas anotações antes de reler o livro ou passar o olho pelas marcações. Caso encontrasse algo interessante novamente, vazia a devida marcação e anotava na folha se fosse importante.

* Coisas difíceis de aprender

Eu aprendi 3 coisas muito interessantes

1º-  Fazer meus próprios vídeos. Existe um programa bem bacana chamado “CANTASIA” ele grava o desktop do computador enquanto você mexe na máquina, também captura o áudio do microfone, então pra matérias que eram “foda” de decorar eu fazia um PowerPoint com os conceitos e ia comentando (falando), como eram vídeos eu assistia dezenas de vezes, daí, por osmose o assunto entrava no meu cérebro.

2º – As aulas do vestibulando, pelo menos as principais de gramática, eu converti para *.mp4 para assistir no celular, onde eu estivesse. Também tem gente que converte para *.mp3 pra escutar no celular, mp3 player, etc… Tudo é válido pra você estar imerso a assuntos de estudo o máximo que você conseguir.

3º – Coloque listas de comandos ou nomenclaturas que você terá que decorar em locais de grande visibilidade pra você, por exemplo, os comando de LINUX E WINDOWS estavam pregados na parede da cozinha, junto à mesa, pois sempre que ia comer, obrigatoriamente tinha que passar o olho nos comandos…hehehehe..

Bem, com atitudes simples eu pude otimizar a execução do meu plano de estudos, assim, eu estava quase sempre rodeado e imerso nos estudos.

Como estou de férias esse mês de fevereiro, farei o possível para terminar hoje ou amanhã o relato do meu projeto (“Controle e Monitoramento” + Encerramento) e fazer um resumão de dicas.

O próximo passo é focar as dicas um pouco mais técnicas para o pessoal de informática.

Grande abraço, Emanuel Peixoto.

Emanuel Peixoto

* Militar do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Instrutor de Informática do Concursando Militar
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Analista de TI do Comando da 7ª Região Militar/Recife-PE
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI, atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA.
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

38 opiniões sobre “EXECUÇÃO”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!