FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1] 2
Assunto: função de um qco direito
mendes
Membro
Postagens: 1
função de um qco direito
on: 29/03/2012 - 12:54

Bom após o término da escola cada um vai para onde o EB escolher certo.

Minha pergunta é a seguinte para pessoas do quadro de direito.

Qual é a função excercida na OM que a pessoa é mandada em geral?

O horario de expediente é qual?

O trabalho execercido na area juridica é muito ao ponto de se levar trabalho para casa?

E em função da hierarquia existe muita cobrança do oficial maior?

De todos os lugares que o EB disponibiliza vaga? Como RJ,SP,AM,MG e DF qual desses é melhor lugar?


Desde já agradeço um forte abraço e parabéns.


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: função de um qco direito
on: 23/04/2012 - 14:33

Função Exercida: Assessor Jurídico ou Auxiliar de uma Assessoria Jurídica (isso vai depender se tiver algum oficial mais antigo que vc na seção). Ex.: em alguns comandos de brigada tem apenas um assessor jurídico, dai vc será o assessor jurídico e terá alguns sargentos (geralmente bacharel em direito) como auxiliares. Em comando de região militar ou de comando militar de área tem vários oficiais, dai vc será "mais um auxiliar".


A função é bem diversificada. Fazem consultas a respeito de tudo. Mas basicamente gira em torno de processos administrativos, e de fornecer subsídios para a AGU na defesa da União em processos de reintegração de ex militares.


O horário de expediente varia de acordo com a OM. Geralmente são oito horas de seg-quinta e meio expediente, na sexta (08 as 12h).


Levar trabalho pra casa – geralmente não. Mas isso depende da unidade que vc tiver. Eu, por ex, trabalho como auxiliar em uma assessoria jurídica. Nunca levei trabalho pra casa. Em algumas ocasiões saimos um pouco depois do expediente, mas isso não é comum de acontecer.


Cobrança – isso existe sim, mas dentro dos limites. Ninguém mete o bedelho no teu trabalho não.


Lugar melhor – acho que isso não existe. Ou melhor, existe, de acordo com as preferencias de cada um. O que é melhor pra mim, não é melhor pra outros. Vai de cada um.


Espero ter ajudado, e qualquer coisa, pode me perguntar.


renatogodoy
Membro
Postagens: 1
Re: função de um qco direito
on: 21/07/2012 - 15:16

Sargento Cavalaria, você poderia me ajudar com uma dúvida?

Depois de formado, o Ten QCO de Direito poderá ir para quais cidades? Sei que pode ser qualquer cidade do Brasil, mas quais são as OM´s que têm vagas para o pessoal do Direito, normalmente?

Obrigado, e forte abraço!!!


Marcelo Carvalho
Marcelo CarvalhoMembro
Postagens: 7
Re: função de um qco direito
on: 22/07/2012 - 19:41

Seu post foi muito interessante e importante, merecia maior exposição no site, parabéns pois me sanou algumas dúvidas.


Guest
Membro
Postagens: 201
Re: função de um qco direito
on: 22/07/2012 - 20:59

Excelente explicação! por isso, que eu sempre solicito que os usuários do site utilizem o fórum para perguntas, pois sempre tem alguem para colaborar com a comunidade.


Sobre uma maior exposição do tema, sim, estam sendo produzidos vários artigos falando sobre o dia a dia de um QCO em diversas especialidades.

O convite foi feito a todas as árease estamos recebendo os artigos aos poucos, pois, depende da boa vontade dos colaboradores.


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: função de um qco direito
on: 23/07/2012 - 13:37

Renato Gody,


Desculpa a demora em responder.

Não são todas as Organizações Militares que tem previsão de um QCO Direito. As vagas são mais para comando de Brigada, comando de Região Militar e Comando Militar de Área.


Procura por esses quartéis que eu citei neste link, pra vc ter uma ideia: http://www.exercito.gov.br/web/guest/quarteis.


Boa sorte…


Vitor Queiroga
Membro
Postagens: 4
Re: função de um qco direito
on: 01/10/2012 - 19:07

Gostaria também de agradecer ao colega pelas informações!!


Já procurei MUITO na internet sobre o dia-a-dia de um QCO Direito e nunca achei nada!


Gostaria de saber mais algumas coisas (se possível!):

a) há atividade física diária?


b) existe a possibilidade de se inscrever em cursos que seriam destinados mais especificamente a oficiais combatentes (Selva, Paraquedismo, entre outros)? Varia conforme a disponibilidade de vagas ou por sermos do QCO não teriamos chance de participar?


Desde já, muitíssimo obrigado


Sucesso a todos!


Vitor Queiroga


Paula Souto
Paula SoutoMembro
Postagens: 3
Re: função de um qco direito
on: 19/01/2013 - 10:58

Olá. Muito boas as explicações.

Gostaria de saber se existe muita transferência de Oficiais de Direito, e se o pedido de movimentação por interesse próprio costuma ser atendido, e normalmente em quanto tempo?

Gostei bastante das informações sobre o trabalho. Em regra o Oficial de Direito trabalha mesmo em sua área? Ou acontece de ser utilizado em tarefas que não exigem conhecimento jurídico?

Obrigada desde já!


Formada em Direito e aprovada no concurso da EsFCEx 2012.

nbastos
Membro
Postagens: 3
Re: função de um qco direito
on: 19/03/2013 - 22:18

Será que é muito difícil ir trabalhar nos estados do Ceará, Piauí ou maranhão?? Abraço a todos


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: função de um qco direito
on: 20/03/2013 - 10:53

Paula,


Via de regra, trabalha na função sim. Vai trabalhar em Assessorias Jurídicas. São formados para isso, não tem como ser diferente. Colocar em outra função seria incoerente. Ado aado, cada um no seu quadrado… hehehehehehehe


Poderão ocorrer pequenas e esporádicas missões no dia a dia. Mesmo assim, não são muitas, pq o ritmo de trabalho nas assessorias jurídicas é bem intenso.


Boa sorte…


Páginas: [1] 2
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.113 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube