FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1] 2 3 4 5
Assunto: A nova concorrência
zaratos
Membro
Postagens: 32
A nova concorrência
on: 05/08/2012 - 23:42

Peço licença a todos para traçar algumas considerações particulares sobre nossa concorrência. Realço o qualitativo “particulares” para deixar bem claro que não passa de uma reflexão própria acerca do novo dispositivo do edital.


Houve uma mudança significativa na consideração dos pontos para a aprovação. Anteriormente o candidato, quando fizesse a prova de Conhecimento Gerais (CG), deveria lutar para conseguir 50% em cada matéria para não ser eliminado sumariamente do certame. Quem não fizesse cinco questões em Inglês já estaria eliminado, em História e Geografia, idem, na dificílima mátria de Português, também. Servia muito para restringir o público que fosse prestar a prova, pois o trio Geografia-História-Inglês não é comum ser encontrado nos concursos públicos, principalmente em nossa área jurídica. Podia até imaginar as pessoas abrindo o edital e torcerem o nariz imaginando “O que é isso? Outro Vestibular?”. Bem, essa modalidade de correção somada à exigência da aprovação na OAB ceifava muitos concorrentes.


Para a próxima prova as coisas mudaram. Salvo engano, são ao todo 30 questões em CG, não mais 40, e é possível continuar na disputa fazendo 15 pontos do total. Senhores(as), pode-se errar todas as questões de Inglês e ainda estar concorrendo a uma vaga, o mesmo para as outras matérias, contanto que se consiga o somatório de 15 nas demais. “E daí?” E daí que aquelas pessoas que se sentiram desencorajadas no passado pela exigência de uma nota mediana em cada matéria não precisam mais se preocupar com isso.


A prova ficou mais democrática. Agora ela dá mais ênfase ao conhecimento jurídico, deixando a prova de CG menos preocupante. Portanto, agora, grosso modo, ela beneficia um grupo e onera outro. O diferencial que separava as pessoas que se dedicavam exclusivamente para esse concurso ficou mais tênue, pois há a possibilidade de errar mais questões de CG. Sendo mais claro: quem vinha pegando forte essas matérias com vistas a, quem sabe, um desempate terá que ter um desempenho muito melhor na parte jurídica; aqueles que se dedicavam exclusivamente à parte jurídica, pela exigência dos outros concursos, podem ficar mais relaxados, pois têm mais chances a partir de agora.


Talvez possam parecer inócuas essas observações, mas uma análise simples dos resultados do último concurso demonstra que o panorama de classificação seria muito diferente. Houve pessoas que se deram mal em uma ou outra matéria de CG, mas eram muito boas em Direito. Eu mesmo sou um exemplo inverso disso, pois fiquei “bem colocado” (42º) porque não fui eliminado em nenhuma matéria, apesar de ter sido apenas mediano em Direito.


A concorrência ficará mais acirrada, portanto melhor. A vitória terá um gosto mais doce para os que tomarem as vagas. Mas, em resumo, acredito que serão mais beneficiados os que estão estudando com dedicação para esse concurso.


Outra coisa (somente mais essa) que eu gostaria de observar: O fórum de Direito é um dos que menos tem atualizações. VAMOS LÁ, PESSOAL!!!!! Sei que estão aí. Vamos colaborar, discutir, motivar-nos, aproveitar esse espaço que temos. Pois se uma coisa é certa, é que gostamos de escrever.


Senhores(as), que Deus nos abençoe e nos faça dignos da aprovação.


(Essas observações também servem para as outras áreas de conhecimento)


kezia
Membro
Postagens: 4
Re: A nova concorrência
on: 06/08/2012 - 16:07

Caro colega Zaratos, interessante a sua análise sobre a concorrência, mas temos, ao menos hipoteticamente, uma chance a mais em relação aos colegas que fazem concursos em geral. Nossa prova Esfcex será no mesmo dia da prova da Câmara dos Deputados, que já tem a fama de um dos concursos mais disputados do Brasil, tendo em vista os altos salários. Assim, acredito que vários concorrentes deixarão de fazer Esfcex para se dedicar para à Câmara. Então, ao menos em relação a estes candidatos, não temos muito com o que nos preocupar. Assim espero… Rsss…


zaratos
Membro
Postagens: 32
Re: A nova concorrência
on: 07/08/2012 - 01:06

É isso mesmo, Kezia. São poderosos candidatos a menos.


Quer saber quem realmente me preocupa? São os 10%. Esses são os que estão realmente estudando com olhos nesse concurso. Os que querem realmente vestir o verde-oliva. São as pessoas que chegaram perto no último concurso em conjunto com aquelas que estavam esperando só a qualificação que as habilitassem à matrícula (OAB, conclusão do nível superior…) e os fortes candidatos que acordaram para uma vida militar, seduzidos pelo brilho da farda.


Mas, ao final, Kezia, o que realmente vai importar é como faremos a prova. Cada um, sozinhos, teremos de enfrentar aquelas folhas de papel reciclado e provarmos a nós mesmos que somos capazes.


Sucesso para você e para todos os que estão se dedicando.


Deus nos abençoe.


Ed Araújo
Ed AraújoMembro
Postagens: 15
Re: A nova concorrência
on: 07/08/2012 - 22:33

RESUMINDO

Não precisa ter o mínimo de 50% de acerto pra cada matéria de conhecimentos gerais;

basta acertar no mínimo 15 questões de CG para estar 'apto'


Excelente!


Graduando em Análise de Sistemas – FATEC/Jundiaí

zaratos
Membro
Postagens: 32
Re: A nova concorrência
on: 07/08/2012 - 23:57

Salve, camarada Araújo.


É muito bom que as pessoas da caserna se façam presentes no forum.


Com relação a sua observação, gostaria de fazer algumas ressalvas. É que nos concursos anteriores existiam 40 questões de Conhecimentos Gerais, mas só o trinômio Geografia-História-Português contavam para pontuação; enquanto que Inglês só respondia pela a aptidão ou não, uma maneira de testar um mínimo de proficiência (não contava pontos).


O panorama na próxima prova será diferente também pelo fato de a pontuação feita em Inglês contar para o somatório total para CG, não será um simples método de nivelamento.


Portanto, guerreiro, não é simplesmente o fato de acertar as 15 questões e ficar descansado se preocupando apenas com a prova específica. Deve-se fazer o máximo de pontos possível, pois muitas vezes essas matérias transformaram candidatos em alunos do CFO.


Força e Garra, companheiro.


Deus seja louvado.


kezia
Membro
Postagens: 4
Re: A nova concorrência
on: 08/08/2012 - 01:06

Sucesso a nós!!! Nos vemos em 2013 em Salvador!!! Rssss…


zaratos
Membro
Postagens: 32
Re: A nova concorrência
on: 08/08/2012 - 01:14

Se Deus assim quiser estaremos todos juntos AQUI em Salvador. Faço questão de ser guia turístico para meus valorosos companheiros de farda.


Enquanto isso… vamos queimar as pestanas.


Filipe Soares
Filipe SoaresMembro
Postagens: 38
Re: A nova concorrência
on: 08/08/2012 - 11:22

Olá, Pessoal!


Estou vendo que estão todos preparados para batalha.


E tem uma palavra biblica que traz a tona nossos esforços ela é bem assim:


"AQUELE QUE BUSCA ENCONTRA; AQUELE BATE ABRIR-SE VOS HÁ"


Vamos com Fé, porque Deus é por nós, e assim sendo quem será contra nós???!!!!


A Paz de Deus com todos!!!


Rumo ao EsFCex, Em nome do Senhor Jesus, que é o Rei dos Exércitos!!!!

Que Deus ouça minha oração e cumpra meu desejo.

zaratos
Membro
Postagens: 32
Re: A nova concorrência
on: 09/08/2012 - 00:50

Com certeza, Felipe.


Senhores(as), até o momento são quase 8500 inscrições registradas. Acredito que bateremos fácil o número do ano passado que foi de mais de 12000 (espero estar errado). A boa notícia é que somente metade realiza o pagamento e tem sua inscrição deferida. Até agora são pouco mais de 2650 inscrições com essa qualificação. Está mamata, não?!


Mudando um pouco de assunto… por sugestão de alguns amigos, pensei em abrir um post sobre a vida militar. Eles acharam interessante esse site do Emanuel, mas notaram que os assuntos sobre a vida na caserna são raros e que as pessoas têm uma visão um pouco diferente da realidade em que vivemos.


Bom, como o tema pode ser um pouco ácido, não farei isso sem o consentimento/interesse dos(as) senhores(as). O que acham????


Deus sempre à frente.


douguito
Membro
Postagens: 5
Re: A nova concorrência
on: 09/08/2012 - 01:40

Eu tenho interesse em saber. Conte-nos, por favor.


Páginas: [1] 2 3 4 5
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.099 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube