FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Operadores Lógicos
nathisu
Membro
Postagens: 8
Operadores Lógicos
on: 14/08/2012 - 13:23

Oi Pessoal,


Abri esse post pois quando revisei o conteúdo de operadores lógicos, relembrei da faculdade, vi que não tem muito mistério…

Fiz alguns exercícios e questões de provas do concurso anteriores, mas parei em uma questão que apesar de simples, levei um bom tempo para resolver

Espero que eu esteja ajudando alguém… Até porque eu sempre tenho aquela sensação de que só eu não sei quando tenho alguma dificuldade, mas sabemos que as vezes tem alguém na mesma situação!


18. (2008 QCO 2009) Considerando a representação de números na notação (nnnnnnn)b, onde b = base de numeração, assinale o valor correto da operação (X)10 = (45)8 XOR (72)16:


a)13

b)25

c)46

d)78

e)87 (resposta certa)


Eu tinha começado tentando fazer a conversão de (45) base 8 e 72 base 16 para binário diretamente da tabela de conversão, o que ao final não apresentou nenhuma das alternativas da questão =

Depois me dei conta que não é simplesmente converter pela tabela, e sim o melhor seria passar de octal e hexa para decimal, e por ultimo passar para binário, fazer a operação XOR e depois transformar novamente para decimal para ter a solução da questão (letra e = 87).

Então vamos lá, fiz desta forma:


Converter 45 base 8 em base 10 = 37 base 10

Converter 72 base 16 em base 10 = 114 base 10


[45 base 8 = (5×8^0)+(4×8^1) = 5 + 32 = 37 base 10]

[72 base 16 = (2×16^0)+(7×16^1) = 2 + 112 = 114 base 10]


Depois transformei da base 10 para base 2, através da divisão sucessiva, para depois poder fazer a operação XOR:


37 base 10 = 100101

114 base 10 = 1110010


Então:

0100101

XOR 1110010

= 1010111 (transf. resultado para base 10)


(X)base 10 = (1×2^0)+(1×2^1)+(1×2^2)+(1×2^4)+(1×2^6) = 1 + 2 + 4 + 16 + 64 = 87.


Então é isso pessoal…

Que todos façamos uma boa prova dia 30 de set!


Nathalie


Luciano
LucianoMembro
Postagens: 36
Re: Operadores Lógicos
on: 14/08/2012 - 13:48

Valeu Nathalie! Ótima dica e boa sorte dia 30/09!


Estudando feito louco pra passar!

alexcastilhobr
alexcastilhobrMembro
Postagens: 17
Re: Operadores Lógicos
on: 16/08/2012 - 23:27

Olá Nathalie!


A questão sobre XOR está mais do que batida nos concursos de informática, acho difícil aparecer algo relativo a esse assunto. Mas a parte de conversões é quase certa de aparecer algo.


Você foi pelo caminho mais longo que existe e lembre-se que muitas conversões podem ocasionar erros de cálculo e principalmente perda de tempo, evite o desgaste e use métodos mais simples.


Posso lhe sugerir? Analise esse caminho e compare ao que você usou e tire suas conclusões:


Questão: (X)10 = (45)8 XOR (72)16:


(45)8 -> Converter para binário.


Conversão rápida:

4

421

111 -> 100

5

421

111->101


Logo (45)8 é (100101)2


(72)16 -> Converter para binário.


Conversão rápida:

7

8421

1111 -> 0111

2

8421

1111 -> 0010


Logo (72)16 é (01110010)2


XOR: (Ou exclusívo = Ou um, ou o outro. Se os dois forem verdadeiros será falso, ou se falso e falso será falso)

00100101

01110010

———

01010111


Só que a questão pede na base decimal, agora é só transformar pelo método rápido:


128 64 32 16 8 4 2 1

0 1 0 1 0 1 1 1


Logo: 64 + 16 + 4 + 2 + 1 = (87)10


Valeu? :)


Luciano
LucianoMembro
Postagens: 36
Re: Operadores Lógicos
on: 17/08/2012 - 03:13

Pow Alex, que dica em "veio"… Valeu mesmo! Abraço e boa prova!


Estudando feito louco pra passar!

nathisu
Membro
Postagens: 8
Re: Operadores Lógicos
on: 17/08/2012 - 13:59

Oi Alex!!


Com certeza sugestões e dicas são muito válidas. O tempo é precioso na hora da prova!!!


Pelo que entendi, a única diferença do método que usei para o seu, foi que vc converteu direto para binário no início, e eu converti para decimal e depois para binário, e perdi algum tempo.


Porém o restante do desenvolvimento da questão seguiu a mesma lógica, fazendo o XOR e depois convertendo o resultado para decimal.


Tive uma certa dificuldade para fazer essa questão, sendo que é muito bom saber uma forma de abreviar o caminho para otimizar o tempo na realização da prova!


Nessa mesma linha, vi que em provas dos anos anteriores também caíram questões (álgebra de boole) envolvendo os teoremas (De Morgan)… estudei mas acho que da mesma forma que o calculo do XOR, não deve cair…


Mas to gostando muito dessa troca de ideias!


Obrigado!!!


Nathalie


alexcastilhobr
alexcastilhobrMembro
Postagens: 17
Re: Operadores Lógicos
on: 02/10/2012 - 00:33

Galera, queria me retratar aqui.


Realmente, a Nathalie trouxe uma questão na qual era a resposta de 4 questões da prova de informática.


Eu mesmo disse que XOR era questão batida, mas foi a peça de fundamental importância na resolução de duas questões.


Espero que todos tenham lido o que eu escrevi sobre o XOR e não tenham prestado atenção no que eu disse sobre 'assunto batido'.


Eu realmente sai da prova bastante decepcionado, não com o meu resultado, mas com a elaboração da prova. As provas de história e português bem acessíveis, geografia de uma forma que eu nunca tinha visto antes. Inglês no mesmo nível.


Só eu achei a prova de informática totalmente mudada? Poucas questões de Linux, uma questão de conversor analógico-digital ADC (Nunca vi isso em nenhum concurso).


Enfim, boa sorte a todos.


fabiokalled
fabiokalledMembro
Postagens: 97
Re: Operadores Lógicos
on: 03/10/2012 - 01:27

Concordo com o alexcastilho, que por sinal queria ter conhecido este adversário a altura e não consegui, pois fizemos a prova no mesmo lugar "Paes de Carvalho".

A prova totalmente alterada, não a reconheci.Circuitos lógicos combinacionais também nunca tinha visto em concurso algum. Geografia estava lindamente difícil juntamente com inglês que não tinha nada a ver com as outras provas de anos anteriores. Espero que você Alex tenha se dado muito bem nas questões específicas pois percebi muito ao longo do tempo que voce estudou muito.


Que cheguem os mais capacitados.


Estudando muito para lograr êxito neste concurso. Sei que a caminhada é longa mas eu gosto de andar heheh. Estarei neste blog para auxiliar no que eu puder e ser auxiliado, pois mais cedo ou mais tarde estarei, como dizem em gírias militares, do outro lado do apito, hehehehe.

alexcastilhobr
alexcastilhobrMembro
Postagens: 17
Re: Operadores Lógicos
on: 03/10/2012 - 12:16

Fale grande Fábio!


Muito obrigado pelos elogios, talvez eu não seja merecedor, mas eu sei que estudei o máximo que eu pude dentro dos meus horários, já que tenho família (2 filhas pequenas) e ainda sou concursado do estado.


Eu reconheci você, eu estada sentado depois da pessoa da sua frente. Mas não podia falar, pois já estávamos em sala. Eu conversei bastante com uma amiga que trabalhou comigo no quartel em que servi durante 6 anos, que sentou à minha esquerda.


Espero que apesar dos contratempos da prova no final você tenha feito uma boa pontuação. Meu maior desejo era ver um(a) paraense papa-chibé passando na prova de informática e mostrando para o país que mesmo com nossa dificuldade didática das faculdades e universidades podemos chegar lá e disputar de igual com qualquer estudante de qualquer lugar do Brasil.


Grande abraço!


Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.098 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube