FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Dúvidas
Diego Oliveira
Membro
Postagens: 11
Dúvidas
on: 21/09/2011 - 12:50

Emanuel,


Gostaria de aproveitar a oportunidade e perguntar sobre livros da bibliografia. Estudei Geografia por um dos livros que vc indicou no blog "Geografia do Brasil – Demétrio Magnoli(2ºd.2005)". Mas na net vi muitas pessoas comentando sobre o livro "Geografia do Brasil – Lygia Terra e Marcos Coelho (2002)". Gostaria de saber se vc chegou a ter contato com esse livro, e se o mesmo realmente é bom. Minha idéia é juntá-lo com esse de Demétrio Magnoli e melhorar minha nota em Geografia.


Outra dúvida é em relação à História. Comprei o livro "História do Brasil – Boris Fausto", e pelo q ouvi o mesmo é o "cargo chefe" da prova da Esfcex.Isso é verdade? Olhando seu blog vi que vc indica o Koshiba e Sérgio Buarque, mas se fosse para escolher entre os dois, qual o melhor? Estava estudando antes de comprá-lo pelo livro "História e Consciência do Brasil – Gilberto Cotrim (1994)", o achei bom, mas bastante resumido.


Por fim, gostaria de sua opinião em relação à fase de teste físico. Enfrentei um dilema antes da prova, pois trabalho 8 horas em uma empresa de informática do Porto Digital, e fiquei dividido entre utilizar meu tempo à noite para estudar ou para me exercitar. Esse ano já sei que não fui aprovado, mas final do ano que vem estarei enfrentando novamente esse dilema. Vc tem alguma sugestão para me dar, com base na sua experiência de preparação e de execução do teste físico? Ele é muito complexo? Depois que o resultado da prova objetiva sair, e aqueles que foram aprovados saberem de tal condição, há tempo hábil para preparação até o dia do teste, ou a mesma deve vir sendo feita antes mesmo da prova objetiva?


Obrigado pela ajuda cara, Deus abençõe vc e seu caminho.


Guest
Membro
Postagens: 201
Re: Dúvidas
on: 21/09/2011 - 19:07

Dos livros que recomendei todos eu li e são suficientes para uma aprovação tranqüila, em todas as disciplinas de CG.

Sobre geografia, não lí Lygia Terra e Marcos Coelho, sei que são bons, se vc puder leia-os também.

Sobre história, Boris fausto é uma excelente bibliografia.


Koshiba e Sergio Buarque são leituras indispensáveis também, conforme orientado por mim no blog. Não conheço "Gilberto Cotrim".


Sobre preparação física, 2 a 3 meses são suficientes demais para ganhar o condicionamento para a prova. No ano passado treinei 2 meses na maior tranqüilidade, treinava dia sim, dia não, e fui aprovado com folga.

É recomendável que vc vá treinando se vc acreditar que pode estar na lista de aprovados, não vai fazer feito uns candidatos que foram reprovados porque não esperavam ser chamados e não estavam se preparando para a parte física.


tonidjr
Membro
Postagens: 2
Re: Dúvidas
on: 13/11/2011 - 22:24

Olá Emanuel,


fico muito feliz por ter uma pessoa dedicada e atenciosa como vc para nos ajudar nos estudos.Assim como vc sou de Pernambuco, fui EV em 2003 e fiz minha graduação esperando uma oportunidade de voltar ao EB.Sou formado em Geografia pela UFPE e fiz o concurso no ano passado ficando em 31º lugar. Minha dúvida é quando vai abrir para Magistério em Geo novamente. Fica muito difícil vc fazer um projeto e inciar os estudos sem ter sequer uma expectativa de quando abrirá outra vaga. O que vc acha que devo fazer? tenho 27 anos e esse sonho de entrar na Esfcex.


att,


Antonio Soares


Guest
Membro
Postagens: 201
Re: Dúvidas
on: 14/11/2011 - 02:55

Olá Antônio, primeiramente gostaria de lhe dizer que vc não deve apenas começar seu projeto só quando tiver certeza que abrirá vaga, pois, se vc ficar aguardando o edital para iniciar seu projeto, então vc iniciará os estudos igualmente com seus concorrentes, isso não te deixará em desvantagem.


Conheço pessoas que esperaram 4, 5 anos pela abertura de vagas em outras especialidades, vai perguntar pra elas se aguardaram abrir vaga pra começar a estudar? Não ficaram marcando bobeira e quando houve vagas conseguiram. Esse não é um projeto fácil, então, o que eu posso te dizer é que se vc não iniciar seu projeto de estudo, tenha certeza que deve existir gente de magistério estudando independente da certeza de abertura de vagas, isso eu posso te garantir, pois, existem muitos militares(Sargentos) que sonham com a EsFCEx também e tem muita gente de magistério.


Quanto à possibilidade de abertura de vagas, posso transmitir o seguinte:


"A EsAEx, formou dezenas de militares de magistério no início/meados da década de 90, como muitos destes já possuíam tempo de caserna, a maioria está se aposentando, então, há grandes possibilidades de abertura de vagas de magistério por esses anos que se seguem." – Essas foram as palavras de uma major da escola.


Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.098 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube