FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: 1 [2]
Assunto: Começando...
Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Começando...
on: 25/02/2013 - 09:24

Oi Bruna…

Tudo depende de quantas horas vc tem para estudar e aguenta estudar…


Eu já sofri muito com isso, e lhe confesso que essa "pressão" por estudar tudo e passar no concurso na primeira, já me fez perder mto do meu desempenho e ainda faz.


Essa cobrança de passar, e ao mesmo tempo ver a pilha de materiais não estudados ou mal compreendidos, faz a gente desanimar.


Eu tento pensar, e digo apenas tento pq é complicado eliminar a cobrança, que temos que estudar um dia após o outro e deixar as coisas fluirem.


Estudo nunca é perdido, podemos tentar outros concursos e aproveitar nosso conhecimento enquanto não conseguimos entrar pro EB…


Bom, mas quanto ao ritmo, isso é pessoal. Tem dias que pego alguma matéria cabeluda pra estudar, que mesmo estudando durante uma hora essa matéria, progrido 6 páginas. Já quando pego uma matéria mais fácil, ou que já li antes, leio 20 páginas… Tudo é relativo. Além disso, creio que temos uma curva de aprendizado, que é muuuuuuuuito longa no início. Vc lê, não entende patavinas… lê de novo, entende 50%, lê de novo, entende 80% e por aí vai.


Não imponha em vc o ritmo dos outros, isso é frustração na certa… Por exemplo, eu estudando 3 horas por dia o livro do Boris Fausto, 6 vezes por semana, numa média de 15 páginas por hora, 3 horas dia, daria umas 3-4 semanas para acabar com o livro. Mas se você me der um livro de outra matéria de informática, rs, eu demoraria uns 2 anos, rs.


Mas para que isso fique mais palpável pra vc, vou te contar minha rotina de estudos. Eu estudo 3 horas por dia, isso com mto esforço e graças a minha grande esposa, que fica com meu filho, cuida da nossa casa, alimentação e das nossas coisas para que eu possa após o meu expediente de trabalho, ir para a biblioteca e estudar essas 3 horas.


Tem dia que não aguento estudar, rs, ai eu não estudo, descanso e no outro dia volto à toda… Claro, não me permito ficar "matando" estudos com frequencia… apenas quando estou mto cansado ,com problemas ou quando tenho que ficar no serviço até mais tarde.


Enfim, tudo varia de pessoa pra pessoa. Tem gente que tem todo o dia para estudar, e passa. Tem gente que estuda 2 horas por dia e passa. Pq no final das contas o que conta é alcançar o nível de conhecimento necessário para ser aprovado… As vezes o cara que estudou 10 horas por dia durante 6 meses, não passe, e o cara que estudou 2 horas por dia durante dois anos, com disciplina, passe. É uma questão de tempo e dedicação para que a gente alcance o nível de conhecimento necessário para passar.


Uns alcançam em 1 ano, outros em 2, outros em 4…. cada um é cada um, tem sua própria vida e parâmetros. Dê seu melhor, mantenha o ritmo (o que considero o mais importante) e não desista. Se você estiver estudando 4 horas e isso estiver fazendo vc ir rumo à desistência, pare, estude duas, mas não pare de estudar. Mais vale estudar 3 horas por dia todo dia, do que estudar 10 horas por dia durante um mês e não aguentar de estresse e parar… eu já passei por isso.


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

Eder
Membro
Postagens: 4
Re: Começando...
on: 01/05/2013 - 13:19

<br />

Quote from rafasgomes on January 22, 2013, 09:07<br />

Olá Bruna !<br />

Continue firme nos estudos ! </p>

<p>No começo parece ser devagar, que tem muita matéria, e tem mesmo, rs…<br />

Mas tudo tem seu tempo e conhecimento a gente acumula… aos poucos quando se tem pouco tempo, e mais rápido um pouco quando se tem tempo disponível…</p>

<p>Acho que o mais importante nesse concurso é manter o foco, o animo, e o sonho !<br />

Fique firme ! </p>

<p>Alex !<br />

Podemos sim trocar experiências, pq material digital não tenho muito…<br />

Mas tenho bons livros, que alias comprei a tempos atras na estantevirtual! </p>

<p>Meu email é rafasgomes@gmail.com caso queira entrar em contato ! </p>

<p>Abraços !


Olá Rafael,

Meu nome e Eder pretendo fazer a prova do ESFCEX, porem estou iniciando meus estudos meio encima da hora, mas meu planejamento e passar ano que vem 2014. Gostaria de saber se podemos trocar alguns matérias, ou atemos esclarecer algumas duvidas…

Muito Obrigado!!!

Att;

Eder


taise
Membro
Postagens: 1
Re: Começando...
on: 03/05/2013 - 14:07

Esse ano resolvi iniciar os estudos rumo à Esfcex. Fiz a prova uma vez, mas nao tinha estudado e fui muito mal.

Agora, resolvi estudar mesmo e até passar! Vou correr atrás do meu sonho, que é ser militar.

No início me assustei com tanta matéria, e ainda estou aprendendo a distribui-las, dividir o tempo para cada uma.

POr isso, gostaria de pedir ajuda. Como está o planejamento de vcs?

Estudam uma materia por mes? Se puderem passar dicas, serei mto grata.


Vou tentar para comunicação social.


Páginas: 1 [2]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.072 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube