FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1] 2 3 4
Assunto: Futuramente os Oficiais do QCO
ceip
Membro
Postagens: 12
Futuramente os Oficiais do QCO
on: 11/06/2013 - 00:16

Gostaria de saber, se há um projeto ou pesquisa, para que os Oficiais do Quadro Complementar de Oficiais do Exercito, poderem assumir uma Organização Militar?


Alex Castilho
Alex CastilhoMembro
Postagens: 53
Re: Futuramente os Oficiais do QCO
on: 11/06/2013 - 08:54

Se você tiver perfil e qualificações para assumir uma OM, tudo é possível. E ainda existe o caso de necessidade e interesse administrativo. Depende de inúmeros fatores.


Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Futuramente os Oficiais do QCO
on: 11/06/2013 - 09:01

Então Alex.

Nunca fui do exercito. Não conheço nada de dentro do exército.

Mas acho difícil essas coisas acontecerem, vc não acha?


Você presta uma prova de uma área, para trabalhar na área.

Tenentes combatentes ficam anos treinando (via de regra) para poder comandar.


Acho que pode ocorrer sim, missões conjuntas. Ex: O cara de informatica ir até um lugar montar alguma infraestrutura. A enfermeira acompanhar um treinamento operacional, etc…


E perceba que eu não quero jogar água fria em ninguém. Pq infelizmente eu sou um reprovado frustrado do concurso da EsPCEx no passado, e o que mais queria era ser operacional um dia… rs


Abraços !


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

Alex Castilho
Alex CastilhoMembro
Postagens: 53
Re: Futuramente os Oficiais do QCO
on: 11/06/2013 - 09:09

Concordo com você Rafael, a possibilidade é muito remota, mas existe.


Claro que o responsável pelo ato administrativo irá tomá-lo apenas em último caso e analisando todas as situações possíveis já que segue o princípio da responsabilidade, mas se não houver outra alternativa com certeza fará por necessidade da administração.


Queria complementar mais uma coisa, vocês serão QCO´s, independente da área, você será treinado para ser um oficial do Exército, não pensem que não desempenharão outras funções.


Ou seja, se você é frustrado com a EsPCEx, pode acabar desempenhando o papel de combatente mesmo sendo um QCO e acabando com esse trauma. :)


Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Futuramente os Oficiais do QCO
on: 11/06/2013 - 10:59

Olha Alex, sinceramente eu queria mto um dia poder ser operacional. Mas tento manter os pés muito no chão para não gerar expectativas exageradas, rs !


Grande abraço


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

Alex Castilho
Alex CastilhoMembro
Postagens: 53
Re: Futuramente os Oficiais do QCO
on: 11/06/2013 - 11:34

Rafael,


se isso for um fator motivador pra você leve em consideração. Sendo um oficial de carreira, pelo que eu saiba, você estaria apto para realizar qualquer curso do Exército, dentre eles Guerra na Selva, Comandos e etc…


Basta ter carcaça suficiente para aguentar, já vi um dentista de carreira tentar o Guerra na Selva. Infelizmente ele não passou na parte teórica do curso, aonde estava apto pela parte física.


rodrigomaia27
Membro
Postagens: 43
Re: Futuramente os Oficiais do QCO
on: 11/06/2013 - 11:42

Ano passado escutei uma conversa de que o ultimo posto do CFO iria passar de Tenente-coronel para coronel. Alguém sabe de alguma coisa a respeito???


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Futuramente os Oficiais do QCO
on: 11/06/2013 - 12:36

Esta mudança já foi implementada sim. Os oficiais do QCO chegam até o posto de Coronel. Dá uma olhada no Boletim do Exército nº 13, deste ano, página 8 e 9. Neste boletim tem todo o plano de carreira. Está no site da Secretaria Geral do Exército – http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/boletins.php


Quanto a exercer atividades operacionais, considero muito difícil. Salvo situações excepcionais, como por exemplo, serviços de escala. Tirar serviço de oficial de dia é uma atividade operacional. Alguns cursos operacionais, dependendo do local em que vc tiver servindo é possível (apesar de não ser comum). Por exemplo, o oficial QCO, servindo na brigada paraquedista virem a fazer o curso básico paraquedista.


Quanto a comandar, acredito que, se for possível, é apenas para Organizações Militares não operacionais, como por exemplo, um oficial QCO de contabilidade comandar alguma ICFEx (inspetoria de contabilidade e finanças do Exército). Nem sei se é possível, vou procurar me informar sobre isso, pq nunca vi acontecer. Mas, caso seja possível, será nesses termos.


Comandar OM operacional, nunca. Como o amigo falou ai em cima, os oficiais combatentes são formados pra isso. Estudaram muito tempo pra isso. Como um sábio filósofo falou uma vez "ado aado, cada um no seu quadrado".


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Futuramente os Oficiais do QCO
on: 11/06/2013 - 12:44

Rafael,


Vi seu comentário e me permita algumas considerações:


Acho que vc está com a mentalidade mais correta possível. Vc tem que entrar sabendo que não vai ser um oficial operacional (o que não impede de vir a exercer alguma função operacional). O oficial do QCO não é operacional. Como o próprio nome diz, é um quadro complementar. Como dizemos na cavalaria, nem melhor, nem pior, apenas diferente. E com uma função peculiar. Quando vc entrar (e torço para entrar) será para atuar na área de informática, assim como os demais, cada qual em sua respectiva área. Tudo isso é fruto de um estudo sério realizado pelo Exército, para verificar em qual área existe a necessidade. Vc deve concordar comigo que perderia a finalidade o Exército contratar vc para atuar na area de informática e te colocar pra comandar um pelotão de fuzileiros. Se o exército abriu vaga para oficial de informática é pq ele precisa de alguem atuando na area de informática. Do contrário ele abriria mais uma vaga na EsPCEx. Novamente, cito aqui o filósofo que falou "ado aado".


Entretanto, existem formas de vc vir a exercer funções operacionais, como citei acima. Vc pode pedir cursos, pode servir em organizações operacionais e mesmo que indiretamente, ser um oficial operacional.


Só pra esclarecer, não foi uma crítica, apenas quis expor meu ponto de vista. Torço pelo seu sucesso, camarada.


Jaqueline
JaquelineMembro
Postagens: 30
Re: Futuramente os Oficiais do QCO
on: 11/06/2013 - 13:11

Rafael, apesar de todas as características de apoio que tem um quadro complementar, quero te animar um pouquinho:

Recentemente, conheci um veterinário com o curso de Guerra na Selva.

Quem sabe um dia? :)

Torço por vc.

Abraços!


Páginas: [1] 2 3 4
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.123 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube