FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1] 2 3
Assunto: Um Desabafo
Marlon Vargas
Membro
Postagens: 5
Um Desabafo
on: 25/06/2013 - 10:09

Irei fazer um desabafo com vocês, sabem oque é ESTUDAR e ESTUDAR estou um pouco confuso preocupado na verdade não sei oque seria de fato. Faço faculdade de Engenharia de Produção e Administração de Empresas também. E um estágio na Auxiliadora Predial imobiliaria aqui em Porto Alegre RS. Exatamente 10 cadeiras por semana. Fico pensando meu deus até quando, estudando todos os dias o tempo que sobra para Esfcex um grande sonho que está muito perto de acontecer estou sem finais de semana a meses porque tenho uma meta e que chegarei nela rápido estou com 23 anos e termino as duas faculdades com 25. E já estarei preparado para a prova que se Deus quiser e com muito estudo consiguirei passar na primeira tentativa. As vezes fico muito desmotivado com meus estudos com o Futuro talvez. Foi um desabafo ou até mesmo um desespero meu : D Boa sorte a todos e Rumo a Esfecex.


Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Um Desabafo
on: 25/06/2013 - 10:34

Marlon, oi.

Cara, entendo o que sente, mas gostaria de te dizer uma coisa.

Calma. Reduza a velocidade um pouco.

Você tem 23 anos. Você é muito novo, rs. Vc tem exatamente mais de 10 anos para passar no concurso.


Sei que ninguem quer ficar estudando anos para passar em algo que quer muito. A gente as vezes quer "se livrar" logo dessa rotina de estudar, perder noites, convivio familiar, e isso só acabaria (em partes, rs) após o sucesso no concurso.


Uma coisa eu aprendi a muito custo. Cada um tem um limite, cada um sabe até onde pode ir. Se você vai além, o rendimento cai, vc fica tenso, desanimado pq percebe que não esta conseguindo cumprir aquilo que vc estabeleceu como meta de estudos. Mas sera que essas metas não foram muito audaciosas? Pode ser que sim.


Eu acordo as 6:30 da manha, cuido do meu filho para mandá-lo para escola e parto pro serviço. Saio dele as 18 e 30. Começo estudar às 19 horas ou mais. Minha familia ta la em casa, sozinha, isso já me deixa dividido… Ai eu começo estudar e sinto sono… durmo 15 minutos sobre os livros, e vamos lá ! Até as 22 h o negócio flui… após isso minha cabeça começa a ficar dispersa… a concentração cai… enfim, 3 horas por dia, após o serviço, é o que meu corpo consegue absorver. Eu realmente acho que isso não é o suficiente. Minha cabeça me cobra o tempo todo. Me chama de fraco, de molenga, mas infelizmente não vai além disso. E olha que eu sonho com o exército desde os 17 anos, rs. Fiz EsPCEx, fiz ESA, e nada… mas pq eu nunca estudei sério naquela época… Hj eu estudo, hj eu vejo progressos…


Sábado e domingo eu estudo 6 horas tranquilamente, pq posso estudar de dia, faz mta diferença. Não tente fazer comparações com os outros. Do tipo: o fulano x estuda 12 horas por dia.

Antes, passe isso no seu filtro. Se pergunte se a pessoa trabalha… se ela estuda para outras coisas em paralelo, se tem familia e etc… Tudo isso influencia..


No primeiro ano que prestei o concurso, eu tava estudando tanto, que um mês antes do concurso, eu tava tao mal, ansioso, que chutei o balde… bom, lição aprendida.


No segundo ano, eu também me impus a um ritmo mto estressante de estudos e acabei não tendo constancia nos estudos. Estudava uma semana firme, na outra nem tanto. O projeto para o qual trabalho me exigindo mto, enfim… Fui bem em gerais, mas em informatica péssimo.


Esse ano, prometi a mim mesmo, que não ia mais fazer loucuras, setar metas impossivel para mim. Percebi que se eu tivesse estudado 2 horas por dia, em parar, durante esse anos todos, hoje eu estaria mais preparado do que estou.


A ansiedade e o senso de imediatismo são inimigas ferrenhas para nossa mente. E as vezes se exigir mto e o primeiro passo para não passar.

Seja realista consigo mesmo. Não faça corpo mole, mas também nao transforme sua vida num inferno. Vc tem muito tempo para passar. Vc é mto novo.


E é isso. Eu percebi que estudar para esse concurso, as vezes é mais como uma maratona do que um tiro de 100m rasos. A distância é longa, e o esforço deve ser constante. Não é correr feito um louco que vai garantir que você termine a maratona. O corredor de 100m dá tudo de si em 100m… Mas o maratonista corre mais de 40km… rs…


Abraços


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

Rafael Marques
Rafael MarquesMembro
Postagens: 42
Re: Um Desabafo
on: 25/06/2013 - 10:47

Rafael falou tudo!!!

As vezes o candidato sabe muito, estudou bastante para aquele dia "D" mas a ansiedade pode pôr tudo a perder!

Eu estudo há mais ou menos 3 anos, contando com o tempo de preparação pra OAB e posso dizer a você que a vida de estudante é uma verdadeira montanha-russa! Há dias de intenso desenvolvimento, como também há dias em que você se sente triste, desmotivado! No entanto, é exatamente nesses dias assim que é necessário motivar-se! Todo plano de longo prazo tem dificuldades no percurso! Todo sofrimento será recompensado no final, disso todos temos certeza!!


Forte abraço!


Pernambucano com orgulho!
Advogado, sonhador com a carreira militar.

Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Um Desabafo
on: 25/06/2013 - 10:50

Me identifiquei muito o relato do Rafael.


Tenho um filho de 5 anos.


Saio do quartel as 17h, pego meu filho na escolinha. Chego em casa e vou dar um pouco de atenção pra ele. Brincamos um pouco, assistimos TV, fazemos as tarefinhas dele e depois eu começo a estudar.


Isso já é umas 19h ou mais.


Quando dá umas 22h, 23h eu já estou dormindo nos livros. Tento ir até a meia noite todo dia, mas nem sempre consigo. Quando consigo, o rendimento não é tão bom.


Esta é a terceira vez que vou tentar. Na primeira, fui reprovado em inglês. Na segunda fui aprovado, mas muito longe da classificação. Fiquei em noventa e cassetada.


Achei engraçado o companheiro ai falando que a cabeça dele fica chamando ele de fraco, molenga, etc… pq é bem assim que me sinto tb.


Estou com esperanças para esse concurso sim, mas não estou nada confiante, pq sei que não estou estudando o suficiente.


Mas vamo que vamo…


Marlon Vargas
Membro
Postagens: 5
Re: Um Desabafo
on: 25/06/2013 - 10:50

Todo mundo diz para reduzir um pouco, alguns falam que isso é loucura outros nem falam mais =] Entrei no exercito com 18 anos e era Soldado amava aquilo tudo… Tentei ESA rodei 2 vezes na redação. Tentei EPCAR com 16 anos se eu não me engano rodei feio =] Hoje estou decidido que eu preciso voltar ao Exercito está Vida aqui "fora" não tem graça. Estou indo como posso ainda.. Sei que sou muito novo, mas a vontade é muito grande, entrei nesse site Rumo Esfcex faz pouco tempo adorei porque muitos estão em busca de um sonho que eu também estou, estou sempre lendo os assuntos. Para ter motivação pois no meu caso minha familia é contra.


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Um Desabafo
on: 25/06/2013 - 10:54

Marlon,


desculpa a intromissão, mas pq a família é contra?


Marlon Vargas
Membro
Postagens: 5
Re: Um Desabafo
on: 25/06/2013 - 11:04

Tinha um primo de primeiro grau que faleceu no quartel e o pior que ele não queria servir e foi chamado assim mesmo. Estava ele e um colega dele limpando o Fúzil e o colega dele sem querer tinha munição no Fúzil que acertou o peito dele. Minha tia sofre até hoje com essa situação e tudo. Minha tia mora comigo e minha mãe então não posso tocar nesse assunto em casa. Quando entrei no exericto como Soldado passei um inferno por causa disso. A minha familia de modo geral condena esse sonho e tudo.Sei que o Exercito não teve culpa com oque aconteceu, esse sonho é muito pessoal foi graças a deus que conheci esse site porque só ele busco minha motivação.


Abraço.


Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Um Desabafo
on: 25/06/2013 - 11:14

Cara, quem sou eu pra dar qualquer palpite, mas, se me permite alguns comentários…


Em primeiro lugar, tenta, de forma sutil, aos poucos ir tentando fazer com que elas percebam que o que aconteceu foi uma trágica fatalidade. Este tipo de coisa infelizmente acontece, mas é muito difícil. Vc ficou no Exército por um ano e sabe bem como funciona. Existe um controle muito rigoroso. Mas, infelizmente, este tipo de coisa acontece. Lembra pra elas que, apesar de vc vir a tirar serviço de escala e executar outras missões, sua missão será eminentemente administrativa, sem muito contato com armamentos. E fala tb que esse seu sonho é tb para elas. Para poder dar uma vida melhor para elas mesmo.


Quanto ao seu sonho, eu sei bem como é. Continua firma no seu sonho. Dê o seu melhor sempre. Mas respeite o seu limite. Não estou falando pra vc diminuir, mas pra vc ficar atento pra perceber quando vc estiver se sobrecarregando. Vc está no caminho certo e vai conquistar seu objetivo. É "só" não desistir.


Siga em frente.


Marlon Vargas
Membro
Postagens: 5
Re: Um Desabafo
on: 25/06/2013 - 11:17

Foi ótimo ter uma conversa desse tipo, oque sinto e tudo mais.


Obrigado.


Rafael
RafaelMembro
Postagens: 185
Re: Um Desabafo
on: 25/06/2013 - 11:19

Triste caso Marlon…

Eles tem as razões deles para te resguardar… filho é filho, a gente ama demais, rs.


Porém foi um erro humano, o que é grave em situações onde você ter armas em punho. Mas enxergo isso da seguinte maneira…


Meu sogro teve um infarto, alias, quase morreu. Ao ir para o hospital, o médido disse que ele estava com frescura e falou que era dor de estomago (ate então nem meu sogro sabia que estava infartando). Enfim, 8 horas após dar entrada no hospital, o médico acho que ficou de saco cheio dele ainda reclamar de dores, e fez um eletrocardiograma… resultado: foi direto para UTI. Em erro humano que poderia tê-lo matado. Algumas profissões são perigosas por natureza, você tem a vida de outras pessoas sob sua responsabilidade.


Foi uma triste fatalidade o que ocorreu com seu primo. Infelizmente.


Me chamo Rafael, sou de Curitiba e tenho 30 anos. Faz dois anos que tento o QCO informática. Sou casado e tenho um filho de 6 anos. Desejo a todos muita força de vontade para perseverar dia após dia e não se deixar vencer pelo cansaço e pela ansiedade !

Páginas: [1] 2 3
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.101 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube