FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Resolução da questão n 31de Direito
flaviopsa
flaviopsaMembro
Postagens: 48
Resolução da questão n 31de Direito
on: 08/08/2013 - 18:37

Pessoal, a minha dúvida reside na questão n 31, item II da prova do ano 2012/2013. Segundo o gabarito oficial, o item correto é a alínea "a". Todavia, fiz uma pesquisa doutrinária, videos no youtube (REDE ALFA DE ENSINO e SABE DIREITO) e videos da rede LFG para delegado da PF e todos os professores são unanimes ao afirmarem que o item II está correto, isto é, as funções de confiança são preenchidas por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei. Então, futuros colegas oficiais, por que diabos esse item foi considerado incorreto pelo gabarito oficial?


Meu nome é Flávio Passos, sou sergipano, tenho 24 anos, sou formado em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT) e Lic. História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Mauri
MauriMembro
Postagens: 192
Re: Resolução da questão n 31de Direito
on: 08/08/2013 - 21:24

Acredito que seja pq o enunciado da questão traz um conceito melhor aplicável ao cargo em comissão e não à função de confiança.


Este concurso prende-se muito à letra da lei.


O artigo 37, V, da CF diz que:

"V – as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;"


Este dispositivo deve ser dividido em dois, para melhor compreensão:

– as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo;

– os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento.