FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1] 2
Assunto: Novo contingente de oficiais para o exército
daniloballack13
Membro
Postagens: 7
Novo contingente de oficiais para o exército
on: 25/12/2013 - 08:58

Olá td bem? Bom natal a todos primeiramente!!


Gostaria de saber se alguém aí de dentro do exército (ou não) está sabendo dessa nova lei (12.918) que entrou em vigor no dia 20/12/2013, alterando a lei 7.150 e aumentando o contingente de oficiais, subtenentes e sargentos.


Pelo que li o número atual é de 25.968 oficiais, e com a nova lei essa quantidade deverá ser de 40.000. Será que quem está na lista de majoração no atual concurso QCO pode ter esperanças? Postei o trecho da lei que trata da mudança, e quem quiser tbm tem o link:


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:


Art. 1o Os efetivos do Exército em tempo de paz terão os seguintes limites: (Redação dada pela Lei nº 12.918, de 2013)


I – 182 (cento e oitenta e dois) Oficiais-Generais; (Redação dada pela Lei nº 12.918, de 2013)


II – 40.000 (quarenta mil) Oficiais; (Redação dada pela Lei nº 12.918, de 2013)


III – 75.000 (setenta e cinco mil) Subtenentes e Sargentos; e (Redação dada pela Lei nº 12.918, de 2013)


IV – 210.510 (duzentos e dez mil, quinhentos e dez) Cabos e Soldados. (Redação dada pela Lei nº 12.918, de 2013)


https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7150.htm


ju14ninho
Membro
Postagens: 37
Re: Novo contingente de oficiais para o exército
on: 25/12/2013 - 16:46

Olá, então, esse aumento do efetivo militar é excelente, primeiro pelo fato de confirmar ainda mais que ano que vem terá o concurso da Esfcex novamente, pelo fato de ter vagas e o pessoal ter que fazer concurso pra preenche-las, agora a questão de chamar o povo da majoração eu penso que não pode ser possível, isso porque todo o ano antes das inscrições do concurso o exército divulga a listagem do número de vagas para cada área e isso respeita os recursos financeiros dispostos na lei orçamentária anual do ministerio da defesa e consequentemente no gabinete do exército, então não tem como do nada eles ficarem chamando mais gente do que o limite que foi anteriormente posto, justamente porque não se tem dinheiro reservado para tanto.

No entanto, acredito também que ano que vem pode ter a possibilidade de aumentarem o número de vagas paras as áreas, porque já que o efetivo aumentou então estão precisando de gente, por isso pode ser que aumentem o número de vagas mesmo, daí estuda direitinho e espera até ano que vem que vai da certo.


daniloballack13
Membro
Postagens: 7
Re: Novo contingente de oficiais para o exército
on: 26/12/2013 - 09:34

Ah ta, td bem então, sei que eles são bem rigorosos com quantidade, datas, prazos, etc.


Mas tbm sei que de acordo com a necessidade poderiam chamar mais gente! Mais ou menos o que ocorre tbm em concursos pra PM e BM no âmbito estadual, divulgam, por exemplo, um número X de vagas, e no decorrer das fases, quando já se tem os aprovados eles podem chamar mais alguns conforme disponibilidade de recursos e necessidade.


Mas realmente só pensei que existia uma possibilidade, foi mal!


MORMON_sud
MORMON_sudMembro
Postagens: 11
Re: Novo contingente de oficiais para o exército
on: 27/12/2013 - 18:13

Não se animem muito pois o aumento do efetivo deverá ser gradual:


art 1º § 2º – Os aumentos de efetivos a que se refere o parágrafo anterior não poderão ultrapassar, por ano, 10% (dez por cento) do total do efetivo global previsto neste artigo.


daniloballack13
Membro
Postagens: 7
Re: Novo contingente de oficiais para o exército
on: 27/12/2013 - 18:42

Sim, eu li esse parágrafo sobre o aumento gradual, mas pensando que vai ser um aumento de mais de 14mil oficiais pra se chegar nos 40mil, e nas contas de 10% ao ano seriam 1.4000 confere?? Aí tb vou tirar uma parte que chegará ao oficialato internamente (quem já é subtenente) acredito que sobrariam em torno de 1.000 vagas pro restante!!


luisascafutto
Membro
Postagens: 2
Re: Novo contingente de oficiais para o exército
on: 09/01/2014 - 15:27

Comecei a me interessar pelo Esfcex a pouco tempo, sendo assim pouco sei dessa carreira.

Gostaria de saber se vocês acreditam que irá aumentar as vagas para o concurso desse ano?


ddda
Membro
Postagens: 4
Re: Novo contingente de oficiais para o exército
on: 10/01/2014 - 17:46

Eu acredito que seja possível chamar mais do que o número de vagas para esse concurso, pois é um número elevado de oficiais, nada impede mesmo, e quanto ao orçamento, existe sim, pois há muitos prestadores de serviço e temporários no EB, e esse orçamento que envolve esses funcionários, poderá ser para os concursados, em suas áreas e especializações, acredito sim.


Creio que isso acontecerá.

Torço e oro para que isso aconteça, todos aqueles que passaram por esse concurso que ficaram na majoração e mesmo assim se dispuseram a realizar tantos exames médicos e treinaram para uma prova físicas são dignos e merecem ir. E se estão na majoração é porque também suaram bastante em seus estudos


Força, fé e foco


#Deusnocontrole#


flaviopsa
flaviopsaMembro
Postagens: 48
Re: Novo contingente de oficiais para o exército
on: 10/01/2014 - 18:08

A administração pública é norteada pelo princ da legalidade em sentido estrito. Deste modo, a lei aumentando o numero de cargos para oficiais da FA tem aplicabilidade para futuros concursos. Eu acredito que os majorados não serão chamados, exceto se houver alguma desistência, antes da posse do agente.


Meu nome é Flávio Passos, sou sergipano, tenho 24 anos, sou formado em Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT) e Lic. História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

ddda
Membro
Postagens: 4
Re: Novo contingente de oficiais para o exército
on: 10/01/2014 - 22:10

Com certeza o princípio da legalidade deve está presente, e é imprescindível, mas existem outros princípios que associados ao da legalidade também devem ser levados em consideração como a supremacia do interesse público. O número realmente vai aumentar muito e é necessário vários cursos de formação, vários instrutores, em tão pouco tempo, talvez começar esse processo por meio desse ano seja mais interessante e até melhor, pois será um planejamento a longo prazo, mas se o EB tem que chegar aos 40 mil oficiais em tão puco tempo, talvez isso gere um gasto público, além do oferecido pela máquina pública ao EB, enfim, não vi um planejamento nisso tudo, mas se é algo que não pode acontecer, segundo o princípio da legalidade, então o legal de tudo isso, é saber que virão mais vagas, mais chances, mais estudos e mais aprovações.


Fiquem com Deus


fhickmann
Membro
Postagens: 2
Re: Novo contingente de oficiais para o exército
on: 11/01/2014 - 12:34

No ano passado, estava fazendo o CAS, um Cel do EME ministrou uma palestra e mencionou sobre esse aumento de efetivo. O que essa lei mudou é o teto, ou seja, o efetivo máximo aurorizado, o que não significa que irá aumentar de uma hora para outra, e que com certeza vai levar muitos e muitos anos (30, 40, 50) ou nunca irá chegar nesse teto. Serão criadas novas OM's, mas são projetos que irão demorar bastante (construção de instalações, formação de militares, compra de equipamentos, etc). O aumento de efetivo será bastante gradual, e a intenção do Exército é investir em militares temporários para preencher grande parte dessas vagas.


Páginas: [1] 2
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.117 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube