FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1] 2
Assunto: Prova de 2008 ao CFO 2009
Amanda Mello
Amanda MelloMembro
Postagens: 22
Prova de 2008 ao CFO 2009
on: 21/07/2014 - 22:55

Estou um pouco confusa com o gabarito da prova de português de 2008.

O site da esfcex disponibiliza a prova num link e o gabarito em outro, porém na última página da prova vem um gabarito um pouco diferente do disponibilizado no link.

Além disso, as questões são bem polêmicas, alguém topa discutir alguns pontos dessa prova?


Philippe Stuart
Philippe StuartMembro
Postagens: 20
Re: Prova de 2008 ao CFO 2009
on: 22/07/2014 - 12:29

acho que o gabarito avulso é o definitivo (pós recursos) o que segue junto com a prova é o gabarito preliminar.


Mas vamos discutir as questões, compartilhando os conhecimentos a gente vai crescendo juntos. Manda a primeira aí..


Sou mineiro, natural de BH, mas residente em Uberlândia. Atualmente oficial da reserva S/2 do exército. Pretendo voltar para a vida na caserna, e por isso estou focado no papiro.

“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem. Ou que seus planos nunca vão dar certo. Ou que você nunca vai ser alguem.”

Avante guerreiros!!!!

Amanda Mello
Amanda MelloMembro
Postagens: 22
Re: Prova de 2008 ao CFO 2009
on: 24/07/2014 - 21:53

Vamos lá!


Questão típica da EsFCEx do tipo A está para B, assim como B está para C. E eu nunca entendo esse relação!


Vejamos o texto:


[…] A cena tinha sabor de séculos idos e vividos. Foi aí que atentei então


para a desastrada, terrível e letal mania que se apossou de nosso tempo. Refirome


à obsessão de emagrecer. Qualquer um de vocês pode verificar que as


mulheres de hoje, mais do que de crianças e criados, falam de regimes para


perder o peso. O regime, as mil e uma variações e modas em torno desse tema


sinistro entopem oitenta por cento das conversas femininas e começam a


ameaçar os próprios homens. De repente, não mais que de repente, como no


soneto de Vinícius, todo mundo foi tomado desse complexo de sílfide


magricela e seca!


A questão:


6. Assinale a alternativa correta.


(A) A expressão “(…) séculos idos (…)” (linha 1) está para “(…) falam de regimes


para perder o peso.” (linhas 4 e 5), assim como “(…) (séculos) vividos.” (linha


1) está para “(…) crianças e criados (…)” (linha 4).


(B) A expressão “(…) séculos idos (…)” (linha 1) está para “(…) crianças e criados


(…) ” (linha 4), assim como “(…) (séculos) vividos.” (linha 1) está para “(…)


falam de regimes para perder o peso.” (linhas 4 e 5).


(C) A expressão “(…) séculos idos (…)” (linha 1) está para “regime, as mil e uma


variações e modas (…)” (linha 5), assim como “(…) (séculos) vividos.” (linha 1)


está para “(…) regimes para perder o peso.” (linhas 4 e 5).


(D) A expressão “(…) (séculos) vividos.” (linha 1) está para “(…) crianças e criados


(…)” (linha 4), assim como “(…) séculos idos (…)” (linha 1) está para “(…)


complexo de sílfide (…)” (linha 8).


(E) A expressão “(…) séculos idos (…)” (linha 1) está para “(…) as mil e uma


variações e modas (…)” (linha 5), assim como “(…) (séculos) vividos.” (linha 1)


está para “(…) crianças e criados (…)” (linha 4).


Alguma alma caridosa me ajuda??


Philippe Stuart
Philippe StuartMembro
Postagens: 20
Re: Prova de 2008 ao CFO 2009
on: 25/07/2014 - 10:25

Nossaaa… começamos muito bem.. hahaha


Questãozinha um tanto quanto complicada né.


Você possui o gabarito da questão? eu ainda não comecei a fazer os simulados com as provas anteriores.. (acho que é bom eu começar logo, hehe).


É bem complicada, como trata de interpretação de texto, pode ocorrer interpretações diferentes. Fiquei com muita duvida entre duas opções, a letra "b" e a letra "c".


Mas eu ficaria com a letra "b", acho q possui uma lógica maior.


O termo "Séculos Idos" me remete a algo já terminado algo que já foi e que já não é mais.


Já o termo "Séculos Vividos" me remete a algo que aconteceu mas que continua acontecendo.


Por isso escolhi a letra "b", de crianças e criados foi um assunto muito falado entre as mulheres, mas que não se fala mais. Já regimes para perder peso, já era dito, mas continua cada vez mais sendo dito.


Bom acho que é isso.


o que você respondeu?


Sou mineiro, natural de BH, mas residente em Uberlândia. Atualmente oficial da reserva S/2 do exército. Pretendo voltar para a vida na caserna, e por isso estou focado no papiro.

“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem. Ou que seus planos nunca vão dar certo. Ou que você nunca vai ser alguem.”

Avante guerreiros!!!!

Philippe Stuart
Philippe StuartMembro
Postagens: 20
Re: Prova de 2008 ao CFO 2009
on: 25/07/2014 - 13:54

fiquei muito curioso com a questão e tive que pegar o gabarito pra ver. Realmente é a letra "b". Não sei se o raciocínio que tive é o certo, agora a pouco mostrei pra todos aqui de casa e, como eu, todos ficaram perplexos com a questão. Mostrei a prova também para uma professora de português aposentada que é minha vizinha e ela não sabia como resolver a questão.. hahaha


Não vi as demais questões e nem as outras provas, mas espero que não tenha muitas questões desse tipo hahaha


E analisando novamente a questão, julgo ela furada (caso meu raciocínio supra mencionado esteja certo), uma vez que o texto diz que as mulheres não falam de crianças e criados tanto quanto falam de regime, mas não disseram que não se fala mais de crianças e criados, falam, mas pouco. Então ainda trata de seculos vividos e não de séculos idos.


Sei não… alguém tem uma outra explicação pra questão?


Sou mineiro, natural de BH, mas residente em Uberlândia. Atualmente oficial da reserva S/2 do exército. Pretendo voltar para a vida na caserna, e por isso estou focado no papiro.

“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem. Ou que seus planos nunca vão dar certo. Ou que você nunca vai ser alguem.”

Avante guerreiros!!!!

Amanda Mello
Amanda MelloMembro
Postagens: 22
Re: Prova de 2008 ao CFO 2009
on: 25/07/2014 - 23:20

Eu também levei essas questões para familiares e colegas porque achei que ou era um raciocínio muito doido ou eu não tinha capacidade de entender. A princípio tentei achar relação morfossintática nas expressões, porque como você falou, o raciocínio simplesmente interpretativo é furado porque dá margem a vários pontos de vista. Tentei até usar a lógica da regra de 3 mas sem sucesso!


Bem, depois de ler e reler muito, a gente tenta entender o porque do gabarito, mas se cair outra nesse sentido, aposto que vou errar!!


Nem todas as questões são assim, mas é bom ir fazendo as provas pra conhecer o que a banca mais cobra, em gramática resolvi estudar justamente a partir das questões e com o auxílio da gramática do Bechara.


É importante porque não são questões típicas dos concursos que eu era acostumada a fazer na minha área (direito). Cai por exemplo (sempre) figuras de linguagem, sinonímia, muitas regras de acentuação e até separação de sílabas.


Amanda Mello
Amanda MelloMembro
Postagens: 22
Re: Prova de 2008 ao CFO 2009
on: 25/07/2014 - 23:39

Olha outra questão que pra mim foi polêmica, foi do EI 2009 ao CFO 2010:


6. Em “(…) Procuro despir-me do que aprendi,” (verso 1), a função morfossintática das

palavras em negrito é, respectivamente:

(A) objeto direto e pronome pessoal reto; objeto direto e pronome oblíquo.

(B) partícula integrante do verbo e pronome oblíquo; objeto indireto e

preposição.

(C) pronome oblíquo e objeto direto; combinação da preposição e objeto direto.

(D) partícula integrante do verbo e pronome pessoal; objeto indireto e pronome

demonstrativo.


O gabarito foi letra D.


Mas onde na gramática o "do" é pronome demonstrativo??

Até onde eu estudei os PD são:


este /estes; esta/ estas; Isto; esse; esses; essa; essas; Isso; aquele; aqueles; aquela; aquelas; aquilo


Na minha opinião seria sim letra C:

ME: pronome pessoal oblíquo e OD e DO: combinação da preposição ( mas aqui acho que seria OI)


Philippe Stuart
Philippe StuartMembro
Postagens: 20
Re: Prova de 2008 ao CFO 2009
on: 26/07/2014 - 11:09

confesso que não sou muito bom em português. Mas estudando um pouco sobre a matéria e a questão acima, percebi que a análise da formação da palavra tem que ser feita, pela função morfológica e pela função sintática.


A palavra "DO" é objeto direto por sua função sintática, pois é uma palavra que completa o verbo, se eu me dispo, eu me dispo "DE" alguma coisa, como o complemento é direto, então trata-se de um objeto direto.


a formação da palavra DO é:………………DE ………+……………O……………..=…………..DO


–> "DE", como já visto, tem a função de completar o verbo sendo portanto um objeto direto;


–> "O" – segundo a regra de pronomes demonstrativos, temos que o(s), a(s): quando estiverem antecedendo o que e puderem ser substituídos por aquele(s), aquela(s), aquilo, serão pronome demonstrativo.


Por tanto,


–> "DO" – tem função morfossintática objeto direto e pronome demonstrativo


Sou mineiro, natural de BH, mas residente em Uberlândia. Atualmente oficial da reserva S/2 do exército. Pretendo voltar para a vida na caserna, e por isso estou focado no papiro.

“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem. Ou que seus planos nunca vão dar certo. Ou que você nunca vai ser alguem.”

Avante guerreiros!!!!

Amanda Mello
Amanda MelloMembro
Postagens: 22
Re: Prova de 2008 ao CFO 2009
on: 26/07/2014 - 14:12

Não tem essa regra na gramática do Bechara, na parte dos demonstrativos ele fala dos pronomes mesmo, próprio, semelhante, tal e "o" no singular (ex. Arquiteto do mosteiro de S. Maria, já o não sou)


Não conhecia essa regra do o(s}) e a(s) antecedido do que. Conhecimento é sempre bom!


Por falar em que, há várias questões que cobram o conhecimento da diferença do que como pronome relativo ou conjunção integrante. Vou procurar essas questões pra discutimos!!


Abraço!


Amanda Mello
Amanda MelloMembro
Postagens: 22
Re: Prova de 2008 ao CFO 2009
on: 26/07/2014 - 14:22

Fala de todas as regras bem resumidas:


http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf48.php


Uma pena a gramática indicada na bibliografia ser tão falha!


Páginas: [1] 2
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.111 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube