Pessoal segue a minha interpretação para entrar com recurso na questão 55 de Administração.
2. SOLICITAÇÃO DA REVISÃO
Solicito revisão do item supraespecificado, em grau de recurso, com o devido amparo na bibliografia indicada e justificativa(s) que se segue(m):
• Edital do concurso de admissão.
• Relação de assuntos e bibliografia do concurso.
Justificativa(s):
Caros membros da banca organizadora,
O item 55 da prova de administração refere-se à contabilidade pública. A referida questão não possui o seu conteúdo explicitado na relação de assuntos, apresentando-o somente na bibliografia disponibilizada. Assim, não pode-se exigir o conteúdo do candidato, já que a questão está em desconformidade com o edital. Ressalta-se que o referido instrumento convocatório descreve que todas as questões devem seguir a relação assuntos e bibliografias indicadas pela banca organizadora.
Conforme os argumentos expostos, solicita-se a anulação da referida questão.
Segue em anexo a transcrição do edital.
Anexo(s):
Item 55 do Concurso de Admissão do ano de 2014 para matrícula no CFO do QC no ano de 2015.
Com relação à Contabilidade Pública e Controle na Administração Pública, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Função
2. Objetivo
3. Objeto
4. Aplicação
5. Plano de Contas
6. Restrições
( ) Patrimônio público, com exceção dos bens de domínio público.
( ) Administração pública em seus quatro níveis de governo: Federal, Estadual, Municipal e Distrito Federal.
( ) Visa o fornecimento de informações ou dados à Administração.
( ) Orientação e controle relativos aos atos e fatos administrativos.
(A) 2 – 2 – 1 – 6
(B) 3 – 1 – 4 – 2
(C) 3 – 4 – 2 – 1
(D) 2 – 2 – 3 – 5
(E) 2 – 1 – 3 – 6
Gabarito fornecido pela banca – Letra C
Edital
Toda e qualquer questão, para ser considerada correta, segundo os critérios do Concurso de Admissão do Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar 2014/2015, deverá seguir, cumulativamente, os seguintes critérios:
• Seu conteúdo estar abrangido na relação de assuntos;
e
• Sua resposta estar disponível na bibliografia disponibilizada.
O edital, em seu artigo 76, vincula toda e qualquer questão à bibliografia disponibilizada. Segue o artigo:
Art. 76. Os pedidos de revisão sem assinatura do(a) candidato(a), inconsistentes, sem fundamentação ou genéricos do tipo “solicito rever a correção”, bem como aqueles que não estejam redigidos com base na bibliografia indicada e que não atenderem às exigências constantes deste Edital, não serão considerados.
Portanto, o contrário do artigo em questão, é: “os pedidos de revisão com assinatura do(a) candidato(a), consistentes, com fundamentação ou detalhados, bem como aqueles que estejam redigidos com base na bibliografia indicada e que atenderem às exigências constantes deste Edital, serão considerados.”
Relação de assuntos
1. Teorias Organizacionais
a. Histórico da Administração.
b. Abordagens da Administração: Clássica, Humanística, Estruturalista, Burocrática, Sistêmica, Neo-clássicos, Contingencial e das Teorias Ambientais.
c. Planejamento: Definição; Características, Objetivos, Tipos de Planejamento: Estratégico, Tático e Operacional, Ferramentas Para o Planejamento.
d. Organização: Definição, Desenho Organizacional, Estrutura; Processos; Divisão do Trabalho; Departamentalização; Formalidade e Informalidade.
e. Direção: Definição, Poder e Autoridade; Estilos; Motivação, Comunicação, Liderança.
f. Controle: Definição, Fases, Tipos, Sistemas, Processos; o Desempenho e suas Medidas.
2. Políticas Públicas, Cidadania e Gestão Pública
a. Estado, Governo e Sociedade.
b. Fundamentos e Princípios Constitucionais da Gestão Pública.
c. Organização da Administração Pública Federal.
d. Ferramentas de Gestão Aplicadas ao Setor Público.
e. Planejamento e Políticas Públicas.
f. Gestão de Políticas Públicas.
g. Políticas Públicas e Cidadania.
h. Cidadania e Direitos Sociais.
3. O Sistema de Planejamento do Setor Público Brasileiro
a. Formulação de Políticas Públicas.
b. Planejamento no Setor Público (PPA; LDO; LOA).
c. Dívida e Endividamento Público.
d. Receita Pública. e. Despesa Pública.
4. Gestão Patrimonial no Setor Público
a. Conceito.
b. A Gestão dos Bens Públicos.
c. Inventário dos Bens Patrimoniais Móveis e Imóveis.
d. Controle dos Bens Patrimoniais.
5. Controle e Fiscalização da Gestão Pública
a. Controle Interno.
b. Controle Externo.
6. Organização, Sistemas e Métodos e Tecnologia da Informação
a. Processos e Atividades.
b. Racionalidade e Controle do Trabalho.
c. Instrumentos de Levantamento de Informações.
d. Elaboração e uso de Manuais e Formulários.
e. Estruturas e Processos Organizacionais.
f. Sistemas Integrados de Informação e Gestão.
g. Desempenho Organizacional: Produtividade, Eficiência e Eficácia.
7. Gestão de Pessoas
a. Sistemas de Gestão de Pessoas: Seleção, Contratação, Pagamento e Controle.
b. Avaliação de Desempenho.
c. Sistemas de Remuneração.
d. Cargos, Carreiras e Salários. e. Liderança e Motivação.
f. Trabalho em Equipe, Comunicação e Interpessoalidade.
g. Mudanças, Conflitos e Mediação.
h. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Fe-derais.
8. Dimensões e Critérios Decisórios da Estratégia e a Gestão pela Qualidade
a. Conceitos, Métodos e Estruturas da Gestão da Qualidade.
b. Processos, Agentes e Ambientes da Gestão da Qualidade.
c. Instrumentos de Análise e Ferramentas da Qualidade.
d. Indicadores de Desempenho e Indicadores de Gestão.
e. Processos de Melhoria Contínua.
f. Dimensões da Qualidade.
g. Critérios Estratégicos de Decisão.
9. Gestão de Operações De Serviço e Logística
a. O Planejamento e a Estratégia de Operações de Serviço.
b. A Gestão das Organizações de Serviço.
c. A Tecnologia da Informação Aplicada a Serviços.
d. A Gestão de Serviços Públicos.
e. Planejamento da Logística: Suprimento, Transportes, Armazenagem, Distribuição e Custos.
f. Tecnologia da Informação Aplicada à Logística e à Administração de Materiais.
g. Fundamentos e Sistemas de Gerenciamento de Estoques.
h. Almoxarifado: Organização, Recebimento e Armazenagem e Distribuição de Materiais. i. Licitações.
10. Administração de Projetos no Setor Público
a. Conceito, Tipos e Etapas.
b. Ciclo de Vida de um Projeto.
c. Elementos Básicos de um Projeto.
d. Ferramentas Para Elaboração e Acompanhamento de Projetos.
11. Ética e Transparência
a. Conceito, Histórico e Classificações da Ética.
b. Estágios de Desenvolvimento Moral.
c. Ética e Moral na Administração Pública.
d. Controle Social e Transparência.
|