FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Ponderação questão 32 de Direito.
Bruno Moreira
Bruno MoreiraMembro
Postagens: 62
Ponderação questão 32 de Direito.
on: 18/09/2014 - 12:01

Olá pessoal. Tenho uma possível ponderação da questão n° 32 de Direito, que trata sobre Processos Administrativos.


Com certeza a alternativa "E" está correta, com base no art. 45 da lei n° 9.784/99, que assim dispõe: "Em caso de risco iminente, a Administração Pública poderá motivadamente adotar providências acauteladoras sem a prévia manifestação do interessado”. Provavelmente este será o gabarito.


Porém, Maria Sylvia Zanella Di Pietro dispõe em seu livro que a CF/88, em seu art. 5°, inciso XXV, não prevê o contencioso administrativo e, sendo assim, "no direito brasileiro, falar em processo administrativo significa falar em processo gracioso". (Ed. 22 – 2009 – p. 621-622)


Deste modo, no Brasil, o processo administrativo será sempre gracioso, o que torna a alternativa "B" correta.


No direito comparado, há países que adotam o processo administrativo contencioso, mas o Brasil não. Se a questão estava se referindo ao processo administrativo em nível mundial, levando em consideração as normas de outros países, a questão "B" estaria errada. Mas neste caso não poderia considerar a letra "E" correta também, por estar se baseando em legislação alienígena que não é cobrada em nosso concurso.


Considerando a norma pátria, tanto a letra "B" quanto a "E" então corretas, o que levaria à anulação da questão.


O que acham?


Obs.: Minha edição do livro não condiz com a exigida no concurso, se alguém puder indicar as páginas em que esse assunto se encontra na 23ª edição, ficaria grato!


cristiano86
Membro
Postagens: 3
Re: Ponderação questão 32 de Direito.
on: 18/09/2014 - 13:17

Não tem como fugir da letra fria da lei. A doutrina se divide muito com relação ao tema. Desde di pietro, mazza, carvalho filho etc. Os concursos, em sua maioria, vão pela letra da lei e a ESFCEX não pode ser diferente. Essa é minha opinião.

Boa Sorte a todos.


combatente
Membro
Postagens: 5
Re: Ponderação questão 32 de Direito.
on: 18/09/2014 - 19:11

Bruno, eu marquei a letra E.


Porém, vejo muita coerência em seu raciocínio.


Acho que vale a pena entrar com o recurso sim.


Boa sorte!


victorlmt
Membro
Postagens: 20
Re: Ponderação questão 32 de Direito.
on: 18/09/2014 - 20:02

Concordo com você, também marquei a letra B, haja vista que a alternativa E dizia "apesar de não positivado" sendo que esta positivado. Falta agora buscar as paginas do livro, o qual não possuo.


Um abraço!


Guieu
Membro
Postagens: 10
Re: Ponderação questão 32 de Direito.
on: 19/09/2014 - 19:26

Segue o link com reprodução do livro da Maria Sylvia Di Pietro:


https://fiquesursis.files.wordpress.com/2012/03/processo-administrativo-maria-sylvia-di-pietro1.pdf


Bruno Moreira
Bruno MoreiraMembro
Postagens: 62
Re: Ponderação questão 32 de Direito.
on: 20/09/2014 - 03:52

guimm, qual a edição deste livro da Maria Di Pietro?


Guieu
Membro
Postagens: 10
Re: Ponderação questão 32 de Direito.
on: 24/09/2014 - 02:44

Bah Bruno, não sei te dizer. Achei o trecho na internet, sem muitas informações adicionais…

Vou ficar te devendo essa.


Abraço!


Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.088 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube