FÓRUM

Convidado  

Welcome Guest, posting in this forum requires registration.

Páginas: [1]
Assunto: Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio 2016 no CIAAR
carlos jus
carlos jusMembro
Postagens: 11
Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio 2016 no CIAAR
on: 31/03/2015 - 11:28

Terça-feira, 31 de março de 2015 às 10h17


Aeronaútica anuncia concurso para o Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio 2016 no CIAAR


Para quem tem o sonho de integrar a Força Aérea Brasileira, atenção, pois a Aeronáutica anunciou a abertura do Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio de Aeronáutica do ano de 2016 (EA EAOAP 2016).


Ao todo são 17 vagas para homens e mulheres, nas especialidades de Administração (3), Análise de Sistemas (1), Enfermagem (1), Pedagogia (2), Psicologia (1), Serviços Jurídicos (5), Serviço Social (2), Fisioterapia (1) e Biblioteconomia (1).


Se você tem interesse, realize sua inscrição das 10h do dia 6 de abril de 2015 as 15h de 5 de maio de 2015, pelo endereço eletrônico http://www.fab.mil.br, com taxa de R$ 120,00.


A previsão é de que sejam aplicadas provas escritas em 14 de junho de 2015, a partir das 9h40, com questões sobre língua portuguesa (gramática e interpretação de texto), conhecimentos específicos e redação, conforme consta no conteúdo programático anexo ao edital.


Além disso, haverá concentração intermediária em 17 de agosto de 2015; inspeção de saúde e exame de aptidão psicológica de 18 a 21 de agosto de 2015; seguida por teste de avaliação de condicionamento físico e concentração final, assim como habilitação à matricula.


O curso tem início em 25 de janeiro de 2016 e terá duração aproximada de 17 semanas junto ao Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Durante esse período o candidato é declarado Primeiro-tenente Estagiário.


Para mais informações, consulte o edital disponível em nosso site. Sua validade termina quatro dias corridos após a data prevista para matrícula no curso.


Jornalista: Iara Valiente

Fonte: PCI Concursos


dalissa
dalissaMembro
Postagens: 26
Re: Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio 2016 no CIAAR
on: 05/04/2015 - 23:40

Alguém sabe mais informações sobre esse concurso?

Tipo, relação candidato/vaga; onde faz download das provas anteriores … etc…


Grata


carlos jus
carlos jusMembro
Postagens: 11
Re: Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio 2016 no CIAAR
on: 06/04/2015 - 15:59

Cara companheira,


O referido concurso se assemelha um pouco ao da ESFCEX e ao Quadro Técnico da Marinha, com algumas peculiaridades.


Inicialmente, cabe destacar que o Quadro de Oficiais de Apoio foi criado por lei recentemente, mais precisamente no ano de 2013, de maneira que o primeiro concurso foi realizado no ano de 2014.


Antes, quem possuía nível superior em áreas afins (como as que integram as especialidades do QCO do Exército Brasileiro) ingressava na Força Aérea apenas como Oficial Temporário, através de concurso público, servindo por tempo determinado e não podendo seguir carreira na referida força. Com a criação de tal quadro por lei, as vagas temporárias irão, gradativamente, sendo supridas por oficiais de carreira à medida que os temporários forem cumprindo seu tempo máximo de serviço militar.


A peculiaridade nesse concurso é em relação à idade máxima para ingresso no curso de formação. Enquanto na Marinha e Exército a idade máxima é de 36 anos completos até 31 de Dezembro do ano de incorporação, no Quadro de Oficiais de Apoio essa idade cai para 32 anos de idade, conforme a lei 12.797 de 04 de Abril de 2013, que criou o referido quadro.


Outra peculiaridade é em relação à duração do curso de formação. Enquanto nas demais forças a duração é numa média de 35 a 40 semanas, na Aeronáutica é em torno de 17 semanas. Só não sei informar se, nesse último caso, o tenente estagiário desenvolve o mesmo trabalho à nível de especialização dos outros dois cursos de formação (Marinha e Exército), que tem uma característica de pós graduação na área militar (pelo que entendi dos cursos de formação da ESFCEX e QT – Caso esteja errado, peço ao nosso nobre colaborador Emanuel Peixoto que me corrija e possa esclarecer algum ponto duvidoso).


Em relação às etapas, o concurso é composto de prova de múltipla escolha de português e conhecimentos específicos, de acordo com a área que o candidato deseja concorrer, e, ainda prova de redação. As demais etapas são inspeção de saúde, avaliação física, psicológica e documental.


O curso de formação é realizado no CIAAR – Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, localizado em Belo Horizonte. Mais informações sobre o concurso, bem como bibliografia sugerida e provas anteriores (as que eram aplicadas no processo seletivo para oficiais temporários) encontram-se disponíveis no site do próprio CIAAR, no endereço http://www.ciaar.com.br/.


Espero ter ajudado


Boa tarde, companheira


E espero futuramente estarmos nas fileiras das forças armadas do nosso Brasil.


dalissa
dalissaMembro
Postagens: 26
Re: Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio 2016 no CIAAR
on: 07/04/2015 - 09:40

Ajudou bastante! Muito Obrigada!!


Eu tinha achado mesmo que o concurso era novo, mas não tive tempo ainda de ler direito sobre ele…


Mas a relação candidato/vaga e nota de corte não dá pra saber né? Sempre bom ter uma meta…


Obrigada de novo!


Sorte para nós!


Páginas: [1]
WP Forum Server by ForumPress | Lucid Crew
Version: 1.8.2; Page loaded in: 0.059 seconds.

 

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube