A GUERRA DO AÇÚCAR: AS INVASÕES HOLANDESAS NO BRASIL

Capa A guerra do Acucar

É com satisfação que comunicamos o lançamento da obra A GUERRA  DO AÇÚCAR: AS INVASÕES HOLANDESAS NO BRASIL.

A obra trata-se de uma importante fonte para compreender o maior  conflito de nosso Período Colonial.

Para você que precisa estudar História do Brasil para o concurso da EsFCEx, o tema Invasão Holandesa é questão rotineira nas provas do certame.

SINOPSE

Durante trinta anos, no curso do século XVII, uma grande parte do Nordeste brasileiro era holandês.  Em busca de um produto extremamente valioso na Europa – o açúcar – a Companhia das Índias Ocidentais holandesa realizou duas tentativas de instalar uma colônia no Brasil, dando origem a um intenso e custoso conflito.

A partir de fontes historiográficas brasileiras e europeias, A Guerra do Açúcar conta a história desse conflito que colocou a Companhia das Índias Ocidentais contra Portugal, Espanha e nativos do Brasil.

O período holandês no Brasil pode ser estudado sob diversos enfoques: político, econômico, social, cultural etc.  A Guerra do Açúcar analisa o período das invasões sob a ótica da História Militar e, para contar essa história, o autor acessou toda a historiografia disponível e visitou diversos museus, campos de batalha e fortificações remanescentes na região Nordeste do Brasil.

Uma história de homens rudes, soldados e insurretos, mercenários e piratas, índios e negros; de um povo que se recusou a ser dominado por uma cultura estranha e hostil.  Uma história de lutas e sacrifícios, mas, sobretudo, de esperança em um destino mais promissor.

A Guerra do Açúcar é prefaciada pelo general Aureliano Pinto de Moura, presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.

ESTRUTURA DO LIVRO

Prefácio – General Aureliano Pinto de Moura, presidente do IGHMB

Apresentação

Capítulo 1 –  Um projeto ousado

Capítulo 2 –  A fala de Deus – A arte da guerra no século XVII

Capítulo 3 –  As forças coloniais portuguesas no Brasil

Capítulo 4 –  As forças da Companhia das Índias Ocidentais

Capítulo 5 –  Os holandeses invadem a Bahia

Capítulo 6 –  O “terror dos mares” – Período entre as invasões

Capítulo 7 – Os holandeses conquistam o Nordeste

Capítulo 8 –  O Conde expande a conquista

Capítulo 9 –  A Guerra da Liberdade Divina

Capítulo 10 –  Negociando o Brasil

Capítulo 11 –  O Legado

Bibliografia

Notas


SOBRE O AUTOR

Carlos Roberto Carvalho Daróz é oficial de Artilharia do Exército Brasileiro, historiador militar, professor e pesquisador.  Nascido no Rio de Janeiro, obteve seu bacharelado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e diplomou-se Mestre em Operações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.  Paralelamente a vida militar, desenvolveu sua carreira acadêmica. Com licenciatura em História pela Universidade Salgado de Oliveira, especializou-se em História Militar pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.  Atua como professor do Colégio Militar do Recife e do curso de pós-graduação em História Militar, da Universidade do Sul de Santa Catarina.  É membro do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e pesquisador-associado do Centro de Estudos e Pesquisa em História Militar, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército Brasileiro.

Historiador militar da nova geração, possui dezenas de artigos e trabalhos de História Militar, publicados na Revista do Exército Brasileiro, A Defesa Nacional, Revista da Universidade da Força Aérea, Revista Militar (Portugal) e outros periódicos especializados.  É palestrante frequente de temas relacionados à História Militar, tanto no meio militar, quanto na academia. É autor do livro Um céu cinzento: a história da aviação na Revolução de 1932, que conta a história do emprego do Poder Aéreo na Revolução Constitucionalista.

COMO ADQUIRIR UM EXEMPLAR DA OBRA COM O AUTOR:

Conheça a página:  https://www.facebook.com/aguerradoacucar

Solicite seu livro pelo e-mail   aguerradoacucar@yahoo.com.br

Preço: R$ 50,00 (mais frete de R$ 8,00)

Emanuel Peixoto

* Capitão do Exército Brasileiro (QCO/Informática/2011)
* Formado em Sistemas de Informação.
* Criador do blog “Rumo à EsFCEx”
* Chefe da Seção de Informática do Hospital Militar de Área de Recife
* Profissional com mais de 15 anos de experiência na área de TI,atuando como Engenheiro de Sistemas e DBA
* Microsoft Certified – MCDBA | MCSE | MCSA | MCITP | MCTS
* IBM Certified Developer – Cognos 8 BI Data Warehouses
* ITIL® V2 e V3
* Green IT Citizen
* ISO/IEC 27002

http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619
http://www.mycertprofile.com/Profile/1915602619

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube