Daniel Vargas – Informática

Descobri o concurso da EsFCEx por intermédio de um amigo que é sargento temporário do EB na área de informática e ex-colega de faculdade. Durante uma conversa informal, ele me disse que assim que se formasse prestaria o concurso. Após minha formatura em Sistemas de Informação (Centro Universitário Franciscano) em agosto de 2010, fiquei com aquelas dúvidas que a maioria das pessoas que se formam têm, por exemplo, “e agora o que fazer?”. Neste momento de definições dos próximos passos a serem tomados, defini que entraria em um curso de idiomas (inglês) e procuraria mais informações sobre o concurso da EsFCEx.

 

Ainda no ano de 2010 cheguei a inscrever-me para prestar o concurso, mas não cheguei a pagar a inscrição por não me considerar preparado para tal desafio. Decidi então que a aprovação seria minha principal meta para este ano de 2011.

 

Neste momento, já tinha meu objetivo. Então, faltava planejar, isto é, definir as ações que deveriam ser tomadas para alcançar minha meta. Trabalho em tempo integral de segunda à sexta, além disso, sou pai da Ana Julia que tem apenas 4 anos de idade e despende muita atenção e tenho minhas responsabilidades como chefe de família. Existia um problema adicional, eu estava 26 kg acima do meu peso ideal, portanto, emagrecer era uma preocupação iminente.

 

Meu grande desafio foi “encontrar” tempo para conciliar meus papéis como pai, esposo, profissional, etc. e seguir com o meu sonho. Procurei uma escola preparatória para concursos militares na minha cidade (para as disciplinas de conhec. gerais) por dois motivos:
1º – Fazia muito tempo que não mantinha contato com disciplinas como História, Geografia e Português;
2º – Para otimizar meu tempo de estudo.

 

O curso preparatório me ajudou bastante, pois os professores além de transmitirem o conhecimento de uma maneira clara, tiveram a preocupação de levar muitos exercícios para resolvermos, este foi um diferencial no meu ponto de vista.

 

Comecei minha preparação no dia 16/03/2011, coincidentemente, no mesmo dia em que começaram as aulas no cursinho. Simultaneamente, matriculei-me em uma academia que funciona até a meia-noite e fica próximo à minha casa. Chegava da aula aproximadamente às 22h e ia para academia malhar. Inicialmente, frequentava a academia apenas 3x por semana, mas ao longo da preparação tive que treinar diariamente para obter melhores resultados.

 

Para encerrar, escrevi um pouco sobre os livros que estudei para Conhecimentos Gerais, sobre minha preparação para a Específica (Informática) e também sobre a metodologia de estudo que usei, espero que essa parte possa ajudar aos candidatos que estão se preparando! Porém, para não me estender muito nesse espaço do site, o material será publicado no blog da área minha área:  http://www.rumoaesfcex.com.br/informatica/

 

Basicamente está foi minha preparação para o concurso da EsFCEx. Procurei dar bastante ênfase para as dificuldades que eu tive para servir de motivação para as pessoas que acham que o dia deveria ter 30 e não 24 horas (rsrs).

 

Gostaria de aproveitar este espaço para agradecer pelas preciosas informações que o Emanuel e a Ana Kelly disponibilizaram no site e nos blogs que ambos gerenciam.

 

Grande abraço e boa sorte a todos!
P.S. Já perdi 14 kg desde fevereiro e quero perder mais 6 kg até a matrícula na escola.

 

Daniel Vargas – 2º colocado – Informática – Santa Maria / RS

Ana Kelly

Ana Kelly Albuquerque

4 opiniões sobre “Daniel Vargas – Informática”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!