Fabiana – Farmácia

Oi, gente! Como sou a primeira farmacêutica escrevendo aqui no site, deixa eu explicar as diferenças no concurso para farmacêuticos e dentistas.

 

Apesar de realizarmos o curso de formação na EsFCEx, em Salvador, o concurso é administrado pela EsSEx (Escola de Saúde do Exército, localizada no RJ, onde ocorre o CFO dos médicos).  A nossa prova é diferente. São 20 questões de conhecimentos gerais da sua área (Farmácia / Odontologia / Medicina), 30 questões de conhecimentos específicos, relacionados à sua especialidade (farmacêutico industrial, farmacêutico bioquímico / periodontia, ortodontia, etc / clínica médica, cardiologia, etc) e 10 questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

 

Eu já trabalhava como farmacêutica (formei em Farmácia em 2009), mas terminei minha habilitação em indústria só em julho de 2011. Quase não fiz inscrição pra prova, pois tentei o concurso da Aeronáutica e fui muito mal. Achava que possibilidade real de ser aprovada só viria no próximo concurso, com mais direcionamento dos meus estudos. Só que não é todo ano que abrem vaga pra farmacêutico industrial. Então resolvi tentar.

 

Como tinha pouco tempo pra estudar, foquei na parte específica e estudei principalmente pelos meus cadernos da graduação. Acho que se não dá pra estudar tudo, não adianta estudar mais ou menos um monte de coisa. É melhor estudar direito as coisas que têm mais chance de cair. E foi isso que fiz, e deu certo! O que me ajudou também foi que sempre estudei, sempre fui uma boa aluna na faculdade e ainda estava tudo bem recente na cabeça… Como a prova é muito direcionada pra sua formação, são cobrados assuntos de praticamente todas as disciplinas.

 

A dica que dou é: TENTE e faça o SEU melhor, sempre!

Conferi o gabarito e tinha certeza que não ia dar. Quase morri do coração no dia que o resultado saiu. E passei aperto pra dar conta do exame físico, já que não fazia nenhuma atividade física até o dia do resultado! Outra dica: pratique exercícios físicos! rs

 

Muita gente disse que eu tive muita sorte em passar na 1ª tentativa… Outros falaram em destino…  Eu prefiro chamar de Deus!

 

Fabiana Gomes – 2ª colocada – Farmácia Industrial – Belo Horizonte / MG

Ana Kelly

Ana Kelly Albuquerque

12 opiniões sobre “Fabiana – Farmácia”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!