Núbia – Pedagogia

Tudo há seu tempo, já diz o livro dos livros. Mas entender e aceitar esse tempo, às vezes leva tempo… Assim foi comigo. Então, meus amigos, não poderei ser deselegante e começar minha história sem antes apresentar-me. Sou Núbia, Belenense, 34 anos, casada, mãe de 2 filhos e uma gata linda e militar temporária da FAB.

 

A angústia era grande para passar em concurso e ter estabilidade porque meu tempo de FAB já estava no limite (quem foi/é militar temporário sabe muito bem o que é isso). Nisso, já vinha estudando há 4 anos. Quatro anos de muita renúncia: família, amigos, lazer. Disciplina nos estudos, palavra que me acompanhou por um bom tempo. Muitos e muitos finais de semana em cursinhos e vários descontos em férias para dedicar-me às provas. Aí, comecei a ter bons resultados nas provas de concurso, mas nada de passar. E, o tempo foi passando e nesse ano completarei 8 anos de FAB, daqui a alguns dias…

 

Quem é concurseiro lembra que ano passado foi um ano difícil para nós. Então, apareceu uma “anja”, Ten Giselle, colega que havia trabalhado comigo, que realizou o Curso ano passado na EsFCEx, e num casamento de uma amiga em comum nos reencontramos em abril de 2011. Desse reencontro, não faltou incentivos e dicas para eu fazer a prova da EsFCEx. Já fazia alguns anos que não abria vaga para especialidade de pedagogia, desde 2005.

 

Saiu o edital e a luta não foi fácil. E como diz um amigo: “é muita luta”. Já estava cansada de muitos estudos, não sabia se faria ou não o concurso, pois mudaria meu foco e teria que estudar história, geografia e inglês. Resolvi encarar esse novo desafio e no frio e com tempo muito seco aqui em BH eu refiz minha história com 4 meses de intenso estudo. Vários dias chegando umas 3 horas antes do expediente e saindo 1 hora, às vezes 2 horas depois do término do trabalho. Horário de almoço, 15 min, saia correndo para estudar inglês. Contei com o apoio de minhas queridas professoras Luciana e Edelvais, Português e Inglês, respectivamente. Doação de material, hum… Não me faltou material completo: Cap Sílvio, Ten Marcela, do último (Estágio de Oficial Temporário- EAOT), Sargento Everton, enfim, obrigada por todas as apostilas. Ao meu esposo, que realizou a compra e empréstimos pela internet dos livros que faltavam na minha especialidade, pois eu perderia muito tempo procurando-os.  Com esses materiais, que não eram poucos pra pequena quantidade de tempo que tinha, fiz meus resumos e mapas mentais os quais me ajudaram a fixar os conteúdos, sobretudo nas duas últimas semanas que antecederam a prova. Não sei estudar sem meus resumos…

 

Dia da prova, não esqueço, que 11 de setembro horrível para mim: super gripada, com o nariz escorrendo e ainda havia um ventilador em cima de mim. Mal conseguia respirar. No outro dia, após a prova, fui parar no posto médico e fiquei tomando soro a tarde toda. Dias antes do resultado, mais especificamente 2 dias antes, eu havia sentido que ficaria em 2º lugar e comentei com minha amiga, Prof Luciana, “Lu, eu não sou 1º lugar, como está no site do Emanuel, eu sou 2º”, lembra Lu? E assim foi, trabalhando muito, antes do resultado oficial, e após a saída de um Serviço Armado, super cansativo, fui depois para seção e vi que estava postado o resultado no site da EsFCEx. Bem, prefiro nem registrar a indescritível dor de barriga que me deu na hora, sem comentários. O pressentimento se concretizou e fiquei em 2ª colocada. A posição não importa, o que importa é que fiquei entre as 3 vagas e, mais ainda, que o tempo de Deus havia chegado para mim.

 

O site do Emanuel, sem dúvida, foi um termômetro importante para controlar as expectativas. Na hora de postar minha nota no site do Emanuel, que descobri por acaso, dediquei a minha prima Nívea, que mora comigo, e brinquei com ela: “vou colocar o seu nome pra vê se dá sorte”. Minha prima Nívea, você tem sido muito importante em nossas vidas, obrigada pelo amor que tem com nossos filhos, sem seu apoio, talvez eu não tivesse conseguido esta conquista. Ah, deu muita sorte!!!

 

Agradeço a paciência de meus familiares e compreensão de minha amiga Vivianne pela minha ausência. Não posso deixar de mencionar a minha amiga Betânia, de Belém, que me deu uma Santa linda, Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses. A Santa está na minha sala de trabalho e me protegendo todos os dias. A Ten Sinara, o livro “Ágape”, que fala de amor, também foi importante. Lembrei o depoimento da Elisângela, lindo depoimento por sinal, a qual cita uma frase que a acompanhava em seus estudos, fiquei extremamente comovida porque eu também tenho uma frase que ganhei de outra amiga aqui da FAB, Ten Patrícia, e está aqui sobre minha mesa e que diz o seguinte: “Ajuda-me, Senhor, a crer no teu ponto de vista e no tempo melhor, que é o teu tempo”. Cito, também, um personagem de minha história de luta, que durante seus 3 anos como Chefe da Divisão de Ensino, do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, proporcionou-me constantes ensinamentos da vida de caserna, obrigada Cel Feliciano.

 

Com tudo isso, com Deus sobre todas as coisas e com muitos atores envolvidos em minha história, e alguns, que por ventura tenha ocultado, meu eterno agradecimento!

 

Agora, espero ser feliz e continuar minha carreira como Oficial Pedagoga (nem imaginava que Deus reservava isso para mim). Assim, saio do resplendor do azul da Aeronáutica e passo a compor o verde oliva de/na esperança de dias longos e felizes no Exército Brasileiro.

 

Aos meus colegas de Pedagogia, saibam que me sinto felicíssima de saber que são guerreiros e os aguardo “Rumo à EsFCEx”. Parabéns pelo êxito aos demais guerreiros e guerreiras de nosso imenso Brasil. Aos que almejam à EsFCEX, vão em busca de seus sonhos e não deixem de fazer sua PARTE, afinal tudo há seu tempo…

 

Núbia – 2ª colocada – Pedagogia Belo  Horizonte / MG

Ana Kelly

Ana Kelly Albuquerque

24 opiniões sobre “Núbia – Pedagogia”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!