Filipe Uaquim – Direito

Essa foi a 2ª vez que prestei o concurso para o Quadro Complementar do Exército – QCO. Na 1ª tentativa, fiquei em 45º lugar, ou seja, muito distante da aprovação. Nesse ano, contudo, depois de bastante esforço e um pouco de sorte, consegui, graças a Deus e a minha família, alcançar o 2º lugar.

 

Lembro que, assim que vi a concorrência do concurso da EsFCEx do edital 2011/2012, pensei: mas isso é maluquice! De fato, mais de 1.500 candidatos disputando apenas 07 vagas para Direito, pode, de início, amedrontar algumas pessoas. Entretanto, apesar das dificuldades, foi preciso acreditar na vitória. Certamente, esse é o primeiro e decisivo passo de quem luta pela aprovação.

 

Depois do susto, juntei à esperança uma generosa dose de disciplina e de paciência. Reli o edital do ano anterior, pesquisei na comunidade do Orkut a bibliografia mais utilizada pelo pessoal e comecei os trabalhos com alguns meses de antecedência.

 

Para Geografia utilizei, principalmente, o livro de Lygia; para História, Boris Fausto; Português, Napoleão Mendes de Almeida (não está na bibliografia oficial, mas é muito bom). Em Direito Penal Militar e Processual Penal Militar, utilizei mais Loureiro Neto.

 

Com relação ao método de estudo, nem adianta dizer, afinal cada um tem o seu, de acordo com o tempo livre e a identificação pessoal. Só para constar, prefiro ler mais de uma vez a fazer esquemas ou resumos.

 

Por fim, foi só ter calma na realização da prova e muito mais calma ainda para esperar o resultado. Para aliviar a tensão, contei com o apoio do site rumo à EsFCEx, tanto em razão do ranking, quanto das histórias e fotos que podem aqui ser encontradas.

 

Espero ter ajudado de alguma forma o futuro candidato.

 

Filipe UAQUIM – 2º colocado – Direito – Salvador / BA.

Ana Kelly

Ana Kelly Albuquerque

25 opiniões sobre “Filipe Uaquim – Direito”

    Apenas colaboradores que estejam logados podem acessar os comentários!